Minha conta
    WandaVision está escondendo outro grande vilão da Marvel? Quem pode ser?

    Agatha Harkness foi revelada como a grande vilã em WandaVision, mas outra força maior pode estar por trás de tudo.

    WandaVision, que inaugurou a Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel, segue Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) seguindo uma aparente vida suburbana ideal em Westview, com cada episódio se apresentando como uma sitcom. Mas sempre fica claro que algo de muito errado está por trás de tudo isso, ainda mais quando sabemos que Visão deveria estar morto após o final de Vingadores: Guerra Infinita.

    Rapidamente, a Feiticeira Escarlate foi especulada como a verdadeira vilã da série, principalmente após ser revelado que é ela quem controla a realidade criada em Westview para trazer Visão de volta a vida e conseguir superar seu luto. Porém, a grande revelação da série é de que sua vizinha Agnes (Kathryn Hahn) é a bruxa Agatha Harkness, e que está por trás de grande parte dos acontecimentos bizarros. Mas ela está realmente sozinha?

    Pode ser que ela está agindo em nome de outro grande vilão da Marvel. Vamos ver quais são os principais nomes especulados.

    Mephisto

    Mephisto é o principal candidato ao título de vilão da série, e muitos acreditam que ele se escondeu lá desde o início. Como seu nome sugere, ele é Demônio da Marvel nos quadrinhos, uma entidade maligna capaz de manipular memórias, alterar o tempo ou mesmo adquirir a alma de um mortal graças a um pacto. Ele pode muito bem ter feito um acordo com a Wanda para trazer Visão de volta em troca de seus filhos gêmeos.

    Nos quadrinhos, é com fragmentos da alma de Mephisto que Wanda dá à luz seus gêmeos, e quando eles são tirados dela, é desencadeada sua fúria. Diversas referências ao personagem foram feitas desde o começo da série, como Pietro (Evan Peters) descrevendo seus sobrinhos como "filhos do demônio". Inclusive, Agatha, nos quadrinhos, ajudou o demônio com essa história de pacto. 

    O Nexus, que aparece como um dos comerciais de WandaVision na propaganda enganosa de um antidepressivo, remete mais uma vez à noção de Multiverso e mundos paralelos. E pode ser que o livro misterioso que Wanda vê no porão de Agatha seja justamente este Nexus que permite ligar as realidades entre eles, onde a bruxa teria ido procurar o Pietro dos X-Men. Por vontade própria ou porque foi ordenada? Algumas pistas foram dadas: quando Dottie (Emma Caulfield Ford) explica a Wanda que "o diabo está nos detalhes", Agnes acrescenta "e não apenas aí...", como que para indicar que Mephisto está por trás de tudo.

    WandaVision: Paul Bettany diz que algumas teorias dos fãs estão certas, mas despista sobre Mephisto

    Pesadelo

    Pesadelo é um dos vilões mais desejados para aparecer durante a Fase 4 do UCM. Plausível após os dois primeiros episódios, a teoria esfriou, mas retomou com força no sexto episódio, onde a palavra "pesadelo" é mencionada mais de uma vez. Um dos inimigos mais difíceis do Doutor Estranho, ele governa a Dimensão dos Sonhos e atormenta os humanos enquanto eles dormem, alimentando-se de sua energia psíquica. 

    Se o livro de Agatha for de fato o Nexus de Todas as Realidades, vai entrelaçar dimensões (a da série e a dos sonhos, por exemplo), e abrir caminho de WandaVision para Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, cujo vilão mais especulado para estar no filme é justamente o Pesadelo.

    Pelo menos essa era a ideia quando Scott Derrickson ainda era o diretor, onde possívelmente o vilão usaria a mente da Feiticeira Escarlate para abrir uma porta para nossa dimensão e permitir que ele se comparasse ao Feiticeiro Supremo. Mas Sam Raimi que substituiu o diretor, não fez comentários sobre o assunto durante o andamento das filmagens. Para melhor esperar o fim da série e não correr o risco de spoilers?

    Doutor Estranho 2: Presidente da Marvel revela detalhes sobre o multiverso

    Magneto

    E se um mutante esconder outro? Agora que o Mercúrio da saga X-Men apareceu na série, por que não imaginar que outro personagem, relacionado a Feiticeira Escarlate nos quadrinhos, está fazendo o mesmo? É verdade que, no papel, trazer Magneto para a WandaVision seria enorme e quase grande demais. Mas a opção cresceu desde a chegada de Evan Peters, enquanto muitos elementos da trama lembram o arco Dinastia M – que é uma das principais inspirações para a série –, onde Wanda criou uma realidade alternativa após o desaparecimento de seus filhos, concebido graças a fragmentos da alma de Mephisto.

    Nessa HQ, Magneto é pai da super-heroína e tem papel importante por ser o governante do mundo paralelo em que se desenrola a trama e onde os outros mutantes foram exterminados por ela. Porém, em WandaVision as realidades devem servir mais para trazer os X-Men para o UCM do que para matá-los. Muitos fãs perceberam que a maneira como Wanda vira as armas dos soldados de Hayward (Josh Stamberg) contra ele é muito semelhante à maneira de Magneto, interpretado por Ian McKellen ou Michael Fassbender, faz nos filmes.

    Se o maior inimigo do professor Xavier aparer, duas opções são possíveis: a chegada de um universo paralelo para ajudar a heroína a enfrentar, por exemplo, Mephisto; ou a possibilidade de que ele seja o único puxando os cordelinhos nos bastidores, de sua própria dimensão, para ajudar a trazer mutantes para esta parte do UCM. O Hex se tornaria tanto um portal quanto um laboratório. Dos três grandes vilões hipotéticos da série, este é sem dúvida o menos provável no momento, por falta de pistas sólidas de sua presença. 

    O certo é que a série ainda não revelou todos os seus segredos e seus episódios finais prometem ser explosivos. WandaVision é exibida às sextas-feiras no serviço de streaming Disney+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top