Minha conta
    Conheça a história do insano guitarrista que rouba a cena em Mad Max: Estrada da Fúria

    "Ele faz todo o sentido naquele mundo", disse o cineasta George Miller.

    Louvado pela imprensa como um dos melhores filmes do ano, Mad Max: Estrada da Fúria tem motivos de sobra para ser elogiado. Cenas de ação grandiosas, uma trama repleta de subtextos interessantes sobre relações de poder e problemas sociais e uma representação empoderadora de uma protagonista feminina são alguns dos muitos méritos do singular blockbuster de ação pós-apocalíptico.

    Diante de tantas coisas extravagantes, o insano filme de George Miller - o quarto da franquia inciada com Mel Gibson em 1979 - traz ainda alguns detalhes que roubam a cena. O principal deles é um alucinado guitarrista cego mascarado que comanda um "trio elétrico" heavy metal com sua guitarra de dois braços dotada de um lança-chamas. Isso mesmo que você acabou de ler.

    O personagem que faz parte da tropa do vilão Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne) é uma espécie de maestro do caos que usa seus riffs para motivar a tropa de war boys em sua caçada a Mad Max (Tom Hardy) e Furiosa (Charlize Theron). Ele se chama The Doof Warrior ou Coma Doof, e é interpretado pelo artista australiano iOTA, nome artístico do músico Sean Hape.

    Hape tem 46 anos, já lançou cinco discos e participou de diversos musicais para o teatro. Fã da franquia Mad Max desde sua infância, o artista afirmou que participar do filme "foi sensacional" e ele mal pôde acreditar: "Eu estava pendurado no topo de um caminhão correndo pelo deserto e pensando 'como isso aconteceu?'". 

    "Eles basicamente queriam que eu levasse uma guitarra", disse iOTA sobre o convite que recebeu de Miller para uma audição para o papel. "Eles queriam que meu personagem fosse algo entre Keith Richards e um espantalho. Então eu me arrumei para a audição com minha melhor fantasia de Mad Max 2, usei couro, penas e outras coisas, pintei meus dentes de preto. Eu toquei minha guitarra e foi isso. Eu consegui o papel", afirmou.

    O artista também contou detalhes sobre a história de origem de Coma Doof, que não é mostrada no filme. "George me disse que Coma foi encontrado por Immortan Joe em uma caverna e foi apadrinhado por ele para se tornar um músico", contou iOTA, que também disse que floreou a história para compor seu personagem: "Eu meio que aumentei essa história para mim mesmo. Basicamente, na minha história, o Coma foi encontrado com a cabeça de sua mãe, que tinha sido morta, e ele estava agarrado a ela. Quando Immortan Joe o levou, Coma pegou o rosto de sua mãe e usou para fazer uma máscara, para honrá-la quando ele for para a guerra".

    Outra coisa impressionante sobre Coma Doof é que a guitarra que ele usava não era meramente cenográfica e funcionava de verdade, bem como o lança-chamas do instrumento, que era ativado por um pedal. Entretanto, o objeto pesava mais de 60 kg e estava longe de ter a qualidade de uma Fender ou Gibson. "A guitarra não era nada boa. Eu passei um bom tempo no sol, cheio de areia e no frio. Era muito difícil fazer um bom som com ela, mas eu me diverti bastante". iOTA afirmou que passou a maior parte do tempo improvisando inspirado pela banda grunge americana Soundgarden e pelos riffs da banda brasileira de metal Sepultura.

    O diretor George Miller afirmou que o guitarrista "faz sentido naquele mundo" e deu uma explicação histórica para ter criado o personagem. "Na comunicação pré-moderna sempre houve uma música para guerra - com trombetas, gaita de foles e tambores. Toda cultura de guerra tem algum tipo de sinal sonoro para suas tropas. A diferença é que o nosso instrumento também é uma arma, tem um lança-chamas", disse o cineasta. Ele ainda afirmou que pretende contar a história de origem do guitarrista em uma HQ futuramente.

    Caso você seja um dos fãs do Coma Doof, fique tranquilo, pois iOTA já confirmou que estará no elenco da sequência, entitulada Mad Max: The Wasteland.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top