"Um dos meus melhores filmes": Clint Eastwood se orgulha particularmente deste extraordinário épico da Segunda Guerra Mundial
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

No ano de 2007, Eastwood lançou dois filmes épicos sobre a mesma temática.

Clint Eastwood tem todos os motivos para se orgulhar ao relembrar sua filmografia. Afinal, o diretor de 95 anos se tornou um ícone como ator com clássicos como a famosa trilogia Dólar, de Sergio Leone, antes de embarcar em uma carreira de direção não menos impressionante. Desde sua estreia com o thriller psicológico Perversa Paixão (1971), Eastwood dirigiu impressionantes 40 filmes, como seu mais recente – o tenso drama jurídico Jurado Nº 2.

Eastwood ganhou dois Oscars de Melhor Diretor – pelo faroeste Os Imperdoáveis (1992) e pelo melodrama de boxe Menina de Ouro (2004) – e outros destaques da carreira incluem filmes como Josey Wales, o Fora-da-Lei, As Pontes de Madison, Sobre Meninos e Lobos e Gran Torino. Mas qual de seus inúmeros trabalhos como diretor é particularmente querido pelo coração da lenda viva de Hollywood?

Há 61 anos, Clint Eastwood recebeu o pior conselho do mundo: Uma suposta "má jogada" em sua carreira que o transformou em uma estrela

O astro revelou isso em uma entrevista ao canal de televisão japonês NHK. Quando perguntado sobre qual filme ele mais se orgulhava como diretor, ele respondeu: "Vou te contar um que foi um verdadeiro risco: A Conquista da Honra. E enquanto eu trabalhava nisso, a ideia para Cartas de Iwo Jima me veio à mente. E eu pensei: ‘Isso vai ser incrivelmente difícil porque quase não há informações sobre isso.’"

A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima são um projeto duplo incomum de filme de guerra: em ambos os longas, Eastwood conta a história da Batalha de Iwo Jima durante a Segunda Guerra Mundial – uma vez da perspectiva americana, outra da perspectiva dos soldados japoneses. Eastwood filmou Iwo Jima inteiramente em japonês (que, claro, ele não falava) com atores japoneses (incluindo Ken Watanabe, conhecido por O Último Samurai) – uma atitude bastante incomum para um diretor americano.

DreamWorks Pictures

Clint explica ainda como abordou o filme: "Viajei ao Japão e conversei com o governador da província que inclui Iwo Jima. Disse a ele: 'Esta é uma história que precisa ser contada de uma perspectiva japonesa.'" Com a ajuda do governador, Eastwood conseguiu localizar testemunhas e parentes de soldados que se dispuseram a compartilhar suas memórias com ele.

"Tive a sorte de encontrar uma roteirista aqui nos Estados Unidos", diz o ator de Perseguidor Implacável [Ele se refere a Iris Yamashita]. "Ela era descendente de japoneses, mas nasceu nos EUA e, na verdade, não falava o idioma. Mas fez uma excelente pesquisa e escreveu um roteiro muito bom. Foi uma grande satisfação, porque ainda considero [Cartas de Iwo Jima] um dos meus melhores filmes."

Cartas de Iwo Jima
Cartas de Iwo Jima
Data de lançamento 16 de fevereiro de 2007 | 2h 19min
Criador(es): Clint Eastwood
Com Ken Watanabe, Kazunari Ninomiya, Shido Nakamura
Usuários
4,2
alugar ou comprar

Enquanto A Conquista da Honra recebeu 4 de 5 estrelas da comunidade do AdoroCinema, Cartas de Iwo Jima ganhou 4,2 estrelas.

facebook Tweet
Links relacionados