Estamos todos na torcida para que O Agente Secreto conquiste indicações no Oscar 2026, mas tem outro filme brasileiro que pode conseguir uma vaga na principal premiação de Hollywood: Apocalipse nos Trópicos, documentário dirigido por Petra Costa.
Além de O Agente Secreto, Apocalipse nos Trópicos pode ser indicado ao Oscar
Apocalipse nos Trópicos está na pré-lista (shortlist) do Oscar 2026 na categoria de Melhor Documentário, divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta terça-feira (26). A lista final de indicados será anunciada em 22 de janeiro.
Disponível no catálogo da Netflix, Apocalipse nos Trópicos é o mais recente documentário de Petra Costa, que já foi indicada ao Oscar de Melhor Documentário por Democracia em Vertigem (2019) e também responsável por Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2014). A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para 15 de março.
Assim como Apocalipse nos Trópicos, o brasileiro Yanuni aparece na shortlist de Documentário. O Agente Secreto está na lista de Filme Internacional e Elenco; Amarela como Curta-Metragem e Adolpho Veloso em Fotografia por Sonhos de Trem.
Qual é a história de Apocalipse nos Trópicos? Conheça o documentário de Petra Costa disponível na Netflix
Netflix
Em Apocalipse nos Trópicos, Petra Costa investiga o aumento da participação de líderes evangélicos nas decisões políticas do país e como o movimento evangélico, com sua ideologia apocalíptica, desempenhou um papel crucial na ascensão de Jair Bolsonaro à presidência e levanta questões sobre a ameaça de uma teocracia nacional.
Com acesso exclusivo a figuras importantes no cenário político nacional dos últimos anos, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o televangelista Silas Malafaia, a cineasta investiga o papel profundo que o movimento evangélico desempenhou na recente turbulência política do Brasil.
Apocalipse nos Trópicos está disponível na Netflix.