Minha conta
    Os melhores filmes de 2016 até o momento

    Quais filmes ganharam nota 4,5 ou 5 pelos críticos do AdoroCinema?

    Nós já chegamos à metade do ano de 2016, e o AdoroCinema decidiu destacar alguns grandes filmes que vimos este ano. Por enquanto, nada de listas individuais: separamos as nossas críticas escritas de janeiro a junho, com notas entre 4,5/5 e 5/5. 

    A lista tem de tudo: filmes premiados no Oscar, animação infantil e produções do circuito alternativo. No fim, a gente também separou alguns títulos com lançamento confirmado, mas que ainda não estrearam nos cinemas.

    O que você mais gostou até agora?

    A Grande Aposta (EUA, dir. Adam McKay)

    Nota: 4,5/5

    Do que se trata? Um grupo de corretores nada contra a corrente e aposta na falência do sistema financeiro americano. Vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado.

    Crítica do AdoroCinema: "Contundente e incisivo, A Grande Aposta é um grande filme que tão bem retrata o modo de pensar do capitalismo selvagem. Ao mesmo tempo, é uma roda-gigante de citações pop nos sentidos mais diversos, muitas vezes usadas como mero deboche, até mesmo às próprias citações. Com uma edição ágil e diálogos primorosos, responsáveis por vários momentos antológicos, o longa conta ainda com um elenco afinado..." Leia o texto completo.

    Spotlight - Segredos Revelados (EUA, dir. Tom McCarthy)

    Nota: 4,5/5

    Do que se trata? Um grupo de jornalistas investiga escândalos envolvendo pedofilia na Igreja, e descobre centenas de casos de abuso sexual. Vencedor do Oscar de melhor filme e melhor roteiro original.

    Crítica do AdoroCinema: "Ao posicionar o espectador dentro da redação [...], o filme não diz apenas da maneira como o jornalismo é feito (ou, pelo menos, deveria), mas da motivação profissional que justifica a denúncia da hipocrisia de uma parte da Igreja, da burocracia imposta pelos poderosos e, principalmente, do abuso decorrente da fragilidade socioeconômica dos mais desfavorecidos". Leia o texto completo

    Carol (EUA, dir. Todd Haynes)

    Nota: 5/5

    Do que se trata? Nos anos 1950, uma mulher casada inicia um relacionamento secreto com a tímida atendente de uma loja de departamento. Mas as duas devem esconder a paixão da sociedade conservadora.

    Crítica do AdoroCinema: "Haynes constrói um mundo repleto de sutilezas onde um simples olhar ou toque diz muito. Mas não há pressa, nem extravagância. O diretor dá às duas o tempo necessário para que se conheçam e se apaixonem, de forma que a cada novo minuto fique ainda mais à flor da pele a necessidade absoluta de liberar emoções duramente contidas". Leia o texto completo.

    Coração de Cachorro (EUA/França, dir. Laurie Anderson)

    Nota: 4,5/5

    Do que se trata? Quando a diretora perde sua cadela de estimação, começa a refletir sobre o impacto da morte nas pessoas e na nação inteira. A reflexão vai das mortes em família aos atentados terroristas nos Estados Unidos.

    Crítica do AdoroCinema: "As associações são ao mesmo tempo improváveis e pertinentes, comprovando a fineza do raciocínio de Anderson. Seu documentário poderia ser comparado a grandes obras como Nostalgia da Luz e Sem Sol, que também efetuam a transição entre casos pessoais e a dor de toda uma nação, articulando a função do espaço com a função do tempo". Leia o texto completo.

    Cinco Graças (França/Turquia, dir. Deniz Gamze Ergüven)

    Nota: 4,5/5

    Do que se trata? Num vilarejo da Turquia, cinco irmãs são criadas de modo autoritário e conservador. Mas aos poucos, cada uma encontra a sua maneira de se libertar. Selecionado no festival de Cannes e indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

    Crítica do AdoroCinema: "Uma obra abertamente feminista, dotada de nuances e questionamentos ímpares. O roteiro debate o casamento forçado, mas também expõe a possibilidade de se casar por amor; ele apresenta homens malvados e perversos, mas outros compreensíveis e progressistas; apresenta algumas mulheres coniventes com o sistema, e outras que questionam as regras. A sociedade complexa deste filme é filmada de perto, com um olhar ao mesmo tempo carinhoso e crítico..." Leia o texto completo.

    Deadpool (EUA, dir. Tim Miller)

    Nota: 4,5/5

    Do que se trata? Adaptação dos quadrinhos de mesmo nome, sobre um mercenário doente que participa de uma experiência científica e adquire poderes especiais.

    Crítica do AdoroCinema: "Ação? Tem também e é outro trunfo do longa de estreia do diretor Tim Miller [...]. A violência é usada numa escala compatível com a do humor. Numa direção oposta à do frenesi de Michael Bay, por exemplo, aqui é possível apreciar cada detalhe dos embates, muitas vezes, em câmera lenta mesmo..." Leia o texto completo.

    Kung Fu Panda 3 (EUA/China, dir. Jennifer Yuh e Alessandro Carloni)

    Nota: 4,5/5

    Do que se trata? Po descobre uma vila secreta dos pandas, onde reencontra a sua família e passa a iniciar outros ursos nas artes marciais.

    Crítica do AdoroCinema: "Corre com (muita) força a trama pessoal do protagonista, que finalmente vai conhecer o pai de sangue, Li. [...] Kung Fu Panda 3 ainda traz um visual caprichado, com ótimas cenas de luta. Difícil especular para onde a franquia poderia seguir, sem perder em qualidade; se for realmente encerrada aqui, Po e sua turma se despedem com um golpe de mestre". Leia o texto completo.

    Boi Neon (Brasil, dir. Gabriel Mascaro)

    Nota: 4,5/5

    Do que se trata? Iremar é um vaqueiro no sertão nordestino. Ele possui um sonho incomum para os homens da região: tornar-se um grande estilista.

    Crítica do AdoroCinema: "Com uma fotografia lindíssima (de Diego Garcia), Boi Neon traz um visual tão impactante quanto a luminosidade vibrante que o título sugere, ao mesmo tempo em que aponta para uma justificada quebra de paradigmas capaz de sensibilizar o cavalo mais xucro. E olha que nem entramos no mérito das (polêmicas) cenas de sexo..." Leia o texto completo.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top