Minha conta
    Star Wars: Darth Vader pode ser o Skywalker do título do Episódio IX? (Teoria)

    Será que Anakin pode fazer um retorno triunfal à franquia em A Ascensão Skywalker?

    Star Wars: A Ascensão Skywalker vai encerrar a saga da família mais famosa da franquia Guerra nas Estrelas. Mas quem é o Skywalker que empresta o nome ao título?

    Ao longo dos oito filmes da saga, conhecemos apenas alguns Skywalkers verdadeiros. Shmee Skywalker (Pernilla August) e seu filho, Anakin (Jake Lloyd), em A Ameaça Fantasma. Depois, os dois filhos dele, Luke (Mark Hamill) e Leia (Carrie Fisher), em Uma Nova Esperança. Já na trilogia recente, nos familiarizamos com a última geração de Skywalkers "mal-humorados" depois de conhecer o filho de Leia, Ben Solo (Adam Driver). São cinco Skywalkers. Então, pelo menos um deles vai "ascender" no grande final da série.

    Já especulamos anteriormente que Kylo Ren pode passar por um arco de redenção (apesar de ele ter renegado o nome de sua família e odeia seu tio Luke; que Leia fosse finalmente ter uma história central na saga, ou que Rey (Daisy Ridley) fosse um clone! Entretanto, uma teoria sugere que outro Skywalker mais antigo — antes mesmo de Luke — pode ser a pessoa indicada no título.

    Star Wars - A Ascensão Skywalker: O que significa o título do Episódio IX?

    Rufem os tambores: ninguém mais, ninguém menos que Anakin Skywalker (Hayden Christensen) pode voltar a aparecer no Episódio IX. Isso mesmo, Darth Vader em carne e osso. Ou quase.

    Lucasfilm

    A especulação surgiu no Reddit. O usuário da rede social, TROAnakinSkywalker sugere que Anakin vai "ascender" para completar a profecia do Escolhido e finalmente trazer equilíbrio para a Força — fato que, convenhamos, até agora não aconteceu (passaram-se nove filmes e Sith e Jedi seguem brigando).

    Claro que há um problema nisso tudo: Anakin está morto. O homem mais conhecido como Darth Vader se converteu ao Lado da Luz antes de se sacrificar em O Retorno de Jedi e salvar seu filho Luke de Palpatine (Ian McDiarmid). Mas ei, se até o Imperador pode voltar, por que não Anakin?!

    Star Wars: De quem é a risada no final do trailer? (Análise)

    Fantasma da Força

    Lucasfilm

    A principal possibilidade é que Anakin volte como Fantasma da Força (como apareceu para Luke no final do Episódio VI). Embora sempre se presuma que apenas um Jedi possa acessar esse poder, a mudança de última hora de Anakin para o Lado da Luz deve ter dado a ele Força positiva o suficiente para ganhar um lugar ao lado de Obi-Wan (Alec Guinness) e Yoda (Frank Oz).

    Considerando que a versão remasterizada de Guerra nas Estrelas substituiu o ator original, Sebastian Shaw, por Hayden Christensen, isso abre a porta para o que pode ser a maneira mais provável de Vader voltar no Episódio IX. Seja oferecendo conselhos a Rey como Jedi ou Kylo Ren como o novo Líder Supremo da Primeira Ordem, Anakin ainda pode impactar a história da saga Skywalker uma última vez.

    Lucasfilm

    No livro "A Arte de Star Wars - O Despertar da Força", a arte conceitual do Episódio VII, feita por Ian McCaig, ilustrou Christensen como Anakin aparecendo como um fantasma da Força, seu rosto alternando entre um rosto humano e a máscara de Vader. Isso foi depois que Abrams estava no projeto como diretor, então é possível que ele pudesse retomar esse conceito em seu Episódio IX.

    Lado Negro x Lado da Luz

    Lucasfilm

    Outra possibilidade já foi levantada no arco "Fortress Vader", da série de quadrinhos de Darth Vader, do escritor Charles Soule e do artista Giuseppe Camuncoli. Na história, Vader retorna a Mustafar, onde foi derrotado por Obi-Wan Kenobi, resultando na transformação do vilão em sua encarnação mecânica, para explorar uma veia potente do poder do Lado Negro da Força. O capacete de um misterioso velho Sith chamado Momin está com ele. Como se vê, o espírito de Momin permanece preso ao capacete e é capaz de possuir os corpos de outras pessoas, trazer seu próprio corpo de volta e ressuscitar completamente.

    Lucasfilm

    Seria possível que o espírito maligno de Vader esteja ligado ao seu capacete, que está em posse de seu neto, Kylo Ren? Mesmo que o espírito de Anakin tenha sido "resgatado" por seu sacrifício pelo filho, é perfeitamente possível que o espírito de sua encarnação do Lado Negro, o espírito de Vader, permaneça ligado à máscara. Nesse caso, o próprio Vader poderia ressuscitar, influenciando Kylo Ren a perseguir a mesma alquimia que possibilitara o retorno de Momin. Afinal, nas HQs, o vilão construiu uma porta capaz de trazer as pessoas de volta à vida — já que ele literalmente se voltou para o Lado Negro da Força para salvar Padmé (Natalie Portman), que acabou morrendo de qualquer jeito.

    Evidências

    Richard Harbaugh/Disneyland Resort via Getty Images

    Uma das primeiras evidências que comprovam o retorno de Anakin em A Ascensão Skywalker é a aparição de Hayden Christiansen em eventos da franquia, como a Star Wars Celebration 2019. O evento acontece todo ano, mas essa foi a primeira vez que Christiansen fez uma aparição pública na convenção em anos (que não envolvesse uma aparição surpresa no painel). Além disso, o ator tende a evitar qualquer coisa que tivesse a ver com a franquia, mas em antecipação à estreia de A Ascensão Skywalker, já apareceu em diversos encontros de fãs. Um deles, inclusive, que teria a participação de Christensen e Ian McDiarmid — cuja aparição no Episódio IX já foi confirmada — na FanX Convention em Salt Lake City foi cancelado de última hora pela Disney, aumentando as especulações de que o personagem de Christensen realmente vai retornar e os estúdios ficaram com receio de que o ator desse com a língua nos dentes.

    Com ou sem Anakin Skywalker, Star Wars: A Ascensão Skywalker tem estreia marcada para o dia 19 de dezembro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top