A relação entre a Marvel e Scarlett Johansson é longa. A atriz estreou como Natasha Romanoff / Viúva Negra em Homem de Ferro 2 (2010) e se tornou uma personagem fundamental no Universo Cinematográfico Marvel. Ela esteve associada à franquia por mais de uma década. Sua última aparição foi em Viúva Negra (2021), o prelúdio que marcou a estreia de Yelena Belova, que assumiu o manto da heroína.
Mas, assim como a Marvel costuma ressuscitar personagens esquecidos, Scarlett Johansson estava fora do estúdio havia quatro anos quando precisou contatá-los novamente: ela queria que seu nome fosse retirado de um filme.
Scarlett Johansson pediu para Marvel remover seu nome de Thunderbolts*
Thunderbolts* (2025), o filme que apresentou os Novos Vingadores e é inegavelmente um dos melhores filmes do MCU dos últimos anos. Dirigido por Jake Schreier e estrelado por Florence Pugh como Yelena, o filme listou Scarlett Johansson como produtora executiva. Quando descobriu isso, ela pediu que seu nome fosse removido, pois não estava envolvida e, até agora, produziu apenas Viúva Negra para a Marvel.
"É o dia da estreia de um filme onde, basicamente, você é o sétimo Thunderbolt. Seu personagem está no filme inteiro... Você é produtora executiva. Parabéns!", disse David Harbour, que interpreta Alexei Shostakov / Guardião Vermelho no MCU, em junho de 2025, durante uma conversa com a atriz para a revista Interview.
Scarlett Johansson fala sobre seu possível retorno a Marvel: “Seria um verdadeiro milagre”"Pedi que removessem meu nome dos créditos porque eu não estava envolvida", respondeu Johansson. Ela sugeriu que seu nome foi creditado inicialmente por razões contratuais.
Durante a conversa com Harbour, a atriz foi sincera sobre sua experiência na franquia. "Alguns dos filmes que fiz para a Marvel me conectaram mais com a minha personagem do que outros. Como em Capitão América 2 - O Soldado Invernal com o Chris [Evans], tínhamos uma dinâmica muito forte. Em outros filmes, o elenco era tão grande e havia tanta trama para desenvolver que você começa a se sentir como uma engrenagem na máquina, tentando manter tudo funcionando. E se você se dedica a isso por cinco meses e meio, é como se pensasse: 'Ok. Não posso pintar as unhas, não posso cortar o cabelo'. Parecem questões bobas, mas sua identidade fica ligada a esse trabalho por muito tempo, e se você não está fazendo um trabalho envolvente como ator, às vezes você se sente um pouco retraído".
De Thunderbolts* a 'Vingadores: Doutor Destino
Marvel Studios
A verdade é que, após um período difícil, o MCU começou a se recuperar em 2025 com Thunderbolts* e Quarteto Fantástico: Primeiros Passos. Nenhum dos dois foi um sucesso comercial, mas ambos foram bem recebidos pela crítica.
Após Homem de Ferro 2, Johansson retornou como Viúva Negra em Os Vingadores (2012) e reprisou o papel em Capitão América 2 - O Soldado Invernal (2014). Em seguida vieram Vingadores: Era de Ultron (2015), Capitão América: Guerra Civil (2016), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato (2019) e Viúva Negra.
Scarlett Johansson é uma das poucas Vingadoras originais cujo retorno ao MCU não foi confirmado após Ultimato. No último filme do grupo de super-heróis, Natasha se sacrifica jogando-se no vazio em Vormir para que os outros possam obter a Joia da Alma e, assim, trazer todos de volta após o estalo de Thanos.
A batalha de bilheteria mais emocionante acontecerá em 2026: Duas grandes sagas de ficção científica lançarão seus filmes no mesmo diaA menos que haja alguma surpresa de última hora, a atriz não estará em Vingadores: Doutor Destino, o grande novo evento da Marvel. Seus colegas de elenco estarão: Robert Downey Jr. retorna como Doutor Destino, Chris Evans como Steve Rogers / Capitão América e Chris Hemsworth como Thor. Jeremy Renner como Clint Barton / Gavião Arqueiro e Mark Ruffalo como Bruce Banner / Hulk ainda não foram confirmados.
David Harbour e Florence Pugh estarão em Vingadores: Doutor Destino, dirigido pelos irmãos Joe e Anthony Russo. O filme conta com um elenco estelar e, além de muitos rostos conhecidos do MCU, também trará de volta os X-Men originais.
O filme estreia nos cinemas brasileiros em 17 de dezembro.