Minha conta
    Diretor de O Poderoso Chefão critica desde Marvel a sucessos como Duna e 007: "Analisando os dois filmes, daria no mesmo"

    Além de citar nomes como o de Denis Villeneuve, Francis Ford Coppola admitiu que ter realizado um dos maiores clássicos do cinema "arruinou" sua carreira.

    Em 2022, O Poderoso Chefão completa 50 anos! A primeira parcela da icônica franquia dirigida por Francis Ford Coppola chegou aos cinemas em março de 1972, arrecadando cerca de US$ 245 milhões nas bilheterias mundiais e levando três das 11 indicações que recebeu ao Oscar – Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando) e Melhor Roteiro Adaptado. Agora aos 82 anos, Coppola ainda colhe os frutos de ter realizado o clássico dos clássicos e, talvez por isso mesmo, seja tão fervoroso em sua visão da atual indústria cinematográfica.

    Em recente entrevista à GQ US, o diretor de outros sucessos como Apocalypse NowDrácula de Bram Stoker criticou duramente as superproduções da Marvel, além de blockbusters como Duna e 007 - Sem Tempo Para Morrer. Segundo Coppola, até os trabalhos de "grandes artistas" – como Denis VilleneuveCary Fukunaga – são semelhantes nos dias de hoje.

    "Antes, tínhamos filmes de estúdio. Agora, temos filmes da Marvel. E o que é um filme da Marvel? É um protótipo de filme que é feito de novo, de novo e de novo para parecer diferente”, avaliou o cineasta.

    Ele reconhece que há figuras promissoras em Hollywood, mas que sempre acabam se envolvendo com o mesmo tipo de projeto. "Dá para pensar em Duna, feito por Denis Villeneuve, e podemos pegar o novo 007, dirigido por Cary Fukunaga – artistas extremamente talentosos e incríveis", citou Coppola. "Analisando os dois filmes, poderíamos juntar duas sequências diferentes, como as cenas de carros batendo, e daria no mesmo."

    O Poderoso Chefão, Grease e outros filmes clássicos vão ganhar séries na Paramount+

    "Todos os filmes de hoje têm disso, é quase obrigatório se quiserem justificar o orçamento. E esses são os bons filmes e os cineastas talentosos”, acrescentou Coppola.

    Ainda em conversa com a revista, o diretor fez um balanço de seus 60 anos de carreira e mais de 70 filmes. Entre curiosidades e outros detalhes fascinantes sobre O Poderoso Chefão, ele contou que sua relação com sua obra-prima é bastante complicada. “Esse filme me arruinou, no sentido de que fez tanto sucesso que tudo o que fiz [depois] foi comparado a ele”, afirmou Coppola.

    Por seu aniversário de 50 anos, O Poderoso Chefão vai ganhar uma versão remasterizada em 4K. Durante a CCXP Worlds 2021, grande evento de entretenimento que aconteceu em dezembro de 2021, Coppola afirmou que não planeja alterar ou cortar nada no relançamento.

    "Eu fiquei famoso por mexer em meus filmes, mas eu não toquei em O Poderoso Chefão porque sinto que é o filme que eu queria fazer, com a incrível colaboração de meus dois editores", declarou Coppola na ocasião.

    Vale lembrar que a trilogia The Godfather (no original) está disponível no catálogo do Telecine.

    O Poderoso Chefão
    O Poderoso Chefão
    Data de lançamento 24 de março de 1972 | 2h 55min
    Criador(es): Francis Ford Coppola
    Com Marlon Brando, Al Pacino, James Caan
    Usuários
    4,8
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top