Minha conta
    4 ótimos filmes de ficção científica espacial para assistir na Netflix e em outros streamings neste fim de semana
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Com filmes como Interestelar, O Enigma do Horizonte e Ad Astra, o gênero da ficção científica apresenta um grande apego pela temática espacial.

    Você gosta de filmes de ficção científica? Criado com o intuito de expandir as possibilidades do campo da ciência, tal gênero cinematográfico é considerado um dos favoritos entre os cinéfilos espalhados pelo mundo; e apresenta tramas que vão desde distopias, passam por robôs fora de controle e chegam aos perigos do espaço.

    Se 2022 está sendo um ano marcado por lançamentos de alguns títulos da categoria — Projeto Adam, Moonfall - Ameaça Lunar, Caranguejo Negro — os anos anteriores não ficam para trás, apresentando ainda mais obras do gênero e grandes produções aclamadas pela crítica especializada.

    Com base nisso, confira abaixo 4 grandes filmes de ficção científica com ambientação espacial para assistir na Netflix e outros streamings:

    Filmes de fim do mundo: Confira 7 produções para você se preparar para o apocalipse

    O ENIGMA DO HORIZONTE

    O Enigma do Horizonte
    O Enigma do Horizonte
    Data de lançamento 1 de fevereiro de 2022 | 1h 36min
    Criador(es): Paul W.S. Anderson
    Com Laurence Fishburne, Kathleen Quinlan, Sam Neill
    Usuários
    3,5

    O Enigma do Horizonte faz parte daqueles clássicos thrillers espaciais da década de 1990, sempre inspirados pelo autor H.P. Lovecraft.

    Na trama, em 2047, uma missão de resgate é mandada para encontrar a Event Horizon, uma nave que desapareceu misteriosamente há sete anos, quando explorava os limites do sistema solar. Após a mesma ser rastreada, os astronautas que integram a missão de resgate vão gradativamente tomando consciência do terrível mistério que os cerca, assim como o sinistro motivo do sumiço do veículo.

    Onde assistir online: Prime Video

    INTERESTELAR

    Interestelar
    Interestelar
    Data de lançamento 6 de novembro de 2014 | 2h 49min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Michael Caine
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Max

    Considerado um clássico-moderno, o brilhante filme de Christopher Nolan foi apontado como um marco do gênero em seu lançamento, procurando abordar de maneira científicamente correta conceitos físicos como a gravidade, buraco de minhoca, buraco negro e tempo-espaço

    Após ver a humanidade consumindo o resto das reservas naturais de uma extinta Terra, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas que poderiam receber a nossa população. O piloto Cooper (Matthew McConaughey), então, é chamado para liderar o time, aceitando uma tarefa que pode o impedir de voltar a ver os filhos novamente. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá rumo aos confins do universo, em busca de uma nova casa para a humanidade.

    Onde assistir online: HBO Max

    AD ASTRA - RUMO ÀS ESTRELAS

    Ad Astra - Rumo às Estrelas
    Ad Astra - Rumo às Estrelas
    Data de lançamento 26 de setembro de 2019 | 2h 04min
    Criador(es): James Gray
    Com Brad Pitt, Tommy Lee Jones, Ruth Negga
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    3,3
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Star +

    Estrelado por Brad Pitt e diferentemente dos dois primeiros da lista, Ad Astra possui um ritmo mais cadenciado, focando em emoções humanas como a solidão e a perda para apresentar uma jornada espacial introspectiva.

    Aqui, Roy McBride é um engenheiro espacial que decide empreender a maior jornada de sua vida: viajar ao espaço, cruzar a galáxia e tentar descobrir o que aconteceu com seu pai, um astronauta que se perdeu há vinte anos no caminho para Netuno.

    Onde assistir online: Star+

    OXIGÊNIO

    Oxigênio
    Oxigênio
    Data de lançamento 13 de maio de 2021 | 1h 40min
    Criador(es): Alexandre Aja
    Com Mélanie Laurent, Mathieu Amalric, Malik Zidi
    Usuários
    3,6
    Adorocinema
    3,5
    Assistir em streaming

    Contando com a atriz Mélanie Laurent (Bastardos Inglórios), Oxigênio exibe um suspense espacial claustrofóbico que promete angustiar até os mais frios.

    Presa dentro de uma câmara criogênica, uma mulher deve agir com precisão e calma para conseguir escapar dali. Quanto mais o tempo passa, mais o oxigênio vai acabando — e mais diminuem suas chances de sair do local com vida.

    Onde assistir online: Netflix

    BÔNUS: LUNAR

    Lunar
    Lunar
    Data de lançamento 12 de abril de 2020 | 1h 37min
    Criador(es): Duncan Jones
    Com Sam Rockwell, Robin Chalk, Matt Berry
    Usuários
    3,5

    Para quem gosta do gênero, outro longa-metragem que fica de dica é Lunar. Apesar de não ter feito grandes alardes desde o seu lançamento, em 2009, a produção apresenta uma trama no melhor estilo "o que está acontecendo aqui?", em uma ótima opção para quem gosta de filmes surpreendentes.

    Sam Bell (Sam Rockwell) é um astronauta que cumpre uma missão de três anos na Lua, em uma base instalada pela companhia privada Lunar Industries. Sua função é extrair do solo e enviar regularmente à Terra uma substância que ajuda a renovar a energia do planeta. Sam tem apenas a companhia do computador GERTY (Kevin Spacey) e está ansioso para completar o trabalho, o que ocorrerá dentro de duas semanas. Repentinamente, ele começa a delirar e sofre um acidente, encontrando, em seguida, um clone seu dentro da estação lunar.

    Onde assistir online: YouTube (aluguel e compra), Apple TV (aluguel e compra)

    Um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos terá sequência no Amazon Prime Video
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top