Minha conta
    Soul: Como animação do Disney+ se encaixa na Teoria Pixar?

    A alma 22 é a Riley de Divertida Mente? Vem analisar com a gente!

    Soul, animação da Pixar que estreou em dezembro no Disney+, seguiu algumas tradições do estúdio: com cenas emocionantes que fazem chorar, finais alternativos e diversos easter-eggs escondidos. Mas será que o filme faz parte da Teoria Pixar? Como a produção se encaixa na hipótese?

    Quer saber mais sobre o Disney+? Então clique aqui!

    O que é a Teoria Pixar?

    A chamada "Teoria Pixar" é uma hipótese segundo a qual todos os filmes do universo Pixar estão interligados, incluindo o mais recente Soul. Criada pelo jornalista Jon Negroni,em 2013, a teoria sugfere que as animações sigam uma linha do tempo, que começaria em O Bom Dinossauro e termina com Monstros S.A. (ou Valente, dependendo do ponto de vista).

    Segundo sua teoria, os humanos viviam em harmonia na Terra como no filme Divertida Mente, um dos filmes de animação mais realistas do estúdio. Apesar de o mundo neste primeiro ato ser dominado por humanos, elementos veiculados em vários filmes podem sugerir que a vida na Terra vai evoluir, com animais, carros e brinquedos ganhando a capacidade de falar e agir como os humanos. Confira a linha do tempo completa da Teoria Pixar aqui.

    A Pixar já confirmou que todas as suas produções estão interligadas.

    Conheça as grandes teorias da conspiração do Cinema

    Como Soul se encaixa na Teoria Pixar?

    Pixar Animation Studios

    Com o primeiro protagonsta negro da PixarSoul acompanha a história de Joe Gardner (dublado por Jamie Foxx), um professor de música que está prestes a realizar seu sonho: tocar piano em uma banda de jazz. No entanto, sofre um acidente e vai parar no "Além Vida". Recusando-se a ficar ali, ele acaba na "Pré-Vida", onde novas almas são preparadas para o nascimento. Lá, recebe a tarefa de preparar a jovem 22 (Tina Fey), que não deseja ir para Terra.

    A animação, dirigida por Pete Docter traz diversos easter-eggs que fazem referência a outros filmes da Pixar. Entre eles, em uma cena no metrô de Nova York, é possível ver um pôster escrito "Brang". Trata-se da empresa startup que leva o pai da Riley a se mudar de Minnesota para São Francisco (no Vale do Silício) em Divertida Mente.

    Por conta disso, muitas pessoas acreditam que Soul se passa mais ou menos no mesmo período que o filme estrelado por Alegria e Tristeza. 

    Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Soul.

    A alma 22 é Riley de Divertida Mente?

    Pixar Animation Studios

    Uma teoria, que surgiu no Reddit, sugere inclusive que a alma 22 seja Riley antes de nascer. Vale lembrar que a jovem de Soul encontrou o seu propósito e ganhou um passe no final do filme para finalmente ir para a Terra.

    Porém, o jornalista Jon Negroni, criador da Teoria Pixar, apontou que é improvável que 22 tenha se tornado Riley. Isso porque é mais provável que Divertida Mente se passe antes de Soul, e não o contrário. Riley tem 11 anos de idade, e não faz sentido que a empresa do pai dela, que era uma startup, existisse quase uma década antes.

    Além disso, Negroni aponta que, na Pixar, todos os personagens têm "almas", incluindo animais, brinquedos, robôs, carros e monstros. Então, é possível que 22 tenha se tornado qualquer ser da Terra.

    Soul: Filme da Pixar teria um final diferente para o protagonista Joe Gardner

    Soul é a origem de Monstros S.A.?

    Pixar Animation Studios

    Uma cena de Soul pode sugerir que o universo do filme seja a origem de um elemento central do filme Monstros S.A. (e Universidade Monstros). Durante a apresentação dos Mentores no Pré-Vida, Zé cria uma porta no meio do palco, que não está presa a nenhuma parede e leva os personagens para um lugar totalmente diferente. Uma teoria indica que essa ideia de uma porta "mágica" seria simplesmente o princípio das viagens do universo dos monstros ao dos humanos no filme das aventuras de Mike e Sully.

    Vale notar que tanto Soul quanto Divertida Mente e Monstros S.A. foram dirigidos por Pete Docter.

    Soul está disponível no Disney+Confira a crítica do AdoroCinema.

    Descubra tudo sobre o Disney+ aqui!

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top