Minha conta
    Festival Varilux de Cinema Francês chega a 50 cidades; veja onde assistir
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    A edição de 2022 começa hoje (21) e traz 17 filmes inéditos de origem francesa, bem como sete séries – a novidade do ano.

    Consolidado como o maior evento de filmes franceses fora da França e somando mais de um milhão de espectadores em todo o Brasil desde sua criação, o Festival Varilux de Cinema Francês chega nesta terça-feira (21) a sua 13ª edição, que ocorre até o dia 6 de julho, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Drama, comédia, suspense e animação marcam a programação de 2022, que, pela primeira vez, inclui produções televisivas entre as obras selecionadas.

    Ao todo, são 17 longas-metragens inéditos e sete séries, além de dois títulos especiais. O primeiro é um clássico da filmografia francesa: Papai Noel é um Picareta (1982), dirigido por Jean-Marie Poiré. O segundo é uma homenagem aos 400 anos do dramaturgo francês Molière: As Aventuras de Molière (2007), de Laurent Tirard e Ariane Mnouchkine.

    Festival Varilux de Cinema Francês: Ator de Sex Education e filme sobre negacionismo marcam abertura do evento (Entrevista)

    Realizado pela produtora Bonfilm e espalhado em 50 cidades pelo país, o Varilux reúne produções premiadas e/ou participantes de mostras internacionais como a de Cannes, Berlim e Veneza. É a oportunidade para os fãs assistirem aos grandes nomes da indústria francesa em ação, como Fanny Ardant, Isabelle Adjani, Virginie Efira, Cécile de France, Laure Calamy, Romain DurisMelvil Poupaud e Daniel Auteuil.

    "Estamos sempre atentos a trazer para o festival obras de qualidade e com diversidade de temas. Sabemos que o público quer rever seus atores e diretores preferidos, mas também conhecer as novas revelações", disse Christian Boudier, codiretor e cocurador do evento.

    A abertura acontece nesta quinta-feira (23), e o AdoroCinema vai ter a chance de conversar com a delegação artística hospedada no Rio de Janeiro. Entre os convidados estão o ator Gilles Lellouche (O Destino de HaffmanKompromat e Golias) e os diretores Régis Roinsard (Esperando Bojangles), Éric Gravel (Contratempos) e Carine Tardieu (Os Jovens Amantes).

    Até o momento, estão confirmadas as seguintes cidades: Afogados de Ingazeira (PE), Aracaju (SE), Araraquara (SP), Arcoverde (PE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Botucatu (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Caruaru (PE), Caxias do Sul (RS), Cotia (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Garanhuns (PE), Goiânia (GO), Indaiatuba (SP), João Pessoa (PB), Jundiaí (SP), Londrina (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Maringá (PR), Natal (RN), Niterói (RJ), Ouro Preto (MG), Palmares (PE), Palmas (TO), Pelotas (RS), Petrolina (PE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São Carlos (SP), São Luis (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI), Vitória (ES), Volta Redonda (RJ).

    A lista de cidades e de cinemas é continuamente atualizada no site do festival. Fique atento e não deixe de acompanhar as redes sociais do AdoroCinema!

    Contratempos
    Contratempos
    Data de lançamento 10 de novembro de 2022 | 1h 25min
    Criador(es): Eric Gravel
    Com Laure Calamy, Anne Suarez, Geneviève Mnich
    Usuários
    3,6
    Assista agora em Looke
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top