Minha conta
    Matrix 4: Entenda por que o novo filme de Keanu Reeves fracassou nas bilheterias
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Apesar de ter sido considerado um dos filmes mais esperados do ano passado, Matrix Resurrections sofreu uma grande derrota financeira.

    Um dos filmes mais aguardados de 2021Matrix: Resurrections fez sua estreia nos cinemas no fim de dezembro. Com um elenco lotado de estrelas, o longa reviveu personagens como Neo (Keanu Reeves) e Trinity (Carrie-Anne Moss), apresentando, também, novos rostos para mais uma vez levar às grandes telas a icônica mitologia das irmãs Wachowski — que desta vez contou apenas com a direção de Lana.

    Entretanto, pode-se dizer que nem tudo saiu como os executivos da Warner esperavam. Se em termos de crítica Resurrections contou com análises mistas, recebendo alguns elogios por conta do refresco dado à franquia, e reprovação a respeito do enredo não justificar a existência de mais um filme, falando de bilheteria, o fracasso consolida (mais) um grande golpe aos cofres da Warner Bros.

    Isso porque baseado em dados de janeiro deste ano, a obra arrecadou, até o momento, U$148 milhões pelo mundo. Os números até poderiam ser bons, se não levássemos em consideração que estamos falando de um blockbuster de fama mundial, com um investimento que beirou os U$190 milhões. Ou seja, até agora, Matrix ainda não se pagou.

    Para se ter uma ideia do quão fundo é o buraco, na semana de abertura do longa, foram arrecadados “meros” U$10 milhões, enquanto Homem-Aranha: Sem Volta para Casa — a maior bilheteria de 2021 — faturou U$260 milhões (isso mesmo que você leu). Atualmente, o filme da Marvel conta com uma bilheteria total de U$1,6 bilhão, e os números continuam a crescer.

    Se comparado aos capítulos anteriores, o fracasso financeiro de Resurrections fica ainda mais evidente, visto que passamos a colocar no papel títulos de uma mesma franquia. Enquanto Matrix (1999) beirou os U$463 milhões de bilheteria total, Reloaded alcançou U$741 milhões e Revolutions U$427 milhões, números que muito provavelmente não serão alcançados pelo — cada vez mais possível — último episódio da franquia.

    5 filmes que fracassaram nas bilheterias e faliram o estúdio

    POR QUE MATRIX RESURRECTIONS TEVE BILHETERIA TÃO BAIXA?

    Não podemos negar que, como ocorrido com considerável parte dos filmes lançados em 2021, Resurrections é mais uma vítima da pandemia do COVID-19, responsável por reduzir a audiência dos cinemas em quase todos os lugares do globo.

    Contudo, este elemento certamente não foi o maior responsável pelo insucesso da produção, sendo impossível colocar a culpa do tamanho revés sofrido apenas neste fator. Se somarmos o Coronavirus ao fato de que o longa foi lançado com uma proximidade perigosa de Homem-Aranha — Matrix estreou no dia 22/12, enquanto o filme do Cabeça de Teia chegou aos cinemas no dia 16 — temos uma importante variável que pode ajudar a explicar tal fracasso. Em termos de marketing, é possível dizer que o hype em cima do sucesso da Marvel ajudou a matar a espera pela franquia de Neo, possuidores do mesmo público-alvo.

    Outra explicação plausível se daria no formato híbrido de lançamento adotado pela Warner em 2021, que debutou seus filmes de maneira simultânea no cinema e na HBO Max, nos Estados Unidos. O estúdio, inclusive, já declarou que não retornará com esta estratégia em 2022, afirmando que as estreias deste ano chegarão ao catálogo do streaming mais de um mês após a exibição nos cinemas.

    Além de tudo, não podemos desconsiderar as já citadas críticas mistas sofridas pelo longa. Com os críticos de cinema divididos quanto à qualidade cinematográfica da produção, parte do hype gerado junto à base de fãs começou a se esvair, atrapalhando a ida aos cinemas daqueles não tão aficionados assim e colaborando para o prejuízo financeiro.

    Ou seja, se durante uma entrevista em outubro do ano passado, a CEO da Warner, Ann Sarnoff, afirmou que Matrix 5 dependeria apenas da vontade de Lana Wachowski, com a derrota sofrida por Matrix 4 pode ser que suas palavras não sejam mais tão verdadeiras assim.

    Matrix: Resurrections
    Matrix: Resurrections
    Data de lançamento 22 de dezembro de 2021 | 2h 28min
    Criador(es): Lana Wachowski
    Com Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II
    Usuários
    2,8
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming
    Matrix: Qual é a ordem para assistir aos filmes, incluindo os curtas?
    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Matrix 4: Por que algumas máquinas estão do lado de Neo e Trinity no novo filme?
    • Matrix 4: Descubra quanto Keanu Reeves ganhou para retornar à franquia — e se o salário é maior do que em John Wick
    • Matrix 4: Transformação de Jada Pinkett Smith em versão idosa de Niobe durou 5 horas; confira o processo de caracterização
    • Matrix 4: Astro de filme da DC Comics conseguiu papel de jeito inusitado; confira
    • Matrix 5? Produtor da franquia de Keanu Reeves fala sobre o futuro da saga
    Pela web
    Comentários
    Back to Top