Sessão da Tarde hoje (7 de maio de 2025): Com Dira Paes, o filme Pureza é baseado na poderosa história real de uma heroína brasileira
Ketlyn Ribeiro
Ketlyn Ribeiro
-Redatora
Apaixonada por cultura pop e com um grande acervo de curiosidades aleatórias na memoria, Ketlyn ama enaltecer produções nacionais.

Filme inspirado na vida de Pureza Lopes Loyola será exibido nesta quarta-feira na tela da Globo, logo após História de Amor.

No filme da Sessão da Tarde hoje (7 de maio de 2025), a TV Globo exibe uma produção brasileira arrebatadora, estrelada por Dira Paes! A partir das 15h25 (horário de Brasília) desta quarta-feira, fique ligado para não perder o longa Pureza (2022). Saiba mais a seguir!

Qual é a história de Pureza, filme da Sessão da Tarde na Globo hoje (07/05)?

No filme Pureza, acompanhamos a trajetória de Pureza (Dira Paes), uma mãe solo que vive com o filho, Abel (Matheus Abreu), em uma região pobre do Maranhão. Frustrado com a vida difícil que levam, o jovem decide sair da localidade em busca de trabalho em um famoso garimpo, com a promessa de dar uma vida melhor para a mãe.

Mas os meses passam, e Pureza não recebe nenhuma notícia do filho. É então que ela decide sair em sua busca – e, no meio do caminho, acaba descobrindo uma fazenda que opera com aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais, ou seja, uma forma de escravidão moderna.

Ainda à procura de Abel, Pureza consegue um emprego no local e testemunha de perto as condições brutais enfrentadas pelos trabalhadores, além do desmatamento ilegal da floresta. Agora, enfrentando um sistema violento e poderoso, ela terá que lutar com coragem e fé para reencontrar o filho – e se livrar do trabalho na fazenda.

Pureza e Dira Paes nas gravações do filme Divulgação/Downtown Filmes
Pureza e Dira Paes nas gravações do filme

Pureza é baseado em uma história real?

Sim, o filme Pureza é baseado na história real de Pureza Lopes Loyola, uma mãe que enfrentou fazendeiros poderosos para salvar o filho do trabalho análogo à escravidão. Por sua luta, recebeu o Prêmio Anti-Escravidão da sociedade britânica Anti-Slavery International, em 1997, além do Prêmio Herói do Relatório sobre Tráfico de Pessoas de 2023, nos EUA.

Conexão com a verdadeira Pureza

Para interpretar a personagem, Dira Paes teve contato direto com Dona Pureza. As duas se conheceram durante as filmagens do longa e viveram um momento especial juntas.

"Quando fui conhecer a Pureza em Bacabal, onde ela mora, no Maranhão, teve um encontro lindo que, ao longo do dia, os vizinhos descobriram que eu estava lá, começando a ir para casa dela para me ver. Foi aí que ela falou: ‘Você é famosa?’. Eu consegui ter um contato com essa Pureza que estava me tratando como uma pessoa normal”, contou a atriz ao AdoroCinema.

"Pureza é sobre uma mulher brasileira que muita gente conