Chinatown
    Você assistiu Chinatown ?

Lucas M.
    Lucas M.

Enviada em 1 de novembro de 2013
    O filme se passa em Los Angeles, 1937. O detetive particular J.J. Gittes (Jack Nicholson) tem que solucionar uma morte, ao passar do filme descobrimos alguns envolvidos e motivos. O nó (o mistério de quem matou engenheiro-chefe do Departamento de Águas e Energia que é marido da Evelyn Mulwray) é deslaçado pouco a pouco durante toda a trama até chegar ao final surpreendente.
    Explicita a corrupção e desigualdades da atualidade e o jogo de poder daquela época.
    Apesar disso eu considero-o cansativo, com diálogos que não te instiga. Recomendo-o por ser um filme que precisa ser conferido.
    Eduardo C.
    Eduardo C.

Enviada em 6 de maio de 2015
    As unicas coisas que imperam neste filme sao as atuaçoes de Jack Nicholson e Faye Dunaway alem do cenario, indumentarios, vestimentas fidedignos e de muito bom gosto, enfim uma produçao esmerada que retrata, a decada de 40. Filme para quem gosta do genero investigação. Além de cansativo, propõe transformar um simples detetive particular em um heroi visto que ele pega um caso de alta corrupçao, complicadissimo que mexe com pessoas poderosas e perigosas.Tal detetive Jack Nicholson se mete em situaçoes perigosissimas sem ao menos ter uma arma para se defender! Ao meu ver o detetive sobrevive o filme todo por 'milagre"...para mim, uma piada!
    Enviada em 22 de dezembro de 2015
    Um verdadeiro jogo de espiões."Chinatown" é um clássico de Roman Polanski.A trama é intensa e bem desenvolvida.Considerado por muitos o melhor roteiro já apresentado.
    Jack Nicholson e Fane Dunaway indicados ao Oscar,se apresentam perfeitamente bem.O clima antigo dá um charme a mais na história.
    A trilha sonora é belíssima.E o final,é adequado aos personagens.

-Filme assistido em 22 de Dezembro de 2015
    -Nota 8/10
    Enviada em 11 de julho de 2013
    "Impecável roteiro, Nicholson e Polanski impulsionam o filme à categoria de "Obra-Prima" do cinema. Muito suspense e um final arrebatador! Lamentável que, indicado a 11 Oscar, tenha ganho apenas 1."
    alvingalo
    alvingalo

Espetacular! Nicholson arrasa, como sempre! Dunaway também dá um show!

Enviada em 3 de dezembro de 2016
    Obra prima do cinema mundial! início e meio um pouco parado e dado por muito diálogo, mas na verdade é uma preparação para o final épico e estrondoso que resume esse filme em uma obra de arte!!!!!!
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 29 de outubro de 2017
    "chinatown" não é o mais amado, o mais conhecido, e nem o mais lembrado dos filmes, mas ironicamente, é um dos mais importantes filmes dos anos 70, "chinatown" não é um filme amável, e não é nem o melhor filme de Polanski, mas sua capacidade narrativa é absurda, até nos dias de hoje, existe uma máxima no entretenimento que não deixa de ser verdade, que todas as historias já foram contadas, cabe ao interlocutor as contar de maneiras diferentes, e é exatamente isso que esse filme faz, inspirado nos grandes filmes noir da década de 40, ele não é uma novidade, e ao mesmo tempo é diferente de tudo que vimos, tal qual "os imperdoáveis" de 92 é o ultimo grande ato do gênero western no cinema - mesmo já fora de época, "chinatown" faz a mesma coisa com o gênero noair. O grande ponto que chama atenção em "chinatown" é seu roteiro, ele é completamente magnifico, diria eu, que é uma completa síntese da perfeição de como roteirizar um filme, em 2 horas temos completo desenvolvimento de todos os personagens, temos uma trama simples que ganha camadas de profundidade a cada minuto, temos problemas que se misturam com a cidade, transformando num enredo politico, social ao mesmo tempo trazendo uma clássica historia de detetive cheio de reviravoltas, que em certo momento se entrega ao clichê, mas depois surpreende a todos mostrando que em "chinatown" não há espaços para o obvio. O filme toca em temos como amor, policia, ética, sociedade, crime organizado, estupro, nada de maneira muito profunda mas também nada é raso, ele dá a introdução ao tema, e o telespectador que ligue os pontos, alias, "chinatown" é um filme que tem que ser visto e revisto para poder ligar os pontos de maneira mais satisfatória, e ter uma noção ampla e completa de suas historia, que não é facil de entender numa primeira visitada ao longa. Com uma otima fotografia, extremamente clara e que traz vida a nova york juntamente com uma montagem que se alia ao roteteiro trazendo um otimo ritmo ao longa, e uma trilha sonora que combina, mas não é marcante, em partes técnicas, o filme não tem muito a se criticar, não é perfeito, mas não fica muito atras da parte artística do longa, parte essa que traz jack nicholson que incrivelmente está num papel centrado, e alias, fazendo uma ótima atuação, e a deslumbrante Faye Dunaway, que nos a amamos e a odiamos ao decorrer do filme, e faz a historia toda correr ao seu redor, e consegue de maneira fabulosa se comportar como esse fio condutor do roteiro, interpretando muitas facetas. Polanski e sua equipe artística operou um trabalho primoroso aqui, sua película não é perfeita, é verdade, mas é uma pena que não seja um filme tão lembrado, pois o mesmo é maravilhoso.
    Guilherme M.
    Guilherme M.

Enviada em 7 de fevereiro de 2020
    Apesar de gostar de filmes antigos, esse não me agradou pela falta de ritmo, apesar de ser um clássico achei fraco. Nota: 5/10.
    Nelson Jr
    Nelson Jr

Enviada em 12 de janeiro de 2022
    O roteiro é bom , te prende .., uma boa trama .., elenco muito bom !, boa trilha sonora., direção de arte excelente! existem algumas cenas que hj não seriam aceitas..,por ter misogenia normalizada.., o final do filme é no mínimo , amargo..! ..,não gostei..acho que poderia ser muito melhor... e o discurso final de Noah Cross , sobre o que fez com a filha .., me fez lembrar bastante o que houve com Polanski 3 anos depois .., um filme bom! nada mais que isso ., longe de ser o o melhor de Roman Polanski.
    Fernando B.
    Fernando B.

Enviada em 18 de janeiro de 2016
    O filme ia muito bem....porém teve um final péssimo, desculpe pra quem adorou esse filme
    realmente o filme é excelente...em todos os aspectos, mas a cena final estragou tudo.
    péssimo!