Minha conta
    Comic-Con 2015: Histeria, devoção e surpresas no painel de Star Wars

    O diretor J.J. Abrams e boa parte do elenco compareceram à Comic-Con.

    Havia algo diferente no ar: um nervosismo incontido, uma ansiedade pelo que estava por vir, que podia ser percebida não apenas pela quantidade de sabres de luz, trazidos pelos fãs, mas também pela ola provocada ainda antes do painel. Cânticos "convocavam" os atores da trilogia clássica, dando ao Hall H um clima de estádio de futebol. O atraso no sempre pontual calendário da Comic-Con não ajudou nem um pouco a dissipar tamanha eletricidade.

    Antes mesmo de anunciar a entrada dos convidados, o mediador Chris Hardwick avisava: "Esta será uma experiência que este grupo terá para o resto da vida." Não era exagero.

    O motivo de tudo isto? O aguardado painel de Star Wars - O Despertar da Força, que abre uma nova trilogia em 17 de dezembro deste ano. Sem novo trailer, como o diretor J.J. Abrams logo explicou: "Acreditamos que não seja o momento, será lançado no outono", disse, sem especificar uma data.

    Sempre que falou, Abrams tomou muito cuidado em pouco revelar sobre a história deste novo capítulo da série criada por George Lucas. Ressaltou que, para ele e o roteirista Lawrence Kasdan, também presente no painel, o que importava era que o filme fosse autêntico. Para ressaltar o cuidado de toda a equipe na confecção do longa-metragem, exibiu um vídeo de bastidores onde, além de breves cenas com os atores, é possível ver como alguns dos seres intergalácticos do novo filme foram feitos. Um deles subiu ao palco: de pescoço longo, meio parecido com um avestruz, carregando nas costas várias gaiolas com frangos (ou algum alien parecido), o qual você pode conferir na imagem ao lado. A qualidade da vestimenta impressionou, bem como os movimentos faciais.

    Por mais que não tenha sido dito por Abrams, a opção em criar personagens reais e colocá-los contracenando com os atores, ao invés de usar a famosa tela verde, é uma resposta às críticas sofridas pela segunda trilogia de Star Wars (A Ameaça-FantasmaAtaque dos Clones e A Vingança dos Sith), onde George Lucas exagerou (bastante) na criação de ambientes e personagens digitais. Trata-se também de uma volta às origens, ao modo como a trilogia clássica (Guerra nas EstrelasO Império Contra-ataca e O Retorno de Jedi) foi feita. O público, é claro, vibrou.

    A segunda parte do painel teve início com a entrada, um a um, dos atores: John Boyega, Daisy Ridley, Oscar Isaac, Carrie Fisher, Adam Driver, Domhnall Gleeson, Gwendoline ChristieMark Hamill e Harrison Ford. O trio clássico foi ovacionado, especialmente Ford, que sofreu um sério acidente de avião alguns meses atrás. "Está tudo bem com o pé, Harrison?", perguntou Chris Hardwick. "Eu vim andando, você não viu?", respondeu, com seu conhecido sarcasmo.

    Em meio a vários "obrigado por vocês terem vindo", a sessão de perguntas e respostas com os fãs foi, como esperado, uma devoção. Pedidos de mais detalhes sobre os personagens e as histórias não foram atendidos, mantendo o clima de mistério em torno da produção. Gwendoline era das mais animadas, ressaltando que sua Capitã Phasma "é tão fora de controle", enquanto que Adam Driver aparentava tensão e preferia não falar muito.

    Questionado se havia imaginado como teria sido a vida de Han Solo após O Retorno de Jedi, Ford comentou que jamais havia pensado nisto porque não acreditava que um dia voltaria a este universo. Ressaltou a qualidade do roteiro de O Despertar da Força e o prazer em reencontrar Hamill e Fisher nos sets. "É como um flashback", disse a atriz.

    J.J. Abrams ressaltou que, ao escolher o elenco, quis manter uma diversidade étnica e de gênero. "É importante que as pessoas se reconheçam com o que é exibido na tela", comentou. A produtora Kathleen Kennedy disse que este princípio será seguido em todos os demais filmes de Star Wars a serem produzidos, e ainda revelou que as filmagens de Star Wars: Rogue One, o primeiro filme derivado produzido pela Disney, começarão daqui a três semanas.

    Com muita nostalgia, o painel de Star Wars teve como objetivo principal mostrar aos fãs que eles podem confiar na equipe criativa por trás de O Despertar da Força, ao menos se depender da valorização do que foi feito na trilogia clássica. Se o público do Hall H já estava deliciado com o que viu, a cereja do bolo veio no desfecho: J.J. Abrams anunciou que, ao lado do centro de convenções de San Diego, seria realizado um concerto com a trilha sonora composta por John Williams para toda a série. Grátis, com todos os presentes sendo convidados. É claro que logo a maior sala da Comic-Con foi esvaziada, com uma verdadeira procissão sendo formada rumo ao local da surpresa - para o desespero de Kevin Smith, que tinha um painel agendado logo depois.

    O AdoroCinema, é claro, esteve lá! E preparou vídeos (no plural) com trechos da apresentação. Estamos dando os retoques finais, para que você possa conferi-los. Aguarde :-)

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top