Minha conta
    Velozes & Furiosos: Por que franquia com Vin Diesel e Michelle Rodriguez tem tanta influência latina?

    Tanto na trilha sonora quanto no elenco, Velozes & Furiosos esbanja referências na América Latina. E afinal, qual é o motivo?

    Velozes & Furiosos 9 está disponível nos cinemas brasileiros desde 24 de junho e será o penúltimo filme da saga, que chega ao fim no 11º longa-metragem. O enredo acompanha o famoso protagonista vivido por Vin Diesel, que precisa abandonar seu estilo de vida tranquilo com a esposa Letty quando seu irmão Jakob, se une com a bioterrorista Cipher para destruí-lo.

    Além de Vin Diesel, o elenco do filme é formado por Michelle RodriguezLudacris e Tyrese Gibson, junto com vários atores que desempenharam papéis memoráveis ​​em capítulos anteriores da franquia, incluindo Jordana BrewsterLucas BlackHelen MirrenCharlize Theron e Sung Kang, que iniciou a trajetória em Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio.

    Velozes & Furiosos 9
    Velozes & Furiosos 9
    Data de lançamento 24 de junho de 2021 | 2h 23min
    Criador(es): Justin Lin
    Com Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster
    Imprensa
    3,3
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    3,0
    Assistir em streaming

    Mas se você notar, além de Michelle Rodriguez, há mais nomes de origem latina no filme. Ozuna, cantor porto-riquenho de reggaeton, faz parte da família Velozes e Furiosos 9 e interpreta Santos que, em seus dias de jovem prisioneiro, explica a Dominic Toretto a razão pela qual o carro de seu pai poderia explodir na pista onde ele morreu.

    Outra latina do elenco é Cardi B, cantora americana de origem dominicana. Ela desempenha o papel de Leysa, líder de um esquadrão feminino sob o comando de Queenie Shaw (Helen Mirren), que resgata Dom após ser emboscada por Otto (Thue Ersted Rasmussen) e Jakob (John Cena). Outro ponto importante é a aparição de Bad Bunny no filme de Justin Lin, que surge como espectador da corrida da Nascar.

    Incluindo todos os nomes latinos, há ainda uma trilha sonora, de 14 faixas, repleta de músicas de autoria de artistas da América Latina, como "Furiosa", da brasileira Anitta; "Quick", de Farruko, Myke Towers, Amenazzy, Rochy RD; "Real", de Justin Quiles, Dalex e Konshens; e "Mala", de Jarina de Marco. E afinal, o que está por trás de tanta influência latina na famosa franquia Velozes & Furiosos?

    Vin Diesel e interesses comercias na América Latina

    Em 2009, Vin Diesel deixou de ser apenas protagonista de Velozes & Furiosos e ingressou como produtor executivo da franquia. Seu relacionamento com a modelo mexicana Paloma Jiménez, que dura desde 2007, foi essencial para que o ator levasse sua experiência mais próxima com a cultura latina para as telonas.

    Junto com a namorada, ele conheceu o reggaeton, trap, cúmbias — música popular do norte da Colômbia, fazendo com seus fãs se apaixonarem junto com ele pela carga cultural latina, absorvida em sua vivência pessoal com seu par romântico. Em junho de 2021, a revista Billboard compartilhou que o fanatismo de Vin Diesel pela música latina é tão grande que ele abrirá seu próprio selo e produtora, e aparentemente estará vinculado à Sony Music, com quem está atualmente em negociações.

    Por que Velozes & Furiosos 9 estará no Festival de Cannes 2021?

    O ator está envolvido em canções relacionadas à sua vida pessoal e vulnerabilidade. “As pessoas em Hollywood me dizem que é a coisa mais arriscada, que vou quebrar, mas acho que é sair da minha zona de conforto. Hollywood impõe muitas condições; geralmente não dão total liberdade de criação, mas eu posso fazer isso", disse Vin Diesel à revista especializada.

    Além disso, não é segredo que a intenção de estreitar os laços entre os latinos e a franquia também acontece devido ao grandioso valor da saga Velozes & Furiosos nas bilheterias do México, Brasil, Argentina, Colômbia e Venezuela. De acordo com um estudo da Annenberg Inclusion Initiative, a América Latina representa quase 30% da bilheteria global em 2020.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top