4 anos antes de Pulp Fiction, Samuel L. Jackson estrelou um dos melhores filmes de gangster de todos os tempos – e quase todo mundo já o esqueceu!
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Em 1990, Martin Scorsese trouxe aos cinemas uma obra-prima da máfia.

Antes de ser substituído recentemente por Dwayne Johnson, Samuel L. Jackson foi o ator de maior sucesso de todos os tempos – pelo menos se considerarmos a soma das bilheterias de todos os filmes em que o ator de 76 anos atuou ao longo de sua extensa carreira. Isso inclui inúmeros sucessos da Marvel, três longas da série Star Wars, várias obras-primas de Quentin Tarantino – e, como se não bastasse, Jurassic Park!

Embora tenha aparecido pela primeira vez diante das câmeras em 1972, Jackson só comemorou sua ascensão 22 anos depois – no clássico Pulp Fiction – Tempo de Violência, de Tarantino. No longa, o ator interpretou o assassino de aluguel Jules Winnfield, que, junto com seu parceiro Vincent Vega (John Travolta), discute hamburguerias, massagens nos pés e a existência de milagres.

"Me irrita quando pensam isso": Samuel L. Jackson é o culpado pelo engano que Quentin Tarantino detesta em seus filmes

A atuação de Jackson foi recompensada com uma indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro – e então ele se tornou um astro. Nos anos seguintes, ele assumiu papéis coadjuvantes marcantes em sucessos de bilheteria como Duro de Matar - A Vingança e Tempo de Matar, mas também fez aparições em thrillers como 187 - O Código e A Negociação.

Samuel L. Jackson estrelou Os Bons Companheiros – e continuamos esquecendo!

A carreira de Jackson pode, portanto, ser dividida em um período anterior e posterior a Pulp Fiction. Dada essa pausa, é fácil esquecer que o ator de Shaft já havia estrelado vários filmes importantes nos anos anteriores – além de Jurassic Park, como Amor à Queima-Roupa, Faça a Coisa Certa e Um Príncipe em Nova York.

E há uma obra-prima da máfia considerada um dos melhores filmes de gangster de todos os tempos: Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese!

Samuel L. Jackson em Os Bons Companheiros Warner Bros.
Samuel L. Jackson em Os Bons Companheiros

Quando você pensa no filme, pensa imediatamente nas atuações carismáticas de pesos pesados como Robert De Niro, Ray Liotta e Joe Pesci. O fato de ele ter desempenhado um papel coadjuvante secundário – a Wikipédia o lista na posição 32 – Samuel L. Jackson também aparece, mas é fácil esquecer se não assiste a Goodfellas, no original, há algum tempo. Jackson interpreta Stacks Edwards no longa, um capanga secundário da gangue central de gangsters que se envolve como motorista e cúmplice no suposto assalto à Lufthansa – e não consegue fazer o carro da fuga desaparecer. Depois que a polícia captura os criminosos por esse descuido, Edwards é baleado por Tommy DeVito (Pesci). A aparição de Samuel dura apenas cerca de um minuto no total – descobrimos que a execução não ocorreu por meio de flashbacks, mas apenas pela narração de Henry Hill (Liotta).

Os Bons Companheiros
Os Bons Companheiros
Data de lançamento 1990 | 2h 25min
Criador(es): Martin Scorsese
Com Ray Liotta, Robert De Niro, Joe Pesci
Usuários
4,5
Assista agora no Prime Video

Portanto, não é de se admirar que até mesmo os cinéfilos mais fervorosos se esqueçam de que Samuel L. Jackson desempenhou um papel em Os Bons Companheiros.

facebook Tweet
Links relacionados