Quentin Tarantino sempre foi uma pessoa polêmica. Genioso, o diretor com alguns dos maiores filmes das últimas décadas, como Kill Bill, Django Livre e Pulp Fiction, o cineasta coleciona prêmios e a crescente aclamação do público ao mesmo tempo em que, vez ou outra, solta algumas declarações bombásticas no mundo cinéfilo. Dessa vez, ele resolveu pegar no pé de um dos atores mais interessantes da atualidade, um astro que coleciona créditos em Batman, Pequena Miss Sunshine, Os Fablemans e Dinheiro Fácil: Paul Dano.
"Ele é o mais fraco"
Reprodução
Para o diretor de Bastardo Inglórios, o filme Sangue Negro é uma obra quase perfeita, mas a presença do jovem ator seria um ponto de desequilíbrio de todo o filme. A declaração surgiu enquanto falava sobre os seus filmes favoritos, dos quais Falcão Negro em Perigo lidera a lista na frente de Toy Story 3, Encontros e Desencontros e Dunkirk. Até que citou o filme de Paul Thomas Anderson, que para ele é muito bom, mas tem “uma falha enorme, e essa falha é Paul Dano”.
Depois de mencionar o artista, o diretor acrescentou: "Ele é o mais fraco", cara. Ele é um banana." Então, quem poderia ter feito melhor? Austin Butler teria sido maravilhoso nesse papel", disse. "[Dano] é um cara tão fraco, tão sem graça e tão desinteressante", completou.
Quentin Tarantino está de volta! Diretor retorna às telonas em inesperada posiçãoOs críticos iniciaram um debate nas redes sociais, tanto pela franqueza quanto pela interpretação do equilíbrio narrativo do filme, que consideram um fracasso como "duplo": uma obra que deveria se apoiar em duas performances igualmente poderosas, mas que inevitavelmente pende para o lado de Day-Lewis.
Quentin Tarantino x Paul Dano
Embora pareça um ataque isolado, essa não é a primeira vez que Tarantino fala da atuação da Paul neste filme, mesmo ele sendo indicado ao BAFTA pelo projeto e ter recebido a atenção da mídia especializada na época. Curiosamente, o ator passou a ser defendido por uma série de artistas que se compadeceram com a situação inusitada, especialmente por acharem que o ator - um dos melhores de sua geração - segue com uma carreira promissora em Hollywood.
Mais uma vez, Tarantino conseguiu iniciar uma discussão inesperada, mas que hoje lança uma nova luz sobre um dos grandes filmes do século XXI e também coloca os holofotes em Paul Dano, que, mesmo massacrado pelo cineasta, passou a ganhar apoio massivo de todos os lugares.