Minha conta
    Contra o Gelo é baseado em uma história real? Conheça o drama de sobrevivência da Netflix
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Contra o Gelo da Netflix conta com as ex-estrelas de Game of Thrones e Peaky Blinders, Nikolaj Coster-Waldau e Joe Cole.

    Contra o Gelo é um dos lançamentos de filmes em março da Netflix e está entre os longas mais assistidos no streaming atualmente. Estrelada por Nikolaj Coster-Waldau, ex-estrela de Game of Thrones, e Joe Cole, ex-estrela de Peaky Blinders, a produção é um drama que narra a luta pela sobrevivência de dois homens durante uma expedição à Groelândia. Por causa de sua história desesperadora, muitas pessoas ficaram em dúvida se o filme é baseado em eventos reais, então o AdoroCinema vai esclarecer essas questões.

    Contra o Gelo da Netflix é baseado em uma história real?

    Sim, Contra o Gelo da Netflix é baseado em uma história real. Esse filme conta a história real de uma expedição (Expedição Alabama da Dinamarca) realizada em 1909 pelo explorador dinamarquês Ejnar Mikkelsen, que foi contada em seu livro de memórias "Two Against the Ice" ("Dois Contra o Gelo", em tradução), publicado pela primeira vez no ano de 1955.

    Ejnar Mikkelsen – interpretado pelo ator Nikolaj Coster-Waldau, que escreveu o roteiro do longa-metragem ao lado de Joe Derrick – embarcou na expedição desesperado para provar sua teoria de que a Groenlândia era um pedaço de terra conectada, em vez de duas ilhas distintas. Ele estava tentando refutar a reivindicação dos Estados Unidos ao nordeste da Groenlândia, que partia da ideia de que o lugar era dividido em dois pedaços diferentes de terra.

    Para isso, Mikkelsen deixou sua tripulação para trás com o navio, atravessando o gelo com outro membro da tripulação, Iver Iversen (interpretado por Joe Cole). Eles realmente conseguem encontrar a prova de que a Groenlândia é uma ilha, mas o retorno ao navio se torna mais complicado do que o esperado. Os dois homens lutando por sua sobrevivência, contra a fome extrema, fadiga e um ataque de urso polar, até que eles finalmente chegam para encontrar seu navio esmagado no gelo e o acampamento abandonado.

    No geral, Contra o Gelo é um relato relativamente preciso dos acontecimentos, como o fato de que uma expedição anterior viu uma tripulação enterrar suas descobertas em um monte de pedras quando perceberam que não seriam capazes de sobreviver, desenhando um mapa com instruções para os arquivos em um dos corpos de um dos tripulantes. Também existem pontos que não são verdadeiros, por exemplo o fato de não ter sido Mikkelsen quem encontrou o mapa para os registros perdidos, como é mostrado no filme – isso, na verdade, foi o trabalho de outro explorador dinamarquês chamado Johan Peter Koch.

    Contra o Gelo foi filmado em um ambiente ártico real

    Em entrevista ao Deadline, Nikolaj Coster-Waldau falou sobre a adaptação desta história real “Eu não sabia nada sobre [a história]. Peter [Flinth, diretor] me enviou o livro Two Against the Ice, de Ejnar Mikkelsen, anos atrás… Fiquei impressionado com o livro. Já vimos histórias de sobrevivência antes, mas havia algo na maneira como ele escreveu, Mikkelsen, e o amor que ele tinha por Iverson realmente veio no livro”.

    Para se aproximar do realismo no filme Contra o Gelo, o elenco e a equipe de produção filmaram com o mínimo de tela verde possível, optando por usar o ambiente ártico real, como Nikolaj Coster-Waldau detalhou ao Collider: "Foi um desafio, mas foi um grande desafio e eu adorei cada segundo. Foi uma filmagem difícil, e nós sabíamos disso. Desde o início, sabíamos que tínhamos que filmar tudo no local. Queríamos estar no Ártico e sentir o frio, e queríamos que o público sentisse o frio. Para mim, foi muito importante filmar na Groenlândia, assim como na Islândia. Eu queria filmar na Groenlândia para capturar aquelas coisas que você só encontra na Groenlândia, como o gelo do mar congelado e as paisagens incríveis. Existem essas imagens de icebergs que são apenas essas montanhas congeladas. Quando tiramos essas fotos, eu fiquei tipo 'Aleluia, isso é tão bom'. Mas foi desafiador, com certeza". 

    Contra o Gelo está disponível no catálogo da Netflix.

    Contra o Gelo
    Contra o Gelo
    Data de lançamento 2 de março de 2022 | 1h 42min
    Criador(es): Peter Flinth
    Com Nikolaj Coster-Waldau, Joe Cole, Charles Dance
    Usuários
    3,8
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top