Minha conta
    Mulher invade uma das Sete Maravilhas do Mundo e é comparada à personagem icônica de Game of Thrones

    Apesar de ser proibido, uma turista escalou o templo de Kukulcán, que faz parte do sítio arqueológico de Chichén Itzá, no México.

    HBO

    Se juntássemos cenas de A Usurpadora, Maria do Bairro e Rubi, o resultado não chegaria aos pés do que aconteceu no México no último domingo (20/11). Uma turista originária de Tijuana escalou ilegalmente uma pirâmide em Chichén Itzá, sítio arqueológico localizado na província de Yucatán. Mas não se trata de um momento qualquer, e sim do templo de Kukulcán, um dos marcos da civilização maia e cujo acesso é proibido ao público.

    Obviamente o caso viralizou nas redes sociais, com inúmeras imagens e vídeos da mulher furando a barreira de proteção e subindo degrau por degrau. Ao chegar no topo, ela dançou e gritou de felicidade, enquanto os visitantes que observavam lá de baixo iniciaram um coro de vaias, pedindo a ela que descesse.

    Tudo em vão. A turista só se mexeu depois que um dos seguranças de Chichén Itzá foi buscá-la. De volta ao chão, ela foi física e verbalmente agredida pelos demais frequentadores, que jogaram água nela, puxaram seus cabelos, a empurraram e até bateram. Veja a seguir:

    Enfurecidas, as pessoas gritavam palavras como "Prisão!" e "Sacrifício". Afinal, aquela pirâmide é um lugar sagrado, de alto valor histórico e cultural, que começou a ser construído no século 6 d.C. e ficou pronto no século 9 d.C. Vale lembrar ainda que Chichén Itzá é considerada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

    No Twitter, a situação caótica logo foi associada a uma das cenas mais icônicas de Game of Thrones, mais precisamente do 10° episódio da 5ª temporada. Trata-se da “caminhada da vergonha”, em que Cersei Lannister (Lena Headey) finalmente recebeu sua punição por manter uma relação incestuosa com o irmão Jamie (Nikolaj Coster-Waldau).

    Como parte da condenação prevista pela Fé dos Sete, a Rainha Mãe teve que cortar as longas madeixas, se despir e andar completamente nua pelas ruas de Porto Real, onde a multidão a aguardava com ofensas e zombarias. Além disso, Cersei foi acompanhada de perto por uma septã, que bradava repetidamente “Shame!’ (“Vergonha!”, em português) e tocava um sino para atrair a atenção dos moradores.

    Os tuiteiros de plantão não perderam tempo e compararam os dois episódios, assim como suas protagonistas. De fato, a confusão em Chichén Itzá parece saída diretamente da série baseada nos livros de George R.R. Martin. Confira abaixo:

    Cabe destacar que, recentemente, a cultura maia foi representada com muito respeito em Pantera Negra: Wakanda para Sempre, que conta com os atores mexicanos Tenoch Huerta e Mabel Cadena. Ambos trabalharam duro para aprender a língua desse povo pré-colombiano e transmitir suas raízes para o público internacional.

    Assim, é surpreendente que alguém de nacionalidade mexicana não apenas tenha infringido as leis, mas também demonstrado grande desrespeito. No fim, a turista foi detida e deve ser multada em pelo menos R$ 9,7 mil.

    Game of Thrones
    Game of Thrones
    Data de lançamento 2011-04-17 | min
    Séries : Game of Thrones
    Com Kit Harington, Emilia Clarke, Lena Headey
    Usuários
    4,8

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top