Minha conta
    Usuários de Torrent voltam a ser multados por download de filmes; confira os títulos mencionados nas cartas

    Netflix se pronunciou sobre as cartas enviadas pelo advogado Márcio Gonçalves.

    Em dezembro de 2020, foi reportado pelo CanalTech que usuários brasileiros de Torrent foram multados em 3 mil reais por baixarem ilegalmente os filmes HellboyInvasão ao Serviço Secreto e Rambo - Até o Fim, lançados em 2019. Mais uma vez, a história se repete em 2021 e surgiram novos relatos de pessoas que foram notificadas pela ação irregular.

    As notificações foram enviadas pelo advogado Márcio Gonçalves, que representa a empresa Eve Nevada LLC, e referem-se ao download de filmes como Ava, atualmente exibido na Netflix, Posto de Combate e After: Depois da Verdade — que estão disponíveis no catálogo da Amazon Prime Video.

    As cartas recentemente recebidas por estes usuários descrevem a ação, recomendam passo a passo o que deve ser feito em meio a tal acusação e também traz informações detalhadas sobre data e horário do download, além de software utilizado e endereço de IP do modem doméstico. No entanto, ao contrário das notificações enviadas em dezembro, os valores de pagamento não são informados na carta, e as pessoas acusadas de pirataria só saberão a quantia a pagar se entrarem em contato por telefone. As multas variam entre 500 a 2 mil reais. Em casos mais graves de reincidência, o valor pode chegar até 50 mil.

    Filmes online se você já assistiu de tudo nos streamings: 5 dicas da redação do AdoroCinema

    Ao ser questionado sobre as notificações, o advogado Márcio Gonçalves pontuou que as cartas são parte de um sistema que defende a propriedade intelectual dos estúdios norte-americanos. De acordo com o profissional, o número de ocorrências têm aumentado cada vez mais, principalmente devido à chegada de novas plataformas de streaming ao Brasil, como HBO Max, que será disponibilizado na América do Sul em junho, Starzplay e a mais recente Paramount+.

    Notificações falsas e resposta da Netflix

    Assim como aconteceu em dezembro, há novas suspeitas de que essas cartas não tenham valor jurídico verdadeiro. A ação conhecida como “copyright trolls” refere-se ao uso de notificações e ameaças de processo judicial para a obtenção de lucros em cima de leis de proteção a direitos autorais.

    Além disso, a própria Netflix reportou ao CanalTech que não tem nenhum envolvimento no envio dessas cartas. Enquanto o serviço de streaming respondeu à polêmica denúncia, as distribuidoras California Filmes e Diamond, que são responsáveis pela veiculação legal dos filmes Posto de Combate e After: Depois da Verdade, não se pronunciaram sobre o assunto.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top