Minha conta
    Tudo o que sabemos até agora sobre Frozen 2

    "Let it Go" ficou para trás.

    Há um intervalo de seis anos entre Frozen - Uma Aventura Congelante e Frozen 2. A aventura da Disney que apresentou ao mundo Elsa (Idina Menzel), Anna (Kristen Bell), Kristof (Jonathan Groff), Olaf (Josh Gad) e a grudenta “Let it Go” enfim vai ganhar uma continuação, planejada para chegar aos cinemas brasileiros em 2 de janeiro de 2020 (nos Estados Unidos, a data é 22 de novembro de 2019), com uma nova história, novos mistérios e, é claro, novas músicas. Que o hype já existe e vai alto não precisamos nem dizer, mas o que é que já sabemos de concreto sobre a nova animação?

    Dirigido novamente por Jennifer Lee e Chris Buck, Frozen 2 começa a partir de uma única pergunta: por que Elsa tem poderes? O debate sobre esta questão levou a outras indagações: por que, então, Anna não tem poderes? Qual era o motivo da viagem misteriosa que levou a rainha Iduna e o rei Agnarr à morte? “No fim, Frozen 1 e Frozen 2 funcionam juntos para contar uma história completa”, afirmou Buck, sugerindo que as duas histórias tendem a se misturar e que muitas coisas de Uma Aventura Congelante serão explicadas na continuação.

    NOVIDADES

    Há duas novas e importantes escalações para Frozen 2Evan Rachel Wood (Westworld) e Sterling K. Brown (This Is Us) foram anunciados em julho de 2018 como novos integrantes do elenco, mas seus personagens mesmo só foram revelados no último dia 24 de agosto de 2019, durante a D23. Wood vai dublar ninguém menos que a rainha Iduna, mãe de Elsa e Anna. Brown será um personagem contemporâneo, o tenente Mattias. Não sabemos qual será sua função, mas temos uma imagem dele junto a Anna.

    A escalação de Evan Rachel Wood como a rainha Iduna já nos revela outra informação sobre o filme: veremos muitas cenas de flashback com as garotas enquanto crianças. Uma cena exibida na D23, por exemplo, trazia a mãe cantando uma música de ninar para as duas. 

    De acordo com os animadores Becky Bresee e Marlon West, a história de Frozen 2 começa de maneira semelhante ao primeiro filme, com Elsa e Anna ainda na infância. Em uma das primeiras cenas, o pai das garotas conta a elas uma história antes de elas dormirem, sobre a sua própria juventude. A história contada pelo então rei de Arendelle é de quando ele era um príncipe, e visitou uma “floresta elemental encantada”. Quando algo terrível acontece, ele é rapidamente levado de volta ao próprio reino, e desde então criou-se uma espécie de “desconexão” entre o povo da cidade e os quatro elementos: ar, fogo, água e terra.

    OS QUATRO ELEMENTOS, OU AS QUATRO ESTAÇÕES

    O grande mistério no entorno de Frozen 2 tem ligação direta com a simbologia dos quatro elementos, que seriam a base para explicar toda a formação da matéria e a complexidade da natureza, isso segundo um conceito que tem mais relação com a filosofia pré-socrática (ou seja, naturalista, antes de Sócrates). A ideia se repete na literatura, astrologia e alquimia, entre outras áreas do conhecimento humano e, se levarmos em consideração que os poderes de Elsa estão ligados à manipulação da temperatura e das formas da água… tudo estaria ligado, não é?

    Há um outro detalhe: o primeiro teaser pôster do filme traz uma espécie de cristal, formada por quatro losangos. Quando foi divulgado, o próprio Josh Gad recorreu ao seu Twitter para sugerir aos fãs que olhassem atentamente para o desenho. “Se você olhar bem o suficiente, este teaser poster vai revelar algumas surpresas (olhem como o floco de neve é bonito de perto)”, escreveu. Observe que dentro de cada um dos losangos, há traços diferentes

    O desenho, que não é exatamente um floco de neve (como confirmou posteriormente Jennifer Lee) aparece novamente no trailer de Frozen 2, quando Anna está olhando pela sacada do castelo. O que isso quer dizer?

    Felizmente, sabemos que a origem destes cristais é Elsa. No Festival de Annecy, no início do ano, Breese e West contaram que é a rainha que os conjura, embora não saiba exatamente como — ao menos inicialmente.

