Minha conta
    Top 5: Os instrumentos musicais mais incríveis do cinema

    Eles fazem toda a diferença nas cenas!

    Sabe aquelas produções em que uma guitarra ou uma bateria roubam a cena? Aqueles filmes em que os instrumentos musicais não servem só para compor a trilha sonora mas acabam se tornando elementos-chave do roteiro? Em muitos longas, os objetos são tão importantes quanto os atores, protagonizando fatos importantes para o desenrolar da trama.

    O AdoroCinema selecionou cinco desses instrumentos musicais incríveis do cinema e montou a lista abaixo. Lembra de mais algum?

    05. Bateria destruidora

    Em Whiplash – Em Busca da Perfeição, a bateria é tão protagonista quanto Miles Teller. É em torno dela que ocorrem as principais cenas do filme; é a partir dela que Andrew (Teller) conhece seu impetuoso mentor (J.K. Simmons, vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2015), e é nela que ele deposita sua obsessão em alcançar a perfeição como baterista. O instrumento, que faz o jovem prejudicar relacionamentos familiares e amorosos, recebe seu sangue e suor (literalmente) e rouba a cena como elemento destruidor na vida do personagem. Ela também é essencial para compor a belíssima trilha sonora do filme.

    04. A flauta mágica

    Inspirados na ópera de Mozart, tanto A Flauta Mágica de Ingmar Bergman quanto a releitura de Kenneth Branagh trazem como elemento principal do amor entre Tamino e Pamina um instrumento musical: a flauta mágica. O príncipe Tamino se apaixona pela imagem de Pamina e recebe da mãe dela, a Rainha da Noite, a missão de resgatá-la das mãos do rei Sarastro. Para ajudá-lo em sua jornada, ele recebe uma flauta mágica de ouro, capaz de mudar o estado de espírito de quem escuta o que é tocado nela. O servo Papageno o acompanha e ganha um carrilhão mágico que, futuramente, o faz conquistar o coração de Papagena. Reverenciada até hoje, a obra musical de Mozart, adaptada por Bergman e por Branagh, tem como protagonista a flauta, que, claro, também integra a trilha sonora.

    03. O violino perfeito

    Não é nenhuma surpresa que o enredo de O Violino Vermelho gira em torno de... um violino. Construído no século XVIII por um artesão italiano em homenagem a sua esposa prestes a dar a luz, o instrumento, que é perfeito e produz uma música encantadora, é acompanhado pela trama durante 300 anos, passando por diversos continentes, até ser leiloado em 1997. O grande mistério da produção são as cartas de tarô, colocadas para prever o futuro da esposa do construtor do objeto, que são reveladas ao espectador cada vez que o violino vermelho muda de posse. O filme foi inspirado em um dos violinos do famoso Antonio Stradivari, o Red Mendelssohn, feito em 1721.

    02. Guitarra flamejante

    As perseguições do mundo pós-apocalíptico de Mad Max: Estrada da Fúria ficaram ainda mais insanas com a presença do guitarrista cego Coma Doof (Sean Hape), que toca sua guitarra de dois braços com um lança-chamas acoplado, em cima de uma espécie de "trio elétrico" heavy metal que acompanha a tropa do vilão Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne). Achou bizarro demais? Acredite, no universo de Mad Max, ele faz todo o sentido, como o criador George Miller mesmo afirmou. Sem contar que o instrumento rouba a cena - mesmo com todos os carros e personagens inusitados. Sabia que Coma Doof e sua guitarra já estão confirmados na sequência, Mad Max: The Wasteland?

    01. Piano gigante

    Em Quero Ser Grande, Josh pede à máquina de desejos para ser, bem, grande e, então, acorda como um homem de 30 anos interpretado por Tom Hanks. Em suas andanças pela cidade de Nova York à procura de emprego, o rapaz encontra na loja FAO Schwarz, em Nova York, um piano eletrônico gigante, tocado com os pés. O instrumento rendeu uma das cenas mais marcantes do cinema, protagonizada por Hanks e por Robert Loggia, que vive o dono da empresa que contrata Josh. Os dois fazem um dueto tocando "Chopsticks" e "Heart & Soul" com os pés. Lembra? Este clássico da sessão da tarde foi um dos motivos para a FAO Schwarz se tornar um dos pontos turísticos de NY. O piano gigante realmente podia ser tocado pelos clientes! Infelizmente, por falta de verba, a loja fechou em julho deste ano. Pelo menos, ela foi eternizada nos cinemas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top