Minha conta
    20 filmes baseados em histórias reais que parecem mentira

    Histórias de filmes como O Que te Faz Mais Forte, O Impossível ou Argo parecem inacreditáveis, mas aconteceram de verdade!

    Matéria atualizade em 20/10/2020

    Às vezes, a vida real é tão surpreendente que nem mesmo o mais inventivo dos roteiristas consegue superá-la - e o cinema, é claro, se aproveita disso! Os filmes baseados em fatos reais normalmente fazem muito sucesso com o público e quanto mais inacreditável for a história, melhor! Então, selecionamos 20 filmes com casos bem improváveis nas telas, mas, que dessa vez, a arte imitou a vida, sim! 

    Filmes de superação baseados em fatos reais

    O Que te Faz Mais Forte

    Em abril de 2013, enquanto aguardava a namorada cruzar a linha de chegada na Maratona de Boston, Jeff Bauman foi atingido por uma das bombas de um atentado terrorista e perdeu as duas pernas. Antes de ser socorrido, Jeff ainda conseguiu ver um dos responsáveis pela tragédia. Em O Que te Faz Mais Forte, baseado no livro "Stronger" Jeff é interpretado por Jake Gyllenhaal e a namorada Erin por Tatiana Maslany.

    O Impossível

    Em O Impossível, um casal e seus três filhos pequenos curtem as férias na Tailândia quando um tsunami devasta o local. Todos não apenas sobrevivem, como enfrentam uma verdadeira odisseia para que possam se reencontrar. O filme tem no elenco Naomi WattsTom Holland (Homem-Aranha).

    O Impossível
    O Impossível
    Data de lançamento 21 de dezembro de 2012 | 1h 47min
    Criador(es): Juan Antonio Bayona
    Com Naomi Watts, Ewan McGregor, Tom Holland
    Imprensa
    3,5
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    2,0
    Assista agora
    O Impossível

    127 Horas

    Se você parar para pensar, a história de 127 Horas é até bem simples. Só que o desfecho... A história do que aconteceu com o alpinista Alan Ralston é tão realista que ele mesmo que o filme se aproxima mais de um documentário do que de um longa de ficção. Com James Franco, o filme concorreu em seis indicações ao Oscar.

    Meu Pé Esquerdo

    A história de Christy Brown em Meu Pé Esquerdo impressiona. Ele nasceu com uma paralisia cerebral que lhe tirou o controle de praticamente todos os movimentos do corpo, com exceção do pé esquerdo. Ainda assim, ele conseguiu se tornar escritor e pintor. A impressionante atuação de Daniel Day-Lewis lhe rendeu o Oscar de melhor ator.

    Filmes de terror baseados em fatos reais 

    I

    nvocação do Mal

    Antes do casal Perron se mudar, a casa vista no filme já havia sido palco de dois suicídios, uma morte por envenenamento, um estupro, a morte de uma garota de 11 anos, dois afogamentos e a morte de quatro homens que simplesmente congelaram. Pesado, não? As verdadeiras Lorraine Warren e Andrea Perron chegaram a trabalhar como consultoras em Invocação do Mal para que ele fosse o mais fiel possível ao que aconteceu. 

    Invocação do Mal
    Invocação do Mal
    Data de lançamento 13 de setembro de 2013 | 1h 50min
    Criador(es): James Wan
    Com Vera Farmiga, Patrick Wilson, Ron Livingston
    Imprensa
    3,7
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Max

    O Exorcismo de Emily Rose

    O Exorcismo de Emily Rose é baseado na história verídica de Anneliese Michel, uma jovem que, nos anos 1970, morreu após ser submetida a uma sessão de exorcismo. Os pais dela e dois padres que realizaram o exorcismo foram julgados pelo ocorrido. Felicitas D. Goodman, antropólogo expert em exorcismo que atuou no caso, foi chamado como consultor do longa-metragem.

    O Exorcista

    O clássico filme O Exorcista dirigido por William Friedkin teve como inspiração um caso real envolvendo um garoto de 13 anos que, em 1949, foi submetido a uma fracassada sessão de exorcismo. Para ter uma ideia da gravidade do ocorrido: ele rasgou um padre do ombro ao pulso com a mola da cama em que estava, sendo necessário aplicar 100 pontos - isso mesmo, 100 - no padre. Pesado.

    A Cidade do Horror

    A Cidade do Horror é mais um clássico do terror que vem de uma história verídica, já que o filho mais velho da família DeFeo matou os pais e irmãos menores enquanto dormiam. Justificativa? Ele dizia estar possuído por forças demoníacas. Prato cheio para uma longa e bem sucedida franquia de terror.

