Minha conta
    A Vigilante do Amanhã: Ghost In The Shell e O Poderoso Chefinho são algumas das principais estreias da semana

    Filme nacional A Glória e a Graça e drama Mulheres do Século 20 também são destaques.

    Ficção científica cyberpunk, drama filosófico cult filmado em 3D, animação para a família, dramas experimentais.... Esta quinta-feira (30) marca a estreia de 15 novos filmes — das mais variadas propostas, gêneros e nacionalidades — no circuito nacional de salas de cinema.

    Um dos principais destaques é o sci-fi A Vigilante do Amanhã: Ghost in The Shell, versão hollywoodiana do clássico anime O Fantasma do Futuro (1995), uma das principais influências da trilogia Matrix. Na trama, ambientada numa cidade cosmopolita futurista, Scarlett Johansson interpreta a Major, policial de elite que mescla elementos orgânicos e cibernéticos e tem de enfrentar e neutralizar um hacker terrorista. A direção é de Rupert Sanders.

    Principal lançamento voltado para crianças desta quinta-feira, a animação O Poderoso Chefinho acompanha um bebê superinteligente que se veste como um executivo de uma multinacional que se une ao seu irmão mais velho para impedir que um empresário acabe com o amor no mundo. Voltado para o público adolescente, a estreia O Espaço Entre Nós une romance, drama e ficção científica ao narrar a primeira visita à Terra do primeiro ser humano a nascer e ser criado em Marte. O elenco conta com  Asa ButterfieldBritt Robertson e Carla Gugino.

    Entre as estreias nacionais, um dos principais destaques é o drama A Glória e a Graça, que acompanha a relação entre Glória (Carolina Ferraz), uma travesti bem sucedida, e sua irmã Graça (Sandra Corveloni), doente em estado terminal. O problema de saúde aproxima as duas, que tentam acertar as contas com o passado. A direção é de Flávio R. Tambellini.

    Os outros filmes nacionais que estreiam nos cinemas nesta quinta-feira são o drama histórico Guerra do Paraguay, de Luiz Rosemberg Filho; o documentário sobre os sistema prisional Central - O Filme, de Tatiana Sager; o drama sobre um jovem adulto enlutado Eu Te Levo, de Marcelo Müller; o documentário Galeria F, sobre o militante de esquerda Theodomiro Romeiro dos Santos que enfrentou a ditadura militar no Brasil na adolescência dirigido por Emilia Silveira; o documentário Do Outro Lado do Atlântico, que explora as similaridades entre as culturas do Brasil e da ilha de Cabo Verde; a animação Café, um Dedo de Prosa, com Vera Holtz no elenco de vozes e direção de Maurício Squarisi; e o documentário Memória em Verde e Rosa, sobre a efervescente comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro, de Pedro Von Krüger.

    Indicado a dois prêmios no Globo de Ouro, o drama sobre amadurecimento Mulheres do Século 20 traz Annette BeningGreta GerwigElle Fanning nos papéis de três mulheres de gerações distintas que são as principais influências do adolescente Jamie (Lucas Jade Zumann). A direção é de Mike Mills (Toda Forma de Amor).

    Completam o circuito de lançamentos o drama franco-alemão Os Belos Dias de Aranjuez, de Wim Wenders; o drama O Ornitólogo, coprodução Portugal-França-Brasil dirigida por João Pedro Rodrigues; e o drama alemão O Mundo Fora do Lugar, de Margarethe von Trotta.

    Para informações sobre os horários das sessões, acesse nosso guia de programação.

    Confira abaixo os trailers, críticas e a opinião da imprensa sobre os filmes que estreiam nesta semana.

    A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell: Leia a opinião da imprensa.

    O Poderoso Chefinho: Leia a opinião da imprensa.

    O Espaço Entre Nós: "A trama não é adaptada de um romance literário, mas sofre com os problemas típicos de uma adaptação. O roteiro tenta compactar mais conflitos do que consegue desenvolver, deixando pouco espaço para que cada reviravolta exerça um impacto verossímil nos personagens." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    A Glória e a Graça: "É uma pena que um projeto com teor humano tão complexo tenha recebido um tratamento pouco cuidadoso. Boas intenções nunca foram suficientes para fazer um bom filme." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Mulheres do Século 20: "A escolha do elenco contribui à pluralidade destes mini-Estados Unidos representados por um único lar: o estilo careteiro de Bening contrasta com o despojamento corporal pós-moderno de Greta Gerwig, que por sua vez completa o estilo duro e técnico da excelente Elle Fanning, moldada pelas experiências com a família Coppola." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Os Belos Dias de Aranjuez: "Com este projeto radical, de aspecto filosófico e vanguardista, Wim Wenders explora os limites do cinema na época que a indústria aposta no conforto das refilmagens e sequências, nas diversões pouco questionadoras. O filme comprova que os prazeres da função espectatorial ativa – solicitando a atenção, a conjunção de ideias, a análise de metáforas – podem ser muito mais profundos do que o escapismo fugaz dos efeitos especiais e universos desconectados do nosso." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    O Ornitólogo: "O diretor desenvolve a estranha obra através do ritmo coeso, ótimos enquadramentos em scope e potente trilha sonora dissonante. Algumas metáforas visuais são excelentes, como os planos subjetivos dos pássaros observando o humano ou a floresta repleta de animais estáticos." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Guerra do Paraguay: Leia a opinião da imprensa.

    Central - O Filme: "Estamos, portanto, num registro dialético e reflexivo que, ao invés de apontar carrascos, prefere dar um passo atrás e compreender a origem da estrutura atual. " Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Eu Te Levo: "As caronas entre Rogério e Cris não têm força dramática, os encontros com a mãe não geram conflitos suficientes, os planos de fuga não funcionam como clímax. Quando Rogério e Cris partem, parece que nunca realmente estiveram lá. Os personagens atravessam o filme sem deixar marcas." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Galeria F: "Por mais que seja um documentário interessante, por vasculhar reações emocionais tantos anos após o ocorrido e relembrar (um pouco) o que foi a nossa ditadura, Galeria F peca um pouco por este lado ameno adotado. Fosse mais incisivo, o próprio tema ganharia força e a denúncia seria mais contundente. Havia espaço para tanto." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Do Outro Lado do Atlântico: Leia a opinião da imprensa

    Café, um Dedo de Prosa:

    Memória em Verde e Rosa:

     

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top