"Repugnante": Hoje, este filme é um sucesso cult, mas 20 anos atrás quase ninguém queria fazê-lo
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Papai Noel às Avessas teve dificuldades para encontrar um distribuidor em Hollywood, e também um ator protagonista.

Embora o Natal ainda esteja a mais de um mês e meio de distância, muitas pessoas já começam a se preparar para as festas de fim de ano, ouvindo canções icônicas como "All I Want for Christmas Is You", de Mariah Carey, e assistindo a produções natalinas. É por isso que hoje vamos falar sobre o que é possivelmente o filme de Natal mais polêmico já feito em Hollywood e que muitos atores renomados da indústria recusaram fazer parte.

Estamos falando de uma proposta com um orçamento de mais de 20 milhões de dólares em 2003; ou seja, não era exatamente um filme independente e, como não exigia muitos efeitos especiais, podia se dar ao luxo de pagar algumas estrelas.

Papai Noel às Avessas
Papai Noel às Avessas
Data de lançamento 17 de dezembro de 2004 | 1h 28min
Criador(es): Terry Zwigoff
Com Billy Bob Thornton, Bernie Mac, Tony Cox
Usuários
3,4

Além disso, tinha o atrativo adicional de Joel e Ethan Coen como produtores executivos, mas seu roteiro, dominado por humor irreverente e diálogos repletos de palavrões, não foi muito bem recebido por alguns dos maiores nomes de Hollywood na época, incluindo Robert De Niro, Jack Nicholson e Nicolas Cage.

Encontrar uma distribuidora para o filme também não foi fácil. A Universal Pictures o rejeitou, mas foi justamente isso que chamou a atenção da Dimension Films. O produtor Bob Weinstein relatou isso em uma entrevista de 2016 ao The New York Times: "Perguntei a um executivo da Universal: 'Por que vocês o rejeitaram?' E ele respondeu: 'Era a coisa mais repugnante, vil, misógina, anti-Natal e anti-criança que poderíamos imaginar'. Foi exatamente por isso que eu o comprei". E, a julgar pelo desempenho nas bilheterias, eles estavam claramente certos: o filme quase quadruplicou o investimento.

Dimension Films

Mas será que Papai Noel às Avessas mereceu todos esses elogios? Foi um produto de sua época, e seus roteiristas deram asas à imaginação de todas as maneiras politicamente incorretas que conseguiram imaginar. Dirigido por Terry Zwigoff, que queria torná-lo ainda mais sombrio do que vimos na tela, o filme conquistou o público graças ao seu humor ácido, vulgar e intransigente, bem diferente do "espírito natalino" dos filmes de Natal que fazem sucesso, a ponto de ser elevado ao status de cult por muitos.

Os atores que se recusaram a participar do filme

Estrelas como Robert De Niro, Jack Nicholson e Nicolas Cage, e também Bill Murray, Sean Penn e James Gandolfini, se distanciaram do projeto, e o papel principal acabou ficando com Billy Bob Thornton, um ator que os irmãos Coen conheciam muito bem.

Em Papai Noel às Avessas, acompanhamos um vigarista de quinta categoria, alcoólatra e desastrado (Billy Bob Thornton) que trabalha como Papai Noel no Natal. Todo ano, nessa época, ele e seu cúmplice (Tony Cox), um sujeito disfarçado de elfo, tentam realizar um grande roubo no shopping. Porém, este ano as coisas tomam um rumo inesperado quando o protagonista faz amizade com uma criança. O resto você pode imaginar: uma série de situações absurdas e repletas de palavrões.

facebook Tweet
Links relacionados