Los Angeles, 1937. O detetive particular J.J. Gittes (Jack Nicholson) recebe a visita de uma mulher que acredita que seu marido, engenheiro-chefe do Departamento de Águas e Energia, tem uma amante. Gittes logo descobre que a mulher era uma farsante e encontra a verdadeira Evelyn Mulwray (Faye Dunaway), filha de Noah Cross (John Huston), um dos homens mais poderosos da cidade. O engenheiro aparece morto e Gittes, envolvido com Evelyn, se vê no meio de um perigoso jogo de poder, com muitos segredos e mistérios.
O filme se passa em Los Angeles, 1937. O detetive particular J.J. Gittes (Jack Nicholson) tem que solucionar uma morte, ao passar do filme descobrimos alguns envolvidos e motivos. O nó (o mistério de quem matou engenheiro-chefe do Departamento de Águas e Energia que é marido da Evelyn Mulwray) é deslaçado pouco a pouco durante toda a trama até chegar ao final surpreendente.
Explicita a corrupção e desigualdades da atualidade e o jogo de ...
Leia Mais
Eduardo C.
Seguir usuário
8 seguidores
Ler as 28 críticas
2,5
Enviada em 6 de maio de 2015
As unicas coisas que imperam neste filme sao as atuaçoes de Jack Nicholson e Faye Dunaway alem do cenario, indumentarios, vestimentas fidedignos e de muito bom gosto, enfim uma produçao esmerada que retrata, a decada de 40. Filme para quem gosta do genero investigação. Além de cansativo, propõe transformar um simples detetive particular em um heroi visto que ele pega um caso de alta corrupçao, complicadissimo que mexe com pessoas ...
Leia Mais
Um visitante
4,0
Enviada em 22 de dezembro de 2015
Um verdadeiro jogo de espiões."Chinatown" é um clássico de Roman Polanski.A trama é intensa e bem desenvolvida.Considerado por muitos o melhor roteiro já apresentado. Jack Nicholson e Fane Dunaway indicados ao Oscar,se apresentam perfeitamente bem.O clima antigo dá um charme a mais na história. A trilha sonora é belíssima.E o final,é adequado aos personagens.
-Filme assistido em 22 de Dezembro de 2015 -Nota 8/10
Um visitante
4,5
Enviada em 11 de julho de 2013
"Impecável roteiro, Nicholson e Polanski impulsionam o filme à categoria de "Obra-Prima" do cinema. Muito suspense e um final arrebatador! Lamentável que, indicado a 11 Oscar, tenha ganho apenas 1."
Chinatown é a primeira parte de uma trilogia planejada pelo roteirista Robert Towne, que mostraria o detetive J.J. Gittes e a cidade de Los Angeles. A segunda parte, A Chave do Enigma (1990), foi dirigida pelo próprio Jack Nicholson.
Set agitado
Brigas eram frequentes no set, principalmente entre Roman Polanski e Faye Dunaway. Polanski arrancou fios de cabelo de Faye que, segundo ele, estariam atrapalhando a fotografia de uma das cenas. Em outra ocasião a atriz e Jack Nicholson filmavam uma cena no carro. Após repetidos takes, Faye insistia em ir ao banheiro. Polanski não autorizou e reza a lenda que a atriz atirou um copo de urina no rosto do diretor.
Evelyn
Ali MacGraw, esposa do produtor Robert Evans, interpretaria Evelyn Mulwray, mas perdeu o papel ao trocar o marido pelo galã Steve McQueen. Julie Christie e Jane Fonda quase assumiram a personagem, que acabou com Faye Dunaway.
curiosidades
Detalhes técnicos
Nacionalidade EUA
Distribuidor-
Ano de produção1974
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 4 curiosidades
Orçamento6 000 000 $
Idiomas
Inglês, Cantonês, Espanhol
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Eu chego até a ficar sonhando com esse filme. A trilha original, Jack Nicholson, e etc. já assisti dezenas de vezes. É um clássico do cinema noir.
Guilherme M.
Apesar de gostar de filmes antigos, esse não me agradou pela falta de ritmo, apesar de ser um clássico achei fraco. Nota: 5/10.
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade