"Sofri muito com ele": Este faroeste cult é uma obra-prima, mas Sergio Leone guarda más lembranças dele
Compartilhe esta matéria

O diretor Sergio Leone foi obrigado a filmar Era uma Vez a Revolução porque foi traído por toda a sua equipe.

Sergio Leone vítima de um complô? Sim, o diretor dos míticos Três Homens em Conflito e Por um Punhado de Dólares foi forçado a realizar um filme porque todo mundo havia mentido para ele, como relatado em Conversas com Sergio Leone, de Noël Simsolo.

Quando Explode a Vingança
Quando Explode a Vingança
Data de lançamento 25 de agosto de 2020 | 2h 30min
Criador(es): Sergio Leone
Com James Coburn, Rod Steiger, Romolo Valli
Usuários
4,1
Assistir em streaming

Uma armadilha bem arquitetada no filme Quando Explode a Vingança

Para fazer um favor a pessoas próximas, Sergio Leone escreveu com Sergio Donati um argumento de western: uma história de amizade de 25 páginas entre um camponês mexicano e um revolucionário do IRA. Os produtores do projeto insistiram para que o diretor italiano — ultrafamoso por sua trilogia dos dólares e por Era uma Vez no Oeste — se tornasse o produtor oficial do filme. Mais uma vez para fazer um favor, porque seu nome "vendia" e permitiria viabilizar o projeto, que se tornaria Quando Explode a Vingança (1971).

Como a United Artists deveria lançar o filme nas salas, o estúdio americano recomendou contratar o jovem diretor americano Peter Bogdanovich, que acabara de filmar Na Mira da Morte com Boris Karloff e o inclassificável Voyage to the Planet of Prehistoric Women para o produtor Roger Corman.

United Artists

Mas, mais interessado em exibir Na Mira da Morte para a elite intelectual do que no projeto, Bogdanovich não se encaixou e foi dispensado após três semanas. A United Artists parou de sugerir nomes para dirigir o filme, enquanto a data de início das filmagens se aproximava. Como produtor, Leone contatou pessoalmente Sam Peckinpah, um diretor marginal de Hollywood que tinha acabado de assinar sua obra-prima: o western Meu Ódio Será Sua Herança. Melhor ainda: ele aceitou!

Exceto que os atores escalados para o filme — Rod Steiger no papel do mexicano, James Coburn no papel do irlandês — só embarcariam no projeto se fosse Leone a dirigir. Gentil da parte de Coburn, que já havia trabalhado com Peckinpah em Juramento de vingança. Embora já estabelecidos na carreira, percebia-se que Steiger e seu companheiro desejavam um novo coméco, assim como Leone havia relançado Lee Van Cleef e Clint Eastwood.

Uma situação explosiva

A uma semana do início das filmagens, portanto, ainda sem diretor. E ao chegar à Espanha, Leone percebeu que havia sido enganado:

"No local, tomei conhecimento de todos os detalhes de um complô armado ao meu redor. Desde a assinatura do nosso acordo, a United Artists havia me preparado uma armadilha. Todo mundo estava envolvido em uma trama que deveria me obrigar a realizar esse filme (…)".

United Artists

"Com seu Oscar", prosseguiu Leone, "Rod Steiger valia setecentos e cinquenta mil dólares por filme. Ele havia concordado em receber apenas um terço dessa quantia se fosse eu a dirigir. James Coburn também estava envolvido. Ele era [da agência] M.C.A., assim como Steiger. Na verdade, a história de Bogdanovich era uma pista falsa. Agora eu podia ler os contratos de verdade. Estava encurralado entre duas saídas: cancelar o filme ou realizá-lo eu mesmo".

O diretor italiano se viu então obrigado a retrabalhar o roteiro dia após dia com Sergio Donati "para que tudo fosse compatível com [seu] universo". As filmagens foram complicadas, com Rod Steiger se mostrando particularmente difícil.

No final, Quando Explode a Vingança ficará na memória de Leone como uma lembrança agridoce. O diretor disse: "Não é meu filme preferido, mas é o que me é mais caro, como uma criança malformada. Sofri muito com ele".

Marco Rigobelli
Marco Rigobelli
Marco é tradutor e redator. Tem uma história pessoal com O Bebê de Rosemary, acha que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um dos maiores filmes já feitos e pode passar horas contando fatos aleatórios sobre O Senhor dos Anéis.
Links relacionados