Minha conta
    Jack Nicholson recusou um dos filmes mais importantes do cinema para fazer seu papel menos lembrado
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Jack Nicholson, vencedor de três Oscars, é um dos melhores atores de todos os tempos e recusou papel em O Poderoso Chefão.

    Jack Nicholson é um dos atores mais prestigiados de todos os tempos, recebendo de três Oscars em sua carreira pelo seu trabalho nos filmes Um Estranho no Ninho (1975), Laços de Ternura (1983) e Melhor é Impossível (1997). E esse reconhecimento poderia ser ainda maior, pois ele foi convidado para um dos maiores clássicos do cinema, mas não aceitou o papel e, depois, fez um de seus filmes menos lembrados.  

    10 atores que trocaram projetos de sucesso por outros fracassados

    Jack Nicholson recusou o papel de Michael Corleone em O Poderoso Chefão

    Al Pacino ficou conhecido por interpretrar Michael Corleone em O Poderoso Chefão (1972). Antes disso, ele era um ator com pouca experiência no cinema – mesmo sempre sendo a escolha do diretor Francis Ford Coppola para o personagem –, então a Paramount sempre foi contra sua escalação para a produção. 

    Dessa forma, diversos nomes maiores foram cogitados pelo estúdio, e um deles era Jack Nicholson. O ator já não era um nome desconhecido de Hollywood, especialmente com seu papel em Sem Destino (1969) colocando sua carreira no caminho para o estrelato. Nicholson leu o roteiro de O Poderoso Chefão e sabia que o filme baseado no aclamado romance de Mario Puzo faria um enorme sucesso, mas mesmo com esse entusiasmo pela produção, Nicholson não aceitou o papel de Michael Corleone, que ficou com Pacino.

    Em entrevista ao Movieline, Jack Nicholson revelou o motivo para a recusa do papel, segundo o ator "naquela época eu acreditava que os índios deveriam interpretar os índios e os italianos deveriam interpretar os italianos". Depois de não aceitar a proposta para ser um dos protagonistas de O Poderoso Chefão, ele fez O Dia dos Loucos, também lançado em 1972, um dos seus trabalhos menos lembrados.

    Jack Nicholson está "basicamente aposentado" da atuação, diz Peter Fonda

    Na história do filme, David Staebler (Jack Nicholson) é uma personalidade de rádio mal-humorada que se reconecta com seu irmão intrigante, Jason (Bruce Dern), em Atlantic City. Um vigarista de fala rápida, Jason está viajando com a bela Sally (Ellen Burstyn) e sua enteada, Jessica (Julia Anne Robinson), e tenta envolver David em um acordo envolvendo um resort em uma ilha tropical. Enquanto David inicialmente agrada seu irmão, Jason não fica feliz quando seu irmão tenta chover em seu desfile.

    O Dia dos Loucos é um filme pouco conhecido da carreira de Jack Nicholson e conta com 71% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e apenas 58% de aprovação do público no site. Tudo isso nem se compara com o sucesso e influência de O Poderoso Chefão, que foi indicado a dez Oscars e venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado (Coppola e Puzo) e Melhor Ator (Marlon Brando).   

    A história de O Poderoso Chefão se concentra na poderosa família criminosa ítalo-americana de Don Vito Corleone (Marlon Brando). Quando o filho mais novo do Don, Michael (Al Pacino), relutantemente se junta à máfia, ele se envolve no inevitável ciclo de violência e traição. Embora Michael tente manter um relacionamento normal com sua esposa, Kay (Diane Keaton), ele se aprofunda nos negócios da família.

    O Poderoso Chefão
    O Poderoso Chefão
    Data de lançamento 24 de março de 1972 | 2h 55min
    Criador(es): Francis Ford Coppola
    Com Marlon Brando, Al Pacino, James Caan
    Usuários
    4,8
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top