Antes de ser substituído recentemente por Dwayne Johnson, Samuel L. Jackson foi o ator de maior sucesso de todos os tempos – pelo menos se considerarmos a soma das bilheterias de todos os filmes em que o ator de 76 anos atuou ao longo de sua extensa carreira. Isso inclui inúmeros sucessos da Marvel, três longas da série Star Wars, várias obras-primas de Quentin Tarantino – e, como se não bastasse, Jurassic Park!
Embora tenha aparecido pela primeira vez diante das câmeras em 1972, Jackson só comemorou sua ascensão 22 anos depois – no clássico Pulp Fiction – Tempo de Violência, de Tarantino. No longa, o ator interpretou o assassino de aluguel Jules Winnfield, que, junto com seu parceiro Vincent Vega (John Travolta), discute hamburguerias, massagens nos pés e a existência de milagres.
"Me irrita quando pensam isso": Samuel L. Jackson é o culpado pelo engano que Quentin Tarantino detesta em seus filmesA atuação de Jackson foi recompensada com uma indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro – e então ele se tornou um astro. Nos anos seguintes, ele assumiu papéis coadjuvantes marcantes em sucessos de bilheteria como Duro de Matar - A Vingança e Tempo de Matar, mas também fez aparições em thrillers como 187 - O Código e A Negociação.
Samuel L. Jackson estrelou Os Bons Companheiros – e continuamos esquecendo!
A carreira de Jackson pode, portanto, ser dividida em um período anterior e posterior a Pulp Fiction. Dada essa pausa, é fácil esquecer que o ator de Shaft já havia estrelado vários filmes importantes nos anos anteriores – além de Jurassic Park, como Amor à Queima-Roupa, Faça a Coisa Certa e Um Príncipe em Nova York.
E há uma obra-prima da máfia considerada um dos melhores filmes de gangster de todos os tempos: Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese!
Warner Bros.
Quando você pensa no filme, pensa imediatamente nas atuações carismáticas de pesos pesados como Robert De Niro, Ray Liotta e Joe Pesci. O fato de ele ter desempenhado um papel coadjuvante secundário – a Wikipédia o lista na posição 32 – Samuel L. Jackson também aparece, mas é fácil esquecer se não assiste a Goodfellas, no original, há algum tempo. Jackson interpreta Stacks Edwards no longa, um capanga secundário da gangue central de gangsters que se envolve como motorista e cúmplice no suposto assalto à Lufthansa – e não consegue fazer o carro da fuga desaparecer. Depois que a polícia captura os criminosos por esse descuido, Edwards é baleado por Tommy DeVito (Pesci). A aparição de Samuel dura apenas cerca de um minuto no total – descobrimos que a execução não ocorreu por meio de flashbacks, mas apenas pela narração de Henry Hill (Liotta).
Portanto, não é de se admirar que até mesmo os cinéfilos mais fervorosos se esqueçam de que Samuel L. Jackson desempenhou um papel em Os Bons Companheiros.