Minha conta
    Alerta Vermelho, da Netflix, erra feio e irrita fãs brasileiros: “Não fizeram um estudo básico antes do filme?”
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Alerta Vermelho, com Gal Gadot, Ryan Reynolds e The Rock, é uma das maiores produções da Netflix, mas deixou público irritado com erro de geografia.

    Um dos lançamentos mais aguardados de 2021 na Netflix - e também uma das produções mais caras da história do streaming -, Alerta Vermelho chegou ao primeiro lugar entre os títulos mais assistidos com uma aventura que reuniu Gal GadotThe Rock e Ryan Reynolds. Mas apesar de ter feito sucesso com o público ao redor do mundo (quem sabe uma continuação venha aí), os espectadores brasileiros notaram um erro crasso em uma das cenas que envolve nosso país.

    Não são poucos as produções hollywoodianas que não acertam muito na representação da América Latina nas telas e foi o que rolou com Alerta Vermelho. Durante a história, os protagonistas descobrem onde está localizado o artefato que estão procurando através de um sistema de coordenadas e o lugar aponta fica ao sul do Brasil, mas logo em seguida, o filme exibe um letreiro escrito Argentina. 

    Pelas redes sociais, assinantes do streaming acharam estranha a posição das coordenadas que aparecem na cena do filme, claramente dentro do território brasileiro. Alguns foram mais além, buscando pela localização exata. “Normalmente, usamos as coordenadas com a sequência: Graus, Minutos, Segundos. Mas no filme repare que inverteram as posições de minutos e segundos. Então a localização é no Brasil, no meio de Horizontina-RS”, escreveu o perfil no Twitter.

    Não bastasse a confusão com a geografia da América do Sul, Alerta Vermelho também errou ao retratar a vegetação nativa. Isso porque o longa mostra os personagens desbravando uma área de floresta tropical, que é característica do norte do país. No sul do Brasil - ou mesmo na Argentina, como o filme quis retratar - a vegetação é bem diferente.

    O erro, claro, não passou despercebido pelos brasileiros, pelos argentinos, que fizeram diversas postagens nas redes sociais ressaltando que aquele lugar não é o país deles, e por outros latinoamericanos que reconheceram o território.

    “Esse lugar não é a Argentina”

    Como o histórico de Hollywood com o estereótipos na representação de estrangeiros no cinema é longo, muitos internautas se revoltaram contra o erro. “Sério que não tinha ninguém na sala de roteiro que soubesse geografia básica para ajudá-los com Alerta Vermelho? Vocês literalmente mostraram o sul do Brasil no mapa dizendo que era a Argentina e ainda colocaram uma floresta que só existe no norte do Brasil e que nem tem na Argentina?”, questionou um perfil.

    “O filme marca a Argentina no sul do Brasil e estende a floresta amazônica aos pampas Gaúchos. É incrível como não fizeram um estudo básico de geografia antes de investir em um filme cheio de atores renomados”

    “Alerta Vermelho é OK. Eu esperava ver um final diferente. Mas pelo amor de Deus, para um filme tão caro não é possível que haja um erro tão grande de geografia. Por favor, se vocês não sabe onde fica a Argentina ou o Brasil e as florestas, usem o Google Maps ou estudem um pouco mais”

    Alerta Vermelho
    Alerta Vermelho
    Data de lançamento 12 de novembro de 2021 | 1h 58min
    Criador(es): Rawson Marshall Thurber
    Com Dwayne Johnson, Ryan Reynolds, Gal Gadot
    Usuários
    3,6
    Adorocinema
    2,5
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top