Minha conta
    Sergio, Argo e mais: 5 filmes sobre figuras que impactaram a política mundial

    Cinema também é História.

    Sergio, novo filme original Netflix, está prestes a chegar à plataforma de streaming. E, como o filme conta a história de um dos mais importantes diplomatas da ONU (Organização das Nações Unidas), resolvemos relembrar alguns filmes que também narram as histórias de pessoas que marcaram o cenário político ou social no mundo.

    Confira abaixo:

    Sergio

    Sergio Vieira de Mello foi uma figura extremamente importante para a ONU (Organização das Nações Unidas). Ao longo de 34 anos dedicados inteiramente à organização, Mello esteve em missões em diversos países, foi o responsável por implementar uma nova Constituição em Timor Leste após décadas de invasão indonésia e, posteriormente, pouco antes de sua morte, esteve no Iraque para promover assistência aos civis durante a chamada Guerra ao Terror, provocada pelos EUA após o atentado às Torres Gêmeas. Em 2003, antes de completar sua missão, Mello foi assassinado em um atentado terrorista da Al Qaeda na sede da ONU em Bagdá. Saiba mais sobre o diplomata aqui.

    Argo

    Em 1979, o Irã estava em ebulição com a chegada ao poder do aiatolá Khomeini. Como o antigo xá ganhou asilo político nos EUA, que haviam apoiado seu governo de opressão, havia nas ruas de Teerã diversos protestos contra os americanos. Um deles acontecia em frente à embaixada do país. Seis diplomatas americanos conseguiram escapar do local pouco antes da invasão, indo se refugiar na casa do embaixador canadense. Lá eles viveram durante meses, enquanto a CIA buscava um meio de retirá-los do país em segurança. A melhor opção foi a apresentada por Tony Mendez (Ben Affleck), especialista em exfiltrações, que sugere que uma produção de Hollywood seja utilizada como fachada para a operação. Aproveitando o sucesso de filmes como Star Wars, sua ideia foi a de criar um filme falso, a ficção Argo, que usaria as paisagens desérticas do Irã como locação. A missão foi um sucesso e Mendez recebeu um prêmio da CIA por isso.

    Milk - A Voz da Igualdade

    Harvey Milk (Sean Penn) foi um nova-iorquino que, para mudar de vida, decidiu morar com seu namorado Scott (James Franco) em San Francisco, onde abriram uma pequena loja de revelação fotográfica. Disposto a enfrentar a violência e o preconceito da época, Milk buscou direitos iguais e oportunidades para todos, sem discriminação sexual. Com a colaboração de amigos e voluntários (não necessariamente homossexuais), Milk entrou numa batalha política e conseguiu, depois de muita luta, ser eleito para o Quadro de Supervisor da cidade de San Francisco em 1977. O filme de Gus Van Sant aborda toda essa trajetória até Milk tornar-se o primeiro gay assumido a alcançar um cargo público de importância nos Estados Unidos.

    Ponte dos Espiões

    Dirigido por Steven Spielberg, este filme se passa em plena Guerra Fria. O advogado especializado em seguros James Donovan (Tom Hanks) aceita uma tarefa muito diferente de seu trabalho habitual: defender Rudolf Abel (Mark Rylance), um espião soviético capturado pelos americanos. Mesmo sem ter experiência nesta área legal, Donovan torna-se uma peça central das negociações entre os Estados Unidos e a União Soviética ao ser enviado a Berlim para negociar a troca de Abel por um prisioneiro americano, capturado pelos inimigos.

    Segredos Oficiais

    Depois de passar anos trabalhando como tradutora de mandarim para inglês na Agência de Segurança Nacional, Katharine Gun (Keira Knightley) tornou-se mundialmente famosa ao expôr segredos extremamente confidenciais. Depois de obter acesso a memorandos secretos, ela foi capaz de provar que ocorreu uma grande pressão a seis países para que eles votassem a favor da invasão ao Iraque em 2003 -- escolha essa que resultou em muitos anos de guerra e violência extrema. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top