Este é o melhor filme biográfico musical de todos os tempos: Joaquin Pheonix e Reese Witherspoon brilham
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

A brilhante cinebiografia de Johnny Cash.

Havia material suficiente para um filme envolvente sobre Johnny Cash e sua vida. Mas será que tudo isso seria realizado de forma crível? Ou nos restaria um melodrama sentimental ou — pior ainda! — um longa sensacionalista e sórdido sobre um ex-astro decadente, bêbado e viciado em remédios? E quem poderia encarnar um dos grandes ídolos musicais e fazer justiça ao seu incrível carisma e gênio singular?

Johnny & June e Joaquin Phoenix (Coringa), que Cash escolheu pessoalmente para o papel principal, superaram em muito as expectativas. Este é o melhor filme biográfico de músico de todos os tempos – de Bohemian Rhapsody e Bird a Ray, The Doors e Piaf - Um Hino ao Amor, além de Amadeus, Rocketman e Better Man - A História de Robbie Williams.

Fox 2000 Pictures

Esta obra-prima do diretor de Cop Land e Logan, James Mangold, está disponível no Disney+ e gratuitamente no Mercado Play.

Johnny & June é uma obra-prima

A produção, que respira autenticidade, apoiada por um excelente trabalho de câmera, cenários magníficos e um roteiro rápido, mas nunca frenético, que percorre as etapas individuais da vida de Cash, é cativante em todos os momentos – íntimos ou cenas que o mostram no palco.

O coração e a alma do filme são as atuações de Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon (Livre), que ganhou um Oscar por sua comovente atuação, como a esposa de longa data de Cash, June Carter. Nenhum deles tem semelhança direta com seus colegas da vida real – Phoenix também é 15 centímetros mais baixo e mais magro do que o cantor jamais foi. No entanto, eles capturam muito bem a essência do casal e de seu relacionamento.

"As cenas de sexo foram difíceis": É o filme mais complicado que Reese Witherspoon já fez, mas lhe rendeu a segunda indicação ao Oscar.

Além disso, as estrelas cantaram as músicas elas mesmas. Não houve reprodução nem assistência técnica, como em Bohemian Rhapsody. Uma decisão sem dúvida ousada do diretor, mas que valeu a pena. Dessa forma, tais passagens cruciais do filme sempre parecem reais e criam uma intensidade enorme.

É disso que se trata o filme biográfico de Johnny Cash

Em meados da década de 1950, o jovem Johnny Cash (Phoenix) retorna aos Estados Unidos após o serviço militar na Alemanha. Ele se casa com sua namorada de infância, Vivian (Ginnifer Goodwin), e quer seguir a carreira de cantor gospel em Memphis. Quando isso não dá certo, ele começa a desenvolver seu próprio som, combinando elementos de country e rockabilly, que imediatamente ganha muito mais força.

Em turnê com outros artistas, ele conhece June Carter (Witherspoon) e se apaixona pela cantora folk, também casada. Inicialmente, porém, ela não quer nada além de uma parceira de dueto para ele. Apesar do crescente sucesso, a situação frustra o cantor, e ele se entrega cada vez mais ao álcool e, acima de tudo, a estimulantes.

Johnny & June
Johnny & June
Data de lançamento 10 de fevereiro de 2006 | 2h 17min
Criador(es): James Mangold
Com Joaquin Phoenix, Reese Witherspoon, Robert Patrick
Usuários
4,3
Assista agora no Disney +

Carter, portanto, se recusa a continuar se apresentando com ele – o que só faz com que Cash se afunde ainda mais. Enquanto isso, seu casamento termina e ele é preso por porte de drogas. Física e mentalmente à beira do colapso, ele parece ter arruinado sua carreira e também sua vida pessoal.

facebook Tweet
Links relacionados