Minha conta
    Grammy 2016: Canções de Cinquenta Tons de Cinza se destacam nas categorias cinematográficas

    Maior premiação musical da indústria norte-americano tem quatro prêmios dedicados a filmes e séries.

    Os indicados ao Oscar 2016 ainda não foram divulgados — o anúncio só será realizado no dia 14 de janeiro do ano que vem —, mas o "Oscar da música" já tem seus nomeados. A National Academy of Recording Arts and Sciences divulgou a lista de artistas que concorrem nas 83 categorias do Grammy Awards (o campeão de indicações é o rapper Kendrick Lamar, com 11 nomeações).

    Apesar de ser uma premiação dedicada a cantores, bandas, produtores musicais etc, há uma interseção da sétima arte com a música em quatro categorias: Melhor filme sobre música, Melhor compilação de trilha sonora para mídia visual (filmes ou séries), Melhor trilha-sonora original para mídia visual (filmes ou séries) e Melhor canção original para mídias visuais (filmes ou séries).

    O principal destaque é a trilha sonora do polêmico filme Cinquenta Tons de Cinza. O filme de Sam Taylor-Johnson, baseado nos romance erótico best-seller, arrecadou mais de meio bilhão de dólares nas bilheterias mundiais, mas não agradou a crítica especializada. Por outro lado, a trilha sonora do filme, apesar de também ter tido uma recepção mista entre os criticos musicais, foi melhor avaliada do que o filme em si — no site Metacritic, o filme tem uma nota média de 46/100 enquanto a trilha sonora tem a nota média de 65/100.

    Por conta disso, a trilha sonora do filme, que conta com artistas como BeyoncéFrank Sinatra, Sia e The Rolling Stones, foi o principal destaque da parte cinematográfica das indicações do Grammy.

    Duas das principais faixas do filme, a canção-tema "Earned It (Fifty Shades of Grey)", do cantor canadense de R&B The Weeknd e a balada pop "Love Me Like You Do", da cantora Ellie Goulding foram indicadas ao Grammy de melhor canção original para mídias visuais. As demais concorrentes na categoria são "Glory", de Common & John Legend (vencedora do Oscar de melhor canção original em 2015); "See You Again", de Wiz Khalifa feat. Charlie Puth; e "Til It Happens To You", da Lady Gaga. As faixas fazem parte dos filmes Selma: Uma Luta Pela Igualdade, Velozes & Furiosos 7 e The Hunting Ground, respectivamente.

    Nos últimos 10 anos, 6 das 10 canções vencedoras do Grammy de melhor canção original para mídias visuais também foram indicas ao Oscar (sendo que três delas venceram também a estatueta do maior prêmio da sétima arte: "Let It Go", "Skyfall" e "The Weary Kind").

    Na categoria melhor trilha sonora original (instrumental), os fimes indicados foram Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), O Jogo da Imitação, Interstelar, A Teoria de Tudo e Whiplash: Em Busca da Perfeição. A indicação de Birdman mostra que o eleitorado do Grammy é menos conservador do que o do Oscar, que perdeu a chance de indicar a vanguardista trilha-sonora composta por Antonio Sanchez, que traz apenas um instrumento, a bateria. Quando a Academia decidiu que a trilha não era elegível para o Oscar, o diretor Alejandro González Iñárritu protestou: "É uma decisão injusta. Eu sei que há muito preconceito..."

    Na categoria melhor filme sobre música (que tem até a série de TV Sonic Highways, sobre a banda Foo Fighters), o principal destaque é o documentário Amy, de Asif Kapadia, que foi eleito o documentário do ano pela maior associação de críticos dos Estados Unidos.

    A trilha sonora de Cinquenta Tons de Cinza marca presença novamente na categoria melhor compilação de trilha-sonora, onde concorre com as canções de A Escolha Perfeita 2 e A Escolha Perfeita 2, entre outros.

    Veja a lista dos indicados ao Grammy nas categorias relacionadas ao cinema e série abaixo (a lista completa está aqui). A cerimônia de entrega dos gramofones será realizada no dia 15 de fevereiro de 2016.

    MELHOR FILME MUSICAL

    Filme: Mr. Dynamite: The Rise Of James Brown (documentário sobre James Brown)

    DireçãoAlex Gibney

    Série: Sonic Highways (série documental sobre a banda Foo Fighters)

    Direção: Dave Grohl

    Filme: What Happened, Miss Simone? (documentário sobre Nina Simone)

    DireçãoLiz Garbus

    Filme: The Wall (filme-concerto sobre Roger Waters)

    Direção: Sean Evans & Roger Waters

    Filme: Amy (documentário sobre Amy Winehouse)

    DireçãoAsif Kapadia

    MELHOR COMPILAÇÃO DE TRILHA SONORA PARA MÍDIA VISUAL

    Empire: 1ª Temporada - Vários Artistas

    Cinquenta Tons de Cinza - Vários Artistas

    Glen Campbell: I'll Be Me - Vários Artistas

    A Escolha Perfeita 2 - Vários Artistas

    Selma: Uma Luta Pela Igualdade - Vários Artistas

    MELHOR CANÇÃO ORIGINAL PARA MÍDIA VISUAL

    Canção: "Earned It (Fifty Shades Of Grey)", de The Weeknd

    FilmeCinquenta Tons de Cinza

    Canção: "Glory", de Common & John Legend

    FilmeSelma: Uma Luta Pela Igualdade

    Canção: "Love Me Like You Do", de Ellie Goulding

    FilmeCinquenta Tons de Cinza

    Canção: "See You Again", de Wiz Khalifa feat. Charlie Puth

    FilmeVelozes & Furiosos 7

    Canção: "Til It Happens To You", de Lady Gaga

    FilmeThe Hunting Ground

    MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL PARA FILMES E SÉRIES

    FilmeBirdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

    Compositor: Antonio Sanchez

    FilmeO Jogo da Imitação

    CompositorAlexandre Desplat

    FilmeInterstelar

    CompositorHans Zimmer

    FilmeA Teoria de Tudo

    CompositorJóhann Jóhannsson

    FilmeWhiplash: Em Busca da Perfeição

    Compositor: Justin Hurwitz

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top