"Eu queria ver se conseguia assistir até o fim": 50 anos depois, Steven Spielberg finalmente encontrou coragem para assistir um de seus melhores filmes
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Meio século após uma das filmagens mais desafiadoras de sua carreira, Steven Spielberg revisitou Tubarão pela primeira vez.

Em mais de um sentido, Tubarão foi um filme verdadeiramente impactante. Primeiro, para a história do cinema, afinal é tradicionalmente considerado o primeiro blockbuster já feito. Segundo, para milhões de espectadores, que nunca mais ousaram mergulhar os pés na água depois de assisti-lo. Por fim (e talvez o mais importante) para o próprio Steven Spielberg, que teve um pesadelo durante as filmagens.

"Depois de estourar o cronograma e o orçamento, eu realmente acreditei que Tubarão seria o último filme que eu faria", ele declarou sem rodeios em uma mensagem de vídeo publicada no National Geographic Channel, marcando o 50º aniversário do filme.

"Eu assisti Tubarão"

Universal Pictures

No entanto, apesar dessa memória complicada e do fato de Spielberg não normalmente assistir seus próprios filmes, ele recentemente criou coragem para mergulhar de cabeça nas mandíbulas do tubarão.

"Eu assisti Tubarão", disse o diretor, via Far Out Magazine. "Não assisto meus filmes, mas estava sozinho, não tinha ninguém comigo, e encontrei uma cópia muito boa de Tubarão. Eu queria assistir ao filme como ele era no dia do lançamento e ver se conseguiria assisti-lo até o fim, chegar ao final sem reviver os pesadelos da filmagem. E devo dizer que, quando cheguei ao final, foi a primeira vez que assisti a Tubarão como espectador, não como cineasta".

"Gostei", disse Steven Spielberg simplesmente sobre seu lendário longa-metragem lançado em 1975, com toda a modéstia que o caracteriza.

Um verdadeiro clássico da história do cinema, absolutamente essencial para qualquer um que diga ter o mínimo interesse pela sétima arte, Tubarão se beneficia de uma excelente avaliação média do público de 4,3 estrelas de 5 no AdoroCinema.

Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity virou refeitório de um gigantesco tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia, o xerife local (Roy Scheider) pede ajuda a um ictiologista (Richard Dreyfuss) e a um pescador veterano (Robert Shaw) para caçar o animal. Mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

facebook Tweet
Links relacionados