Minha conta
    Parasita na Tela Quente hoje (5/7): Casas das famílias ricas e pobres no filme escondem segredos impressionantes

    Dirigido por Bong Joon Ho, cineasta responsável por Okja e Expresso do Amanhã, o filme coreano venceu as quatro principais categorias no Oscar 2020.

    Nesta segunda-feira (05), a Rede Globo vai exibir Parasita na Tela Quente, filme oscarizado em quatro categorias. O grande destaque do Oscar 2020 acompanha uma família pobre, vivendo em uma casa subterrânea e com poucos recursos para sobreviver. No entanto, quando surge uma oportunidade de emprego promissora para Ki Woo, o primogênito, em uma casa de família nobre, ele inicia um esquema para colocar a mãe, o pai e a irmã para trabalhar lá, junto com ele. O cenário, porém, se desdobra em uma guerra de classes que inicia de forma silenciosa e toma proporções extremas.

    Parasita
    Parasita
    Data de lançamento 7 de novembro de 2019 | 2h 12min
    Criador(es): Bong Joon Ho
    Com Song Kang-Ho, Woo-sik Choi, Park So-Dam
    Imprensa
    4,2
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    O longa-metragem é dirigido por Bong Joon Ho, mente por trás dos filmes Okja e Expresso do Amanhã. Já o elenco principal é formado por Choi Woo Sik, Song Kang Ho, Lee Sun Kyun, Cho Yeo Jeong, Park So Dam, Jang Hye Jin e Park Myeong Hoon — os dois últimos mencionados trabalharam juntos na série Pousando no Amor, um dos dramas coreanos de maior destaque na Netflix. Para se preparar para assistir Parasita na Tela Quente, confira algumas curiosidades dos bastidores do filme.

    Casas de Parasita foram um dos grandes destaques do filme

    A casa da família rica Park, que no filme foi projetada por um arquiteto fictício chamado Namgoong Hyeonja, era um cenário totalmente construído do zero. Quando estava planejando os cenários, Bong Joon Ho fez muitos esboços das estruturas básicas para a casa dos ricos. Sua ideia era que a casa fosse projetada para apresentar linhas que dividissem claramente os Parks e os Kims. Além disso, ele revelou que, quando o designer de produção consultou um arquiteto de verdade para projetar a residência, o profissional viu os esboços e disse "nenhum idiota construiria casas dessa maneira. Isso é ridículo."

    Em uma entrevista para a revista coreana Cine21, o diretor Bong Joon Ho falou sobre sua experiência de filmagem em uma casa coreana hiper-rica. Ele disse que sua mão tremia literalmente de ansiedade quando estava devolvendo uma lata de lixo que foi usada como objeto. Isso porque a lata era de alta tecnologia, ficava silenciosa mesmo quando a tampa estava sendo fechada, e custava até 2.500 dólares.

    A vitória de Parasita no Oscar significa mais do que você percebeu (Opinião)

    O trabalho na construção das casas foi essencial para a narrativa de Parasita, e chegou até mesmo a render uma indicação na categoria de Melhor Design de Produção. Inspirado pelos cenários usados nos filmes de Alfred Hitchcock, o longa-metragem mostra escadas estrategicamente utilizadas, flerta com o voyeurismo característico do cineasta, no qual os personagens assistem cenas através de janelas e há um breve vislumbre de uma coleção do aclamado diretor na casa dos Park.

    Bong Joon Ho ficou particularmente feliz com as indicações ao Oscar de Melhor Edição e Melhor Design de Produção, pois sentiu que os grandes técnicos e mestres que trabalharam na indústria cinematográfica coreana estavam sendo reconhecidos pela primeira vez. No entanto, essas foram as únicas categorias do Oscar para as quais o filme foi indicado, mas não ganhou.

    Emprego fundamental para a criação do enredo

    O trabalho de Ki Woo, como professor particular, foi escolhido porque o diretor Bong Joon Ho percebeu que, infelizmente, o trabalho é a única maneira que famílias de dois extremos do espectro de classes na Coréia do Sul moderna podem cruzar seus caminhos de forma convincente no arco narrativo de Parasita.

    Tecnologia ultrapassada

    De acordo com o editor Jin Mo Yang, ele editou o filme no Final Cut Pro 7 — um programa de edição que a Apple parou de produzir em 2011, em um computador que não tinha atualização de software desde 2014. Ainda sim, felizmente, ele recebeu uma indicação ao Oscar por seu trabalho.

    Roteiro de Parasita

    No Festival de Cinema de Munique, Bong Joon Ho disse que não gosta de escrever roteiros e que isso o deixa nervoso e insuportável com sua família. Além disso, também relatou que a ideia de Parasita existe desde 2015, e o roteiro final foi escrito em três meses e meio. Já a filmagem foi concluída em 77 dias.

    Parasita em Preto & Branco

    Por causa de seu respeito e fascínio pela cinematografia cinzenta, o diretor e roteirista Bong Joon Ho anunciou que relançaria seu aclamado filme em uma versão em preto e branco. Esta apresentação especial de Parasita foi planejada para estrear no Festival de Cinema de Rotterdam, com exibições nos Estados Unidos em Nova York e Los Angeles, bem como pequenos cinemas em outras cidades, como o Granbury, em Fort. Worth Texas. Com tal proposta, Bong Joon Ho esperava que, sem as cores, os espectadores pudessem ver mais claramente o contraste nas condições de vida entre as famílias ricas e pobres.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top