Minha conta
    Equipe e elenco falam sobre Trash - A Esperança Vem do Lixo no Rio de Janeiro

    Roteirista Richard Curtis participou de coletiva no Rio hoje, ao lado do diretor Stephen Daldry e do elenco brasileiro, que conta com Wagner Moura e Selton Mello.

    Agência Febre/Divulgação

    O roteirista de Trash - A Esperança Vem do Lixo, Richard Curtis (Um Lugar Chamado Notting HillSimplesmente Amor e Questão de Tempo), foi aplaudido na manhã desta terça-feira, 7 de outubro, no Rio de Janeiro, quando declarou: “eu achei que estivéssemos fazendo um excelente thriller sobre uma carteira, mas a gente percebeu que fez um filme sobre esperança. É claro que a gente espera que as pessoas riam, chorem, mas será bonito se mudar a vida de alguém.”

    A declaração aconteceu na coletiva de imprensa para divulgar a produção, à reboque do que disse o ator brasileiro José Dumont, sobre o papel da arte como instrumento de transformação: “se a gente não olhar para essa juventude com a expectativa de um futuro melhor, não faz sentido (fazer o filme). O filme recupera a esperança. Nós, como atores, fazemos uma arte útil e delicada, de alguma forma, para contribuir para a melhoria do mundo."

    Agência Febre/Divulgação

    Dirigido por Stephen Daldry (Billy Elliot, As Horas e O Leitor), Trash conta a história de três garotos pobres que acham, em um lixão, uma carteira com um código que leva à fortuna de um poderoso político.

    Baseado no livro do escritor Andy Mulligan, a história se passa, originalmente, em um país fictício. “Poderia ser no Brasil, Índia ou Filipinas, tivemos que escolher. Uma das razões para filmar aqui é que conhecemos o Fernando Meirelles (Cidade de Deus) e seu trabalho com atores não profissionais”. Os três meninos que dão vida aos protagonistas são atores não profissionais. “Queríamos ter certeza de que a história se encaixava nessa realidade de sonhos deles”, completou o diretor, que teve ajuda do roteirista carioca Felipe Braga – e dos próprios atores durante as filmagens. “O caminho deles foi parecido com o meu”, lembrou André Ramiro, que vive um carcereiro no filme, e foi revelado em Tropa de Elite.

    Agência Febre/Divulgação

    Wagner Moura, no papel do assessor do tal político, disse que é “muito bacana que tenha um diretor como ele (Daldry) olhando para o Brasil desse jeito”. E brincou: “ele me prometeu que quando tiver um personagem que fale inglês com um sotaque estranho, vai me chamar para interpretá-lo”.

    Selton Mello, afastado do cinema como ator desde Billi Pig (2011) explicou seu retorno à função: “Nos últimos tempos eu ando mais dirigindo do que atuando porque não estava estimulado. Esse trabalho foi um renascimento”. No filme, ele vive um investigador da polícia.

    “O Brasil está tendo condições de mostrar suas pérolas, assim como a América já mostrou seus Marlon Brando”, comentou Dumont sobre o elenco brasileiro – o filme ainda conta com os gringos Rooney Mara e Martin Sheen, que não estiveram presentes.

    Agência Febre/Divulgação

    Moura, que viverá o narcotraficante Pablo Escobar em uma produção comandada por José Padilha, apareceu ostentando um bigodinho fino e um cabelo grande, o que seria um indício do início da produção da série Narcos, da Netflix. Espirituoso, ele sugeriu uma continuação para a trama de Thash, na qual ele viveria um dos garotos na idade adulta.

    Trash - A Esperança vem do Lixo estreia nesta quinta-feira, 9 de outubro. Antes, encerra o Festival do Rio 2014.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top