Minha conta
    Pantera Negra: Marvel muda nome de vilão para evitar problemas com racismo
    Por Renato Furtado — 14 de jul. de 2017 às 15:27

    M'Baku é um dos antagonistas mais importantes na saga do Rei de Wakanda.

    Introduzido nos quadrinhos em Avengers #62 (Março de 1969), M'Baku é o líder da tribo das montanhas de Wakanda e um dos personagens mais importantes da saga do Pantera Negra. Por não concordar muito com o reinado de T'Challa, assume a posição de antagonista do Rei. Mas, em Pantera Negra, o filme, Ryan Coogler e sua equipe decidiram mexer em dois pontos cruciais do vilão: sua personalidade e, principalmente, seu nome.

    Além de aprofundar M'Baku (Winston Duke) psicologicamente, tornando-o muito mais do que um simples vilão unidimensional, os cineastas chegaram à conclusão de que utilizar a alcunha de "Homem-Gorila" - como o personagem é conhecido nas HQs - seria um grande equívoco. Nate Moore, produtor executivo, explicou a situação em entrevista à Entertainment Weekly: "Nós não o chamamos de Homem-Gorila. Nós o chamamos de M'Baku. Ter um personagem negro vestido como um macaco traria inúmeras implicações raciais que seriam prejudiciais".

    A evidente problemática foi contornada facilmente pelos produtores, que ainda conseguiram encontrar uma forma de manter a essência de M'Baku. "O Homem-Gorila é um personagem problemático por diversas razões, mas a ideia por trás do personagem é realmente fascinante. Estamos trilhando uma linha tênue, mas acho que teremos sucesso", afirmou Moore.

    Por isso, o vilão interpretado por Duke continua usando uma armadura similar à dos quadrinhos no longa, mas a máscara do gorila foi deixada para trás. Dessa forma, M'Baku foi distanciado de sua construção racista, mas a importância do animal em si para o antagonista foi mantida. Vale lembrar que o gorila é o símbolo da tribo do personagem, assim como a pantera é a criatura simbólica do clã de T'Challa (Chadwick Boseman).

    As duas versões do personagem: o Homem-Gorila dos quadrinhos e M'Baku em Pantera Negra.

    Segundo Moore, M'Baku será importante na trama do filme de Coogler por possuir uma ideologia diferente da do Rei, o que colocará os dois em estado de conflito político permanente. Coestrelado por Michael B. Jordan, Lupita Nyong'o, Danai Gurira e Daniel Kaluuya, Pantera Negra chega aos cinemas brasileiros no dia 15 de fevereiro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Príncipe das trevas
      YO!
    • Nerd +ou-
      Tremenda besteira,na minha opinião!Quando realmente o racismo chega até a ser explícito,fazem vista grossa ,pra tentar se retratar depois.
    • Rainan Miranda de Jesus
      Corrigindo: muita coisa está sendo mudada para agradar uns poucos cuzões que realmente se preocupam com essa caralha, enquanto a maior parte da população da nova geração n dá a mínima.
    • Samuel Reis
      Seria interessante vocês refletirem sobre o porquê do politicamente correto incomodar tanto vocês. Superficialmente, pode ser mascarado com palavras sobre a importância de não mudar as histórias em quadrinhos ou o mundo ta ficando chato. Mas tenham certeza que esses não são os motivos reais.
    • Marcio Bizarria
      E a geração Nutella mimizenta ataca outra vez...causando mais danos do que melhorias...perdendo a própria identidade e alterando negativamente características históricas em nome de uma lavagem cerebral idiotizante chamada marxismo cultural.
    • Caio Schner
      O que parece ser extremamente difícil para alguns, é não agir como um completo idiota ;)
    • Bruno Massolini
      O mundo está chato demais
    • Rodrigo
      Liberdade de expressão, é simples. Você lê uma notícia e expõe sua opinião sobre o assunto, não é difícil.
    • Doutor Estranho
      a galera ta chorando por causa dessa mudança?? carambadepois ainda abrem a boca pra falar de geração mimimi
    • Vinicius Augustus
      tem vários brancos aqui reclamando, nn to entendendo
    • Matheus ramos da costa
      palhaçada
    • Chico Gabriel
      E se fosse um gorila albino, não resolveria???
    • Chico Gabriel
      Eu falo isso para todo mundo mas me ignoram. Miscigenação é o que espera a humanidade
    • Vágner Rondon
      Depois não reclama se for um fracasso de bilheteria
    • Thiago Lopes
      Esse mundo esta ficando Chato demais, ...
    • Silvio Eduardo Luiz
      kkkkkk boa ia dizer o mesmo
    • Silvio Eduardo Luiz
      Pqp que coisa chata tá se tornando essa sociedade....que pessoal mimimi dos infernos...nunca imaginei que chegaríamos a esse ponto sinceramente
    • Cristiano Rafael
      Saudades de quando lutar contra o racismo era pedir igualdade de direitos, pedir leis que prendessem agressores e perseguidores de negros, salários iguais e condições iguais de trabalho, escolas mistas, etc.. hoje em dia a luta consiste em mudar o nome de um personagem de quadrinhos.
    • Magno C.
      Racismo de cu é rola... o racismo começa quando há segregação.. geração todinho du caralho...
    • Anderson Antunes Meireles
      É meu caro, infelizmente muita coisa está sendo mudada para agradar essa nova geração escrota que reclama de tudo....
    Mostrar comentários
    Back to Top