Minha conta
    Opinião: Por que Nicolas Cage faz tantos filmes ruins?

    Ele tem talento, tem boas propostas... Mas tem escolhido sempre os mesmos filmes de ação.

    Primeiro, vamos avisar: o AdoroCinema gosta bastante de Nicolas Cage. Ele é um ator versátil, capaz de se sair muito bem nos filmes de ação (A Outra Face), nas comédias (Adaptação), dramas (Despedida em Las Vegas), romances (Cidade dos Anjos) e muito mais. O ator já trabalhou com grandes diretores (David Lynch, irmãos Coen, o tio Francis Ford Coppola) e ganhou dezenas de prêmios.

    Mas já faz mais de uma década que Cage tem embarcado em uma série de produções ruins. Geralmente, são pequenos filmes de ação, recheados de clichês (policial aposentado obrigado a fazer um último golpe, pai buscando a filha sequestrada etc.), que não deixam nenhuma abertura à versatilidade. Mesmo os títulos americanos e brasileiros acabam se tornando genéricos: O Sacrifício, O Vidente, Presságio, O Pacto, Reféns, O Resgate, Fúria, Fúria Sobre Rodas... E vem aí O Apocalipse (que nós já vimos, e não é nada bom).

    Ele não conquista um único sucesso de bilheteria em frente às câmeras (tirando trabalhos como dublador) desde 2007, com A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos Seus outros filmes não passaram de US$80 milhões, e a crítica tem destruído a maioria de suas atuações. Apenas exceções, como o drama Joe e Vício Frenético, tiveram seus defensores na imprensa. E o ator não pretende parar por aí: seus próximos filmes são a trama de ação Men With No Fear, com o mesmo diretor de Fúria, e Pay the Ghost. Adivinha? O primeiro trata do acerto de contas de um homem durão com mafiosos e traficantes de drogas, e o segundo traz Cage no papel de um pai em busca do filho sequestrado. (É sério).

    Sem dúvida, nenhum ator precisa ficar transitando entre vários gêneros e estilos. Alguns nomes de sucesso permanecem em produções parecidas (como Jennifer Aniston e as comédias, ou Allison Janney nas comédias dramáticas independentes), mas buscam personagens distintos, ou então se arriscam com diretores promissores ou confirmados. Cage nem chega a esse ponto, saltando de um projeto de ação para outro, sem espaço para pausa. Outros atores de sucesso, como a duplamente oscarizada Hilary Swank, também têm um número considerável de bombas pelo caminho, mas pelo menos experimentam caminhos diferentes. Cadê a ousadia, Nic?

    A vida pessoal também poderia explicar algumas escolhas. O falecido Robin Williams admitiu ter trabalhado em vários filmes fracos no fim de carreira para reembolsar dívidas, e jovens nomes como Matthew Goode e Miles Teller já assumiram a escolha de produções fracas apenas pelo dinheiro (Casa Comigo? e Divergente, respectivamente). Mas Cage não está ganhando fortunas com esses fracassos de bilheteria, nem parece escolher os títulos por estar em alguma crise aparente. É difícil de acreditar que não existam ofertas melhores do que as produções escolhidas por ele.

    O fato é que o ator realmente acredita na qualidade dos filmes em que trabalha, e defende as suas produções com unhas e dentes. Ele constantemente ataca os críticos na imprensa, como nesta afirmação ao jornal The Guardian: "Uma percepção errada, tanto na crítica quanto em Hollywood, é de que eu só faço papéis exagerados. Ou o que eles chamariam de atuações exageradas. Isso é totalmente falso. Outro erro é que eu só faço esses filmes para pagar os cheques, ou que eu sou obcecado por histórias em quadrinhos. Outro grande erro, que precisa ser consertado na minha opinião, é sobre o VoD [críticos americanos frequentemente afirmam que Cage só faz filmes para serem lançados diretamente em DVD ou VoD]"

    Ou seja, ele realmente gosta do que faz, e não pretende mudar tão cedo. Enquanto ainda tiver alguma história de homens durões lutando contra mafiosos, pode chamar Nicolas Cage que ele aceita. Se pelo menos encontrasse projetos de maior potencial comercial, como um Busca Implacável... Talvez uma mudança só aconteça quando Cage ousar em um pequeno filme independente, com uma atuação totalmente diferente destas histórias de ação fracassadas. Mickey Rourke e Matthew McConaughey já conseguiram dar a volta por cima com este tipo de redenção que o Oscar adora premiar. Talvez assim Cage ressurja das cinzas.

    Até isso acontecer, espere mais algumas dezenas de tramas sobre mafiosos, pais vingadores e justiceiros contra traficantes. O público não está gostando, os festivais não estão gostando, os críticos também não... Cage já virou chacota na Internet (Você já procurou pelas paródias dos trabalhos dele? São divertidíssimas). Mas o ator está feliz com o trabalho. E se ele não se importa, por que o resto do mundo deveria se importar, certo? 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top