Minha conta
    Além de Coringa e Jack Torrance: Mais personagens de Jack Nicholson que você precisa conhecer

    Da comédia ao terror, o premiado ator possui inúmeros papéis marcantes.

    Jack Nicholson é um ator de mil e uma facetas. É surpreendente o modo como ele consegue transitar entre gêneros e ainda manter sua identidade forte presente na tela. De Coringa ao escritor solitário e psicótico, Nicholson se consagrou mundialmente graças ao seu estilo marcante e irreverente dentro e fora das telas.

    Ao longo de décadas dedicadas ao cinema, Nicholson conquistou três Oscar (dois como ator principal, em Um Estranho no Ninho e Melhor é Impossível, e um como coadjuvante, em Laços de Ternura) e possui nada mais, nada menos que doze indicações na premiação, feito que o torna o ator mais indicado na História.

    Em comemoração ao dia de seu aniversário e aos seus 83 anos de vida, listamos abaixo alguns filmes que você deveria assistir (se já não o fez) que provam o quão multifacetado Jack Nicholson é. Todos nós amamos Batman e O Iluminado, mas existem diversas histórias que são tão marcantes quando essas. Confira:

    Laços de Ternura

    Neste drama familiar vencedor do Oscar, Nicholson vive um paquerador que entra na vida de Aurora (Shirley MacLaine) e sua filha Emma (Debra Winger). O foco de Laços de Ternura é a relação entre mãe e filha: apesar de se amarem, as duas mulheres têm uma relação conflituosa. Tudo muda quando a filha descobre que está com câncer e, ao mesmo tempo, descobre que foi traída pelo marido, Flap (Jeff Daniels). Simultaneamente, sua mãe, após anos de solidão, constrói um relacionamento com Garrett Breedlove (Nicholson), seu vizinho.

    Um Estranho no Ninho

    Mais um vencedor de Oscar, este talvez seja o papel que alçou Nicholson à carreira definitiva de astro. Ele já havia trabalhado nos clássicos Chinatown e Profissão: Repórter, mas aqui, neste papel de desajustado fora da lei, alcançou outro nível. Randle Patrick McMurphy (Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais. Lá, estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher), mas não tem ideia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica "especializada".

    Profissão: Repórter

    Clássico do diretor italiano Michelangelo Antonioni, Nicholson interpreta um jornalista em viagem ao Deserto do Saara para reportar sobre as guerrilhas que acontecem no local. No hotel, ele conhece um homem muito parecido com ele que morre repentinamente. Querendo livrar-se dos seus problemas e mudar sua vida, David resolve assumir a identidade do falecido na espera de levar uma vida mais interessante. Aceitando as consequências, logo descobre que o homem era um traficante de armas.

    Chinatown

    Em uma Los Angeles de 1937, o detetive particular J.J. Gittes (Nicholson) recebe a visita de uma mulher que acredita que seu marido, engenheiro-chefe do Departamento de Águas e Energia, tem uma amante. Gittes logo descobre que a mulher era uma farsante e encontra a verdadeira Evelyn Mulwray (Faye Dunaway), filha de Noah Cross (John Huston), um dos homens mais poderosos da cidade. O engenheiro aparece morto e Gittes, envolvido com Evelyn, se vê no meio de um perigoso jogo de poder. Um dos mais conhecidos filmes de Roman Polanski.

    Melhor é Impossível

    Num papel mais Jack Nicholson possível, excêntrico e cativante, o ator vive um escritor sarcástico que tem como "alvos principais" de sua grosseria um artista gay (Greg Kinnear), seu vizinho, e uma garçonete (Helen Hunt) que o atende diariamente e se desdobra para cuidar do filho que tem asma crônica. O destino vai fazer com que eles fiquem muito mais próximos do que poderiam imaginar.

    Antes de Partir

    Um dos últimos filmes de Nicholson (e também um dos mais emocionantes), Antes de Partir conta a história de dois idosos que se conhecem no hospital, entre idas e vindas. Quando ambos descobrem que possuem poucos meses de vida, decidem viajar pelo mundo e realizar diversos desejos antigos de suas vidas. Nicholson divide a tela com ninguém menos que Morgan Freeman.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top