Minha conta
    Ator de Laranja Mecânica revela que sofreu "tortura" nas gravações do filme
    Caio Garritano
    Caio Garritano
    -Redator
    Redator e Community Manager do AdoroCinema. Especialista em filmes e séries de ficção, principalmente ligadas ao Universo Marvel e Harry Potter.

    Malcolm McDowell foi o protagonista de um dos filmes mais polêmicos da historia do cinema, e que, inclusive, teve seu final proibido em vários países.

    Lançado em 1971, um dos maiores clássicos da história do cinema, Laranja Mecânica, está completando 50 anos! O polêmico e celebrado filme de Stanley Kubrick foi inspirado no livro homônimo de Anthony Burgess e trouxe Malcolm McDowell no seu papel principal. Acontece que, durante uma entrevista em comemoração ao aniversário do longa, o ator revelou que se arrepende de ter feito o filme e ainda descreveu os bastidores como uma verdadeira "tortura". 

    Além de A Seleção, outros filmes baseados em livros com realidades distópicas

    Durante uma entrevista à New Musical Express, o ator contou um pouco mais sobre a sua experiência: “Nos primeiros 10 anos eu me arrependi!“Eu fiquei cansado [do filme]. Eu não queria falar sobre essa p***a, eu estava cansado dele. Eu falava: ‘olha, eu sou um ator, vivi esse personagem ótimo, quero seguir com a vida’. Então concluí que era uma obra prima e eu era parte fundamental dela. Aí apenas aceitei e curti”.

    Em seguida, McDowell contou detalhes sobre a “tortura” que sofreu com as demandas intensas por parte de Kubrick. Ele lembrou que ficou temporariamente cego depois que suas córneas foram arranhadas durante a cena infame em que fica com os olhos presos por um aparelho, sem poder piscar, enquanto seu personagem, Alex, passa por uma lavagem cerebral. “Ele [Kubrick] me mostrou uma foto desse procedimento e perguntei, ‘Ah, é? Caramba’. Aí ele disse: ‘o que você acha?’. ‘Como assim o que eu acho? É um procedimento’. E aí ele explicou: ‘eu gostaria que você fizesse isso’. ‘Como assim? Sem chance. Não, não, não’. Mas ele já tinha contratado um oftalmologista para me convencer”, contou o ator. 

    Space Jam 2: Por que participação de personagens de Laranja Mecânica no filme é problemática?

    Seus olhos tiveram que ser anestesiados para evitar a dor, embora o efeito da anestesia tenha passado e lhe causado ainda mais problemas. O médico teve que estar presente no set para administrar colírios e evitar que ele ficasse permanentemente cego, “Aí esse cara veio, ele interpretou o médico no filme: ‘Você não vai sentir nada, seus olhos vão estar anestesiados’. São aquelas famosas últimas palavras. E ele não foi exatamente sincero. Então eles mexeram nas minhas córneas e uma semana depois o Kubrick me diz: ‘vi tudo, ficou ótimo, mas vou precisar de um close no seu olho’”, disse McDowell, que também teve costelas quebradas durante as filmagens de uma cena em que seu personagem é brutalmente espancado.

    Apesar disso, o ator releva esses acontecimentos e acredita que todo o esforço valeu a pena: “Perguntei para ele: ‘Bem, por que você não usa o dublê? É para isso que ele foi pago’. ‘Malcolm, os seus olhos… Não posso fazer isso’. Então fui lá e voltei! Claro, mexeram na minha córnea outra vez, não foi como antes, mas eu sabia como seria. Foi totura porque eu sabia o que esperar… Mas enfim, valeu à pena”.

    Laranja Mecânica
    Laranja Mecânica
    Data de lançamento 26 de abril de 1972 | 2h 16min
    Criador(es): Stanley Kubrick
    Com Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates
    Imprensa
    4,0
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max

    Para quem não se lembra da história, Laranja Mecânica é ambientado em um futuro distópico e conta a história de um delinquente juvenil chamado Alex DeLarge (Malcolm McDowell), que lidera uma gangue de adolescentes criminosos que cometem vários crimes, incluindo estupro, roubo e agressão. Embora o filme tenha sido altamente elogiado como adaptação e tenha abordado algumas questões filosóficas pesadas sobre o livre arbítrio e a natureza do bem e do mal, também é cheio de violência intensa e uma série de cenas perturbadoras e desconfortáveis de assistir, incluindo imagens gráficas de agressão sexual. O final do filme, inclusive, é tão chocante que foi proibido em diversos países.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top