Minha conta
    Rio Festival de Cinema LGBTQIA+ vai exibir 81 filmes brasileiros e internacionais online e gratuitamente
    29 de jun. de 2021 às 16:59
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Especialista quando se trata de filmes que abordam o amor plural, principalmente entre duas mulheres. Com uma lista gigante de recomendações (para todo o tipo de recorte) e produções LGBTQ+ já assistidas, ela considera precioso cada minuto que passou em frente às telas prestigiando tais romances.

    Em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, o festival terá a duração de dez dias com exibição de filmes e palestras de conscientização.

    Em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, o Rio Festival de Cinema LGBTQIA+ preparou uma programação de dez dias, entre 8 a 18 de julho, com a exibição gratuita de produções centradas na comunidade. A transmissão será feita ao vivo, por meio do instagram @riolgbtqia, na qual serão exibidos 81 filmes, tanto brasileiros quanto internacionais.

    Mês do orgulho LGBTQ+: 8 filmes de casais gays e lésbicos com finais felizes

    No evento, também haverá uma série de palestras com pessoas da comunidade LGBTQIAP+ e, ao total, serão exibidos 11 longa-metragens, 2 médias e 68 curtas-metragens. Entre as produções brasileiras presentes na grade de conteúdo está Diga Meu Nome, documentário que acompanha a luta de duas mulheres trans para ter o nome e gênero com os quais se identificam em seus documentos oficiais e válidos.

    Além disso, o Rio Festival de Cinema LGBTQIA+ também vai exibir Mães do Derick, que aborda o cotidiano de quatro jovens lésbicas, bissexuais e feministas que criam uma criança de nove anos em uma cidade no sul do Brasil, enquanto lutam contra a ameaça de expulsão por parte da polícia. Os demais longa-metragens brasileiros são Para Onde Voam as Feiticeiras, Prazer Em Conhecer, Limiar e Aconchego da Tua Mãe, que acompanha a jornada da ativista política trans, Indianara Siqueira, que acolhe membros da comunidade no abrigo Casa Nem.

    Filmes internacionais no Rio Festival de Cinema LGBTQIA+

    Quanto aos filmes internacionais, está o espanhol Noite de Verão em Barcelona, que contempla seis histórias de amor plural e além dos gêneros que são desencadeadas a partir da passagem mágica do Cometa Rose. Também será exibido o longa-metragem israelente Transkids, o qual apresenta a perspectiva de quatro adolescentes que tentam passar pelo processo de redesignação de gênero, sabendo que estão em um país no qual o serviço militar obrigatório e religião judaica ortodoxa é lei.

    Outro drama israelense que será exibido é Iftah, que também tem relação com a religiosidade do país, mas a partir dos olhos de um jovem homossexual. Afastado da família devido à sua orientação sexual, o rapaz enfrenta as consequências avassaladoras de ser gay em uma sociedade preconceituosa.

    A programação completa do Rio Festival de Cinema LGBTQIA+ pode ser encontrada no site oficial do evento.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top