    Filmes de comédia baseados em fatos reais

    Prenda-me Se For Capaz

    Frank Abagnale Jr. era um verdadeiro mestre dos disfarces, aproveitando o dom para se tornar médico, piloto, advogado e viver as mais diversas aventuras, tudo às custas dos outros. Esta insólita história real gerou um divertido filme de gato e rato. Prenda-me se For Capaz foi dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Leonardo DiCaprio e Tom Hanks.

    Como Se Fosse a Primeira Vez

    Como se Fosse a Primeira Vez, comédia estrelada por Adam Sandler e Drew Barrymore, onde ela não consegue reter informações por mais de 24 horas, teve como inspiração a vida de Michelle Philpots. Todos os dias ela acorda ao lado de um homem que precisa convencê-la de que são casados e felizes há mais de 15 anos. O amor não é lindo?

    O Preço da Fama

    Imagine a situação: o cadáver de Charles Chaplin é sequestrado por dois ladrões pé de chinelo, que sonham em ganhar milhões com o resgate. A história real é retratada neste filme francês, O Preço da Fama, exibido no Festival de Veneza 2014. 

    Picasso e o Roubo da Monalisa

    Picasso e o Roubo da Monalisa conta o fato de 1911, quando a Monalisa - atualmente o mais famoso quadro do Museu do Louvre - desaparece e, durante as investigações, o pintor Pablo Picasso e o escritor Guillaume Apollinaire são detidos como suspeitos do crime. O roubo inclusive ajudou a popularizar a obra de Da Vinci. 

    Filmes de drama baseados em fatos reais

    Argo

    A história é tão mirabolante que chega a ser espantoso ter dado certo. Para resgatar um grupo de diplomatas americanos refugiados em pleno Irã comandado pelos aiatolás, a CIA elaborou um plano envolvendo agentes disfarçados como pessoas relacionadas com a produção de um filme - fictício, é claro. Argo foi vencedor de três Oscar, nas categorias de filme, roteiro adaptado e edição. 

    A Troca

    Clint Eastwood trouxe à tona em A Troca o obscuro caso real de uma mãe solteira cujo filho desapareceu sem deixar vestígios. Cinco meses depois, a polícia afirma ter encontrado a criança, mas a mãe diz que ela não é seu filho. Mais uma história insólita, que envolve instinto materno e os interesses da polícia em ter uma rápida resolução para um caso de grande repercussão na mídia da época.

    Sempre ao Seu Lado

    Filmes de cachorrinhos sempre emocionam, ainda mais quando é uma história real. Em Sempre ao seu Lado, a lealdade de um cão ao seu dono é posta à prova, baseado em uma história real ocorrida no Japão. Lá há até uma estátua do cachorro Hachi, exibida nos créditos finais do longa-metragem. Prepare o lenço!

    O Homem-Elefante

    Um dos filmes mais tristes já feitos parte de um personagem real: Joseph Merrick, que devido à uma doença congênita teve deformado 90% de seu corpo e, com isso, tornou-se atração em um circo de horrores. Um típico caso de conflito entre corpo e mente, trazido com muita sensibilidade pelo diretor David Lynch e o protagonista John HurtO Homem-Elefante recebeu oito indicações ao Oscar.

    O Enigma de Kaspar Hauser

    Em 1828, um homem que viveu trancado em cativeiro, sem jamais estabelecer algum contato com o mundo exterior, enfim sai de casa. O choque com a realidade e o modo como foi ajudado pela sociedade alemã da época se tornaram um dos casos mais famosos da antropologia, tendo sido adaptado para o cinema em O Enigma de Kaspar Hauser pelo diretor Werner Herzog.

    Filmes de ação baseados em fatos reais

    A Travessia

    Imagine andar sob um cabo a mais de 400 metros de altura, sem qualquer tipo de proteção, no maior prédio do mundo? Philippe Petit fez esta proeza (ou seria maluquice?), entrando escondido no World Trade Center e atravessando rumo ao segundo prédio do complexo. A história já havia rendido O Equilibrista, vencedor do Oscar 2009 de melhor documentário, e é também a base de A Travessia, estrelado por Joseph Gordon-Levitt

    Santuário

    Por mais que James Cameron tenha produzido o filme Santuário mais de olho no que o 3D poderia causar em um ambiente claustrofóbico no fundo do mar, a história dos mergulhadores perdidos em um labirinto de cavernas subaquáticas, precisando correr contra o tempo devido ao término do oxigênio, é verídica - mas, na vida real, o desfecho foi diferente.

    O Ato de Matar

    O que faz um documentário nesta lista? Por mais que narrar a verdade seja um pressuposto básico do gênero, o trabalho feito pelo diretor Joshua Oppenheimer é inacreditável: ele convence criminosos de guerra, que mataram centenas durante a ditadura na Indonésia, a encenarem seus próprios crimes para as câmeras. Trata-se de uma situação tão surreal que garantiu vaga nesta matéria especial. Chocante e impressionante. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top