Minha conta
    Em decisão inédita, Festival Varilux de Cinema Francês também terá séries

    Com duração de 14 dias, a conceituada mostra retorna ao primeiro semestre do ano, trazendo sucessos recentes e inéditos do audiovisual francês.

    Consolidado como o maior evento de filmes franceses fora da França e somando mais de um milhão de espectadores em todo país desde sua criação, o Festival Varilux de Cinema Francês chega a sua 13ª edição, que acontecerá entre 21 de junho e 6 de julho, no Rio de Janeiro e São Paulo. Drama, comédia, suspense e animação marcam a programação de 2022, que, pela primeira vez, incluirá séries entre as obras selecionadas. Ao todo, serão apresentadas seis produções nesse formato – duas delas já confirmadas: Cheyenne et Lola, de Eshref Reybrouck; e Les Sentinelles, de Jean-Philippe Amar.

    "Todos aqueles que participam do Festival Varilux sabem o quanto sempre lutamos para apoiar a sétima arte. Mas há coisas extraordinárias acontecendo fora das salas de cinema: na França, o talento e a criatividade de roteiristas, diretores e atores recentemente também se concentram em séries", explicou Emmanuelle Boudier, codiretora e curadora do evento.

    "Sua qualidade e diversidade os tornam cada vez mais um elemento fundamental da produção audiovisual francesa. Nosso objetivo não é somente mostrar séries, mas contribuir para estruturar o mercado e incentivar as coproduções entre França e Brasil. Portanto, em paralelo à mostra, organizamos masterclass e encontros profissionais", continuou Emmanuelle.

    5 filmes franceses que devem ser vistos pelo menos uma vez na vida

    "Que eu saiba, somos pioneiros no Brasil! Fomos inspirados pelo Festival Séries Mania, na França, que se consagrou como um dos maiores do mundo. Em 2022, focaremos nas séries francesas, mas esperamos poder crescer e incluir séries europeias nos próximos anos", completou a curadora.

    Vale lembrar que, em 2021, mesmo com o Brasil ainda enfrentando a pandemia de Covid-19, 22 estados e o Distrito Federal receberam sessões em 49 cidades e 94 cinemas. A realização presencial foi uma das formas encontradas pela Bonfilm – produtora responsável pelo Varilux – para ajudar na retomada da cultura e do audiovisual, setores muito prejudicados pelo lockdown.

    Na ocasião, o AdoroCinema foi convidado para bater um papo com a delegação artística hospedada em Copacabana, no Rio. Entre eles estavam o diretor Philippe Le Guay (pelo longa Um Intruso no Porão) e os atores Benjamin Voisin (Ilusões Perdidas) e Sami Outalbali (Um Conto de Amor e Desejo).

    "Nos dois últimos anos, trabalhamos arduamente para não perder o contato com o nosso público fiel: os amantes da filmografia francesa", observou Christian Boudier, codiretor e curador do Varilux. "Queremos nos reencontrar com todos novamente e conquistar novos espectadores para celebrarmos mais um ano nas salas de cinemas, o melhor lugar para consumir filmes. E esperamos ver todos novamente no festival."

    Dix Pour Cent: Tudo o que você precisa saber sobre a série de comédia francesa que está na Netflix
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top