Minha conta
    Mostra SP exibe o último filme com o falecido ator River Phoenix

    E teve também o simpático e divertido O Foguete, e o dramático The Deep. Veja um rápido panorama dos filmes, as próximas sessões e os trailers!

    por Roberto Cunha, em São Paulo

    Domingo de chuva em Sampa e drama nas sessões da Mostra SP, vistas pelo AdoroCinema. Um deles fala de uma história de superação de um pescador sobrevivente de um naufrágio, o outro é uma simpática história de um menino superando o preconceito e o terceiro, embora suspense, foi um grande drama para ser concluído, devido ao falecimento do protagonista. Veja um panorama rápido e as próximas sessões desses títulos!

    :) Bom - Dark Blood (Estados Unidos / Reino Unido / Holanda) - Jovem viúvo (River Phoenix) vive isolado do mundo, no deserto do Arizona, em uma área contaminada por antigos testes nucleares. Sua descendência indígena (origem do título do filme) fez com que ele mantivesse uma rotina tranquila ao lado de seu cão, esperando o que ele acredita ser o fim do mundo. Um dia, a ex-coelhinha da Playboy e atriz Buffy (Judy Davis) aparece em sua casa, porque o carro em que ela viajava ao lado do marido Harry (Jonathan Pryce), pifou no meio do nada. O solitário oferece abrigo até que o veículo seja consertado, mas uma forte atração pela mulher muda completamente seus planos de vida e o terceiro elo dessa "nova" corrente, precisa ser cortado. Rodado em 1993, faltavam poucos dias de filmagens, quando o diretor George Sluizer foi surpreendido com a morte de Phoenix. Em 2011, o cineasta resolveu terminar assmim mesmo, com o material que tinha em mãos. Agora, 20 anos após o ocorrido, Dark Blood começa com uma foto dos bastidores cristalizada na tela e uma explicação do diretor em off, convidando você para ver o resultado. Durante a projeção, as sequências que não foram filmadas são "inseridas" através de uma imagem congelada (da cena anterior) e volta a narração, só que em cima do roteiro. É estranho, mas funcionou. É evidente que existe uma perda significativa na narrativa, mas é possível aceitar o resultado e aproveitar as belas imagens capturadas por Sluizer, com auxílio do premiado diretor de fotografia Edward Lachman, indicado ao Oscar por Longe do Paraíso.  

    Prêmios

    Festival de Berlim - Exibido na Seleção Oficial

    Onde e quando

    29/10 - 19h00 - FAAP

    Bom :) - O Foguete (Laos / Austrália / Tailândia) - Ahlo (Sitthiphon Disamoe) nasceu com a alegria no coração, mas uma tradição do seu povo indicava que ele era amaldiçoado e sua avó insistia nessa questão. Um acidente acontecia e era culpa dele. Quando o destino força a mudança deles para um outro local, é a partir daí que o menino faz novas amizades e numa região marcada pela guerra e distorções, encontra razões para superar o preconceito e ajudar sua família. Contrariando as ordens de seu pai, ele se inscreve no tradicional Festival de Foguetes, que rende dinheiro e prestígio ao ganhador, mas seu prêmio pode ser ainda mais importante. O Foguete pode até sofrer resistência por parte da crítica (e do público) por fazer uso de clichês para contar a história, mas é inegável que eles funcionam. Com muito humor e embalado por uma curiosa devoção ao deus da soul music James Brown, se o filme de Kim Mordaunt vai decolar ou não, só o tempo dirá. Mas o destaque vai mesmo para o carisma do pequeno protagonista (foto acima), um "amigo da lente" e, não por acaso, já comparado a pequenina Quvenzhané Wallis (Indomável Sonhadora).

    Prêmios

    Festival de Berlim - Três prêmios, entre eles, Melhor Filme Estreante e Melhor Diretor Estreante

    Festivalde Tribeca - Três prêmios, entre eles, Melhor Ator (Sitthiphon Disamoe)

    Onde e quando

    30/10 - 20h00 - Espaço Itaú de Cinema - Augusta Anexo 4

    Regular :/ - The Deep/Sobrevivente (Islândia) - Um barco pesqueiro naufraga no mar do Atlântico Norte e o pescador Gulli (Ólafur Darri Ólafsson) luta com todas as forças para sobreviver nas águas geladas. Após seis longas horas nadando, ele consegue encontrar terra firme, na verdade, uma grossa camada de lava, que também precisará ser superada para chegar na civilização. Começa então uma curiosa jornada de um homem querendo retomar sua vida, sofrendo com a perda dos amigos, enquanto a ciência e a religião não conseguem explicar como ele sobreviveu. Baseado em fatos reais e dirigido por Baltasar Kormákur (Contrabando), o filme é o candidato do país na corrida por uma vaga na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2014. Apesar da "trama" incrível  e da empatia do ator protagonista, o longa tem uma levada estranha, meio fria e até um humor sui generis. Se é coerente com o país de origem, tudo bem, mas existe uma possibilidade considerável do público não sair tocado da sala escura, sem aquela sensação de ter visto algo impressionante, o que seria incoerente com qualquer história de superação, que se pretende contar.

    Prêmios

    Festival de Berlim 2013 - Exibido na Seleção Oficial

    Edda Awards (Islândia) - 11 prêmios e mais outra cinco indicações

    European Film Awards - Exibido na Seleção Oficial

    Göteborg Film Festival (Suécia) - Exibido na Seleção Oficial

    Mar del Plata Film Festival 2012- Exibido na Seleção Oficial

    Onde e quando

    29/10 - 20h10 - Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5

    30/10 - 14h00 - Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4

    Para saber mais sobre a Mostra, clique nos links abaixo ou veja críticas e panoramas dos filmes exibidos.

    LEIA MAIS

    Mostra SP: Dia do sinistro Somos o que Somos e da cruel trilogia Oldboy

    Mostra SP: Jet Li detona no exagerado Espadas Voadoras

    Exposição Stanley Kubrick é parada obrigatória da Mostra SP

    O filme A Farra do Circo revela o desbunde do Circo Voador na Mostra SP

    Mostra SP: A comédia romântica El Critico encanta e diverte

    The Lunchbox é uma gostosa comédia romântica da Mostra SP

    O filme Olhos Frios surpreende na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

    Eduardo Coutinho e Park Chan-Wook vão debater com o público na Mostra SP

    O filme coreano Confissão de Assassinato é ação do começo ao fim

    Diretores premiados estão na seleção do Ciclo de Filmes Chineses

    Tensão e sedução temperam o radioativo Grand Central

    Começa a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

    Marina Person indica os filmes imperdíveis da Mostra Internacional de Cinema São Paulo

    37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo já está com ingressos à venda

    Divulgados os filmes da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

    Inside Llewyn Davis, dos irmãos Coen, abrirá a Mostra de São Paulo

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top