    Em um clipe que foi exibido no festival de animação que acontece na França (e novamente na D23 no último fim de semana), Elsa, Anna, Olaf, Kristoff e Sven estão se divertindo com um jogo de charadas. Anna começa imitando um vilão, seguida de Olaf, que declara que a próxima rodada seria de garotos contra garotas. Ele rapidamente se transforma várias vezes, o que faz com que Kristoff acerte todas as adivinhações e Anna os acuse de estarem trapaceando.

    Quando é a vez de Elsa, ela acaba se distraindo com uma voz que só ela consegue ouvir. Ela pede licença e vai para o quarto ficar sozinha. Bresee e West explicaram que, depois desta cena, Anna vai atrás de Elsa e as duas pegam no sono juntas assistindo à Aurora Polar. Mais tarde, Elsa acorda com a mesma voz misteriosa, e então vai para o parapeito e conjura um feitiço que nunca havia feito antes, dando origem aos tais cristais.

    A extensão desta cena é justamente aquela que abre o trailer, em que Elsa está em frente ao oceano prestes a enfrentá-lo. Por quê? Mistério… mas a criatura aquática na forma de um cavalo que ela encontra é um Nokk — um espírito aquático da mitologia em forma de cavalo — que usa o poder do oceano para manter a salvo os segredos da floresta. Não sabemos se a criatura está tentando ajudar ou prejudicar Elsa, mas na cultura da Escandinávia se acredita que “o espírito macho que toca músicas encantadas em seu violino faz isso para atrair mulheres e crianças para lagos e riachos e afogá-las”. Será que é isso que ele está fazendo com a rainha?

    Tudo bem, sejamos realistas: provavelmente, não. É tanto que, em um momento posterior do trailer, Elsa parece bastante feliz em reencontrá-lo. O fato de ele ser um guardião da floresta elementar pode simplesmente significar que os dois vão trabalhar juntos contra qual seja o inimigo. 

    ELSA É A ÚNICA?

    O possível papel importante dos quatro elementos, aliado à ambientação do filme supostamente no outono (ou pelo menos é o que entendemos com a repetição de folhas e elementos de cores quentes no material de divulgação) leva ainda à hipótese de que Elsa não seja a única com poderes. Se os cristais tiverem alguma relação mesmo com água, ar, fogo ou terra, pode ser que o filme revele que há outras pessoas que dominam e manipulam outros elementos. 

    Levando-se em consideração ainda que o filme parte da pergunta inicial sobre os motivos por que Anna não tem poderes, e ainda que veremos mais momentos de Iduna e Agnarr durante a infância das duas irmãs, é possível que a origem dos poderes de Elsa seja enfim explicada. Há uma teoria que sugere que os trolls tenham suprimido os poderes de Anna quando a curaram durante o primeiro, e que por isso ela não teria desenvolvido as mesmas capacidades da irmã. Será?

    Mas se estamos falando de novas pessoas que tenham poderes semelhantes ao da nossa rainha do gelo, o próprio trailer pode ter apresentado uma delas. Uma cena mostra duas crianças, e uma sendo carregada no ar por entre as folhas caídas no chão — possivelmente um movimento que foi controlado pela garota.

    É claro que a possibilidade de Elsa encontrar outras pessoas que dominem elementos como ela ainda não passa de especulação, mas uma especulação que se ampara na repetição dos símbolos nos cristais e na própria insistência do trailer com elementos da terra (e, por consequência, do outono). Em um determinado momento, surge até mesmo um monstro de pedra que é muito parecido com aquele que Elsa havia criado para proteger o seu castelo. Coincidência?

    RUMO AO DESCONHECIDO

    A jornada de Anna, Elsa, Kristof, Olaf e Sven é uma jornada rumo ao desconhecido — inclusive, a “nova Let it Go” vai se chamar “Into the Unkown”. Na voz do troll Pabble: “Elsa, o passado não é o que parece. Você precisa descobrir a verdade. Vá para o Norte, através das Terras Encantadas e rumo ao desconhecido. Mas tenha cuidado. Sempre tememos que os poderes de Elsa eram muita coisa para este mundo, agora precisamos torcer para que eles sejam o suficiente.”

    Ou seja: há algo ameaçando o reino de Arendelle, algo tão forte e tão poderoso que até mesmo a incomparável rainha Elsa pode não ser capaz de salvar o seu povo e suas terras. Ela terá que desbravar um novo lugar para conseguir sair vitoriosa, e neste meio-tempo possivelmente vai descobrir novas informações sobre si mesma, sobre seus pais e sobre o mundo.

    Para onde será que a jornada vai levar o grupo de protagonistas?

    Vem logo, janeiro!

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top