Minha conta
    Duna: Você sabia que o filme original está disponível para ver online?
    Bárbara Castro
    Bárbara Castro
    -Redação
    Vendo jornalistas em HQs desde criança, Bárbara decidiu dar à profissão uma chance e ficou nela para valer. Hoje, não se envolveria com heróis para suas matérias, já que daria muito trabalho viver ameaçada por vilões. Por isso, é mais uma Andy de O Diabo Veste Prada (sem os perrengues da moda).

    Versão de David Lynch reúne vocalista de The Police e astro de Star Trek.

    Duna voltou aos holofotes em 2021 após o filme de Denis Villeneuve estrear nos cinemas e levar seis estatuetas no Oscar. Com grandes nomes de Hollywood como Timothée Chalamet, Oscar Isaac, ZendayaRebecca Ferguson e entre outros, Duna virou um marco no cinema pelo uso de CGI e por ser uma adaptação fiel do primeiro livro da série de Frank Herbert. Mas, a versão de Villeneuve não é a primeira que alcançou o cinema.

    Em 1984, David Lynch fez sua própria versão do livro de ficção-científica, mas, diferentemente de sua versão mais nova, a de Lynch conseguiu adaptar todo o primeiro livro em apenas duas horas de filme, em comparação com a de 2021 que adaptou-se apenas a primeira parte do livro e terá sua segunda parte prevista para 2023.

    Universal Pictures

    Revolucionário para a época, Duna de Lynch é bem diferente do que Chalamet estrelou. Com CGI ainda em evolução, conceitos como o escudo corporal e os Navegadores da Guilda são alguns dos elementos que Lynch tentou adaptar e - para o olhar mais sofisticado dos anos 2020 - faz com que a versão do diretor seja algo bem distante e até esquisito. A versão mais recente se restringiu ao usar os Navegadores e não aparecem no momento em que os Atreides vão para Arrakis (Duna).

    Universal Pictures

    Outro fator bem diferente é o fato da Princesa Irulan (Virginia Madsen) aparecer narran do em algumas partes do filme, algo que para os leitores de Herbert aparece como abertura e resumo para o capítulo a ser lido. No longa previsto para 2023, Irulan será interpretada por Florence Pugh.  

    Florence Pugh, de Viúva Negra, pode ter papel importante em Duna 2 – se filme da Madonna não impedir
    Universal Pictures

    O longa de Lynch está disponível no Prime Video Brasil e conta com Kyle MacLachlan, Patrick StewartSting e Sean Young, respectivamente Paul Atreides, Gurney Hall, Feyd-Rautha e Chani. 

    Duna
    Duna
    Criador(es): David Lynch
    Com Kyle MacLachlan, Jürgen Prochnow, Francesca Annis
    Data de lançamento 28 de setembro de 2018
    Assistir em streaming

    Outras versões de Duna?

    Duna, no entanto, não se restringiu a apenas duas adaptações. O livro de Herbert expandiu-se para a televisão, abordando até o terceiro livro da série, “Filhos de Duna” com atores como James McAvoy. Há ainda outra versão que nunca viu a luz do dia, idealizada por Alejandro Jodorowsky, por conta do alto custeamento que o longa teria para as filmagens. 

    Jodorowsky's Dune
    Jodorowsky's Dune
    Criador(es): Frank Pavich
    Com Alejandro Jodorowsky, Michel Seydoux, H.R. Giger
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top