No início do verão em um vilarejo turco, Lale e suas 4 irmãs brincam de forma debochada com os meninos, o que acarreta em um escândalo de consequências muito fortes: a casa delas se torna praticamente uma prisão, elas aprendem a limpar ao invés de ir para a escola e seus casamentos começam a ser arranjados. As cinco não deixam de desejar a liberdade, e tentam resistir aos limites que lhes são impostos.
Críticas AdoroCinema
4,5
Ótimo
Cinco Graças
A escola das mulheres
por Bruno Carmelo
A cena de abertura deste drama franco-turco é deslumbrante: cinco irmãs saem da escola e brincam de luta no mar, apoiadas sobre os pescoços dos garotos. A câmera desliza de um rosto ao outro, passeia pelo meio do jogo como se o espectador estivesse ali, mergulhado na água. Existe uma sensação agradável de liberdade e inconsequência. Ironicamente, este ato ingênuo sela o destino das personagens: devido à religião muçulmana conservadora, a interação com os garotos é considerada um escândalo digno de uma orgia entre adolescentes ao ar livre. Logo, elas precisam ser punidas.
Cinco Graças poderia facilmente recair no maniqueísmo, com as jovens vítimas versus os adultos castradores. Felizmente, a diretora Deniz Gamze Ergüven vai além, mostrando como todos estão, de certo modo, presos às mesmas regras morais: as adolescentes não querem ser punidas, a avó também não desejaria puni-las, e o pai
Ótimo filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro com uma crítica e relatando os costumes islâmicos praticados em cinco irmãs no interior da Turquia . Excelente fotografia e música.
Nelson J
43.263 seguidores
1.539 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 27 de janeiro de 2016
Filme surpreendente por tratar o tema da discriminação da mulher na Turquia muçulmana de forme leve e poética, sem deixar de apresentar a dureza do sistema de controle e punição dos atos considerados obscenos pelo sistema. 5 irmãs caem em desgraça por terem brincado com meninos na praia e no bosque. A partir dai vivem reclusas e sendo preparadas para casamentos, após exames clínicos comprovarem que são virgens.
Bruno Campos
556 seguidores
262 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 24 de fevereiro de 2016
Muito bom. Mais um indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro de alto nível. 5 meninas tentam sustentar a alegria numa família extremamente religiosa e conservadora no interior da Turquia. O filme mantém um clima de tensão e leveza, metaforizando com precisão a dramaticidade vivenciada pelas meninas, presas em casa à espera de um casamento arranjado ainda antes de acabarem sua adolescência.
Bader
9 seguidores
64 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 30 de janeiro de 2016
Filme muito bom. Um retrato da submissão feminina, que apesar de mais intensa nas sociedades muçulmanas, ainda persiste sob diferentes formas em várias sociedades. O filme retrata os eternos confrontos entre liberdade e opressão, individualidade e sociedade, antigo e moderno. E estes conflitos assumem contornos ainda mais trágicos em um país como a Turquia, dividida entre o secularismo moderno e as tradições religiosas. O filme ainda ...
Leia Mais
Um filme muito interessante na questão de mostrar a cultura turca , onde meninas são obrigadas a se casarem, sem mesmo conhecer os noivos.., Mas é mais que isso , mostra a força de correr atrás de sonhos.., a opressão que muitas mulheres estão acometidas.,mas ao mesmo tempo mostra uma sociedade em evolução , pois apresenta homens perversos e outros progressistas , mulheres coniventes com o sistema e outras que questionam.., - trilha sonora muito boa! bom elenco.., todas as cinco meninas estão muito bem! bela fotografia, um filme leve e ao mesmo tempo .., forte!.7/10
Senhor Ivan
Um trabalho impressionante com as cinco protagonistas.A direção consegue amadurecer cada uma em cena e temos assuntos adultos que são muito bem tratados com o elenco infantil.Um filme adorável,com lindos lugares e ótimas mensagens.>Assistido em 18 de Setembro de 2019-Dou nota 7/10
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade