A presença de Scarlett Johansson em Batman 2 é a pista de que o filme de Robert Pattinson pode adaptar uma das melhores histórias da DC
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

A Máscara do Fantasma pode ganhar vida em Batman 2, e há rumores de que Scarlett Johansson pode interpretar uma personagem em live-action.

Surgiram rumores de que Scarlett Johansson poderia migrar do Universo Cinematográfico da Marvel para a DC em Batman. A Warner Bros. não confirmou essa informação, mas os fãs começaram a imaginar quem a atriz poderia interpretar. Existem todos os tipos de teorias, mas uma delas, poderia significar uma adaptação live-action de uma das melhores histórias do vigilante de Gotham: A Máscara do Fantasma.

A imaginação dos fãs está à solta. De vilões como Talia al Ghul ou uma nova versão da Arlequina a personagens completamente novos que poderiam ser introduzidos. Uma das opções que ganhou mais força nas últimas horas é a de Scarlett Johansson dar vida à Hera Venenosa, a icônica ecoterrorista de Gotham – uma personagem eternizada na memória coletiva pela interpretação de Uma Thurman em Batman & Robin, em 1997. A ideia não é absurda: a atriz tem experiência em papéis complexos e moralmente ambíguos, e o contraste com o tom sombrio e realista de Batman (2022) poderia ser fascinante.

Mas existe outra teoria que combina com o perfil da atriz, e não apenas por envolver uma história que os fãs do Batman consideram uma das melhores, A Máscara do Fantasma.

Batman: A Máscara do Fantasma, uma obra-prima esquecida

Warner Bros. Pictures

Lançado em 1993, Batman - A Máscara do Fantasma foi concebido como uma extensão cinematográfica da magnífica série animada Batman: A Série Animada, que redefiniu o Cavaleiro das Trevas para toda uma geração de fãs. Apesar de sua qualidade, o filme estreou em um momento difícil, competindo com gigantes como A Lista de Schindler e Filadélfia, e ofuscado pelas adaptações em live-action que estavam sendo dirigidas por Tim Burton, e não alcançou o sucesso comercial que merecia. No entanto, com o tempo, tornou-se um clássico cult, amplamente considerado por críticos e fãs como uma das melhores adaptações do personagem antes da chegada de Christopher Nolan.

A trama gira em torno de Batman investigando um novo vigilante mascarado, o Fantasma, que chega a Gotham e começa a assassinar membros do crime organizado. Ao mesmo tempo, Bruce Wayne reencontra Andrea Beaumont, seu grande amor do passado, o que o coloca diante de uma escolha impossível entre sua vida pessoal e seu dever como protetor de Gotham. Deu para entender, né? A história se desenrola por meio de flashbacks que mostram o início da trajetória de Bruce como Batman e o conflito interno que o leva a abraçar sua cruzada contra o crime. Ambos elementos poderiam se encaixar na cronologia da sequência de Batman, que continuaria explorando a história de um jovem Batman.

Onde Scarlett Johansson se encaixaria?

Se a Warner Bros. e Matt Reeves adaptassem A Máscara do Fantasma para um filme live-action, Scarlett Johansson teria um papel fundamental. Sua personagem poderia ser Andrea Beaumont, a mulher que representa a possibilidade de felicidade para Bruce Wayne e que também está ligada ao mistério do Fantasma. Ela poderia trazer a complexidade emocional necessária para transmitir a mistura de força, vulnerabilidade e segredo que caracteriza Andrea. Sua presença no filme não seria apenas uma homenagem aos fãs do universo animado, mas também explorar o lado mais humano do Batman, algo que tem sido um desafio até nas adaptações live-action do personagem.

Warner Bros. Pictures

A versão original de A Máscara do Fantasma nos lembra que Batman também é um personagem interessante por trás da máscara . Em menos de 80 minutos de duração, os diretores Bruce Timm e Eric Radomski, com o roteirista Alan Burnett, conseguem desenvolver histórias paralelas, explorar o passado de Bruce Wayne e entregar cenas de ação visualmente deslumbrantes graças a uma animação soberba – algo que levou anos para os cineastas replicarem com o mesmo nível de intensidade.

Batman - A Máscara do Fantasma está disponível na HBO Max.

facebook Tweet
Links relacionados