Minha conta
    15 apostas para o cinema em 2017

    O que pode acontecer no cinema americano e brasileiro no ano que chega.

    2016 foi um ano complicado para muita gente, mas em termos de cinema, até que os fãs não tiveram do que reclamar, concorda?

    Mas o próximo ano guarda as suas surpresas. O AdoroCinema analisou o calendário de 2017 para apontar quinze tendências no cinema, destacando o gênero de filmes, a bilheteria, os prêmios, as novas produções, os atores em destaque... Hora das previsões!

    1. Os concorrentes a maior bilheteria do ano

    2017 deve trazer uma dezena de grandes filmes com chances de atingir o topo das bilheterias mundiais. Quase todos eles pertencem a franquias ou marcas de sucesso. Star Wars - Episódio VIII, A Bela e a Fera, Velozes & Furiosos 8, Guardiões da Galáxia Vol. 2, Meu Malvado Favorito 3, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Transformers: O Último Cavaleiro e Liga da Justiça são os principais candidatos.

    Uma das poucas histórias originais com chances de se juntar ao grupo é Moana - Um Mar de Aventuras, que já estreou em vários países em 2016, mas ainda deve somar grande parte de seu faturamento em 2017. Por enquanto, o filme tem apresentado resultados mais fortes que os de Frozen - Uma Aventura Congelante.

    2. Johnny Depp vai testar sua popularidade

    Já faz anos que Johnny Depp não conquista um grande sucesso de bilheteria. O último filme protagonizado por astro a superar a marca de US$100 milhões foi Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas, em 2011. Desde então, vieram diversos fracassos, acusações públicas de violência contra a esposa e o título de ator menos lucrativo de Hollywood pelo segundo ano consecutivo.

    Mas 2017 tem Depp de volta ao papel de Jack Sparrow em Piratas do Caribe - A Vingança de Salazar. Vai ser a oportunidade de descobrir se os fãs continuam ansiosos por uma aventura estrelada pelo ator, ou se ele desaparece dos holofotes de vez. Depp tem mais um filme agendado para o ano: Assassinato no Expresso do Oriente, baseado no livro de Agatha Christie.

    3. Filmes baseados em games podem ter o seu melhor ano

    Não é segredo para ninguém que as adaptações de videogames têm fracassado no cinema. No melhor dos casos, conquistaram um sucesso razoável como a franquia Resident Evil, que conseguiu se sustentar devido aos custos limitados de produção. Mesmo Warcraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos teve um resultado muito fraco nos Estados Unidos, sendo salvo pelo sucesso na China.

    2017 pode ter as bilheterias mais expressivas para produções do gênero. Assassin's Creed é uma das maiores adaptações de games já feitas, em termos de investimento e nomes no elenco (Michael Fassbender, Marion Cotillard). O diretor Justin Kurzel é um dos mais aclamados em projetos do tipo. Resident Evil 6, anunciado como capítulo final da franquia, também deve obter resultados melhores que os filmes anteriores.

    Evaristo Sá / AFP

    4. Crise política retratada no cinema brasileiro

    Será que os brasileiros querem ver nos cinemas o conteúdo que os jornais e as redes sociais trazem todos os dias? É o que vamos descobrir em breve. Uma série de projetos sobre o impeachment de Dilma Rousseff  e os bastidores do poder em Brasília estão sendo preparados. A maior produção será pró-impeachment, destacando Sérgio Moro como herói: trata-se de Polícia Federal - A Justiça É Para Todos, com Marcelo Serrado no papel do juiz. A comédia O Candidato Honesto 2: O Impeachment pretende brincar com os fatos.

    O campo contrário ao impeachment de Dilma e questionador da operação Lava Jato terá pelo menos dois documentários, filmados na Câmara dos Deputados e no Senado, durante a destituição da presidente. As documentaristas Maria Augusta Ramos e Lô Politi - esta última, em colaboração com Anna Muylaert - preparam filmes paralelos que devem concorrer por vagas nos festivais de cinema.

    5. Teste de fogo para os YouTubers no cinema

    Será que os YouTubers, ou influenciadores, conseguem levar seus milhões de seguidores virtuais ao cinema? 2017 conta com uma série de projetos estrelados pelos jovens mais populares das redes sociais. Eu Fico Loko narra a história de Christian Figueiredo, enquanto Internet - O Filme reúne esquetes sobre a fama nas redes, com Felipe Castanhari, Rafinha Bastos, Cauê Moura, Gusta, Cocielo, Pathy dos Reis e outros.

    Outros projetos contam com YouTubers no elenco: Restô tem Kéfera em um dos papéis principais, e Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola é estrelado por Danilo Gentili, que construiu sua carreira nas redes sociais em paralelo aos programas de televisão.

    6. O cinema infantil busca novas franquias

    Como esperado, os filmes animados e em live action da Disney, Illumination e outras grandes empresas devem gerar os lucros mais expressivos do ano. Mas sempre existem produtores de outros estúdios buscando a criação de sagas inéditas.

    2017 vai ter o filme do Pica-Pau, a adaptação do desenho My Little Pony e as aventuras do Capitão Cueca, tentando seguir os passos de outras franquias bem-sucedidas como os Smurfs, que também trazem um filme próprio, A Vila Perdida. Paralelamente, o cinema brasileiro busca explorar o sucesso do cinema infantil: após os ótimos números de Carrossel, os produtores estão apostando na adaptação de Gaby Estrella.

    7. Um ano imprevisível para filmes de terror

    O cinema de terror em 2017 vai apostar na popularidade de algumas franquias modestas, como Sobrenatural 4 e Annabelle 2. Sem novas marcas fortes como Invocação do Mal, o ano pode depender do inesperado retorno de Sexta-Feira 13, Amityville ou It para trazer números mais fortes ao gênero.

    De resto, as produções menores não inspiram muita confiança: Nunca Diga Seu Nome, Dominação e A Crucificação parecem explorar fórmulas conhecidas, mas vamos torcer por surpresas nestes projetos. M. Night Shyamalan vai tentar reproduzir o sucesso distante de O Sexto Sentido com Fragmentado.

    Veja também:

    Receitas de Natal do TudoGostoso

    Chester com vinho branco

    Pernil do TudoGostoso

    Peru assado

    Pernil recheado

    Tender a Califórnia

    Chester com farofa de frutas

    Chester iluminado

    Pernil à pururuca

    Peru de Natal

    Pernil assado com batata

    Peru de Natal maravilhoso

    Peru de Natal simples

    Tender Natalino

    Chester assado

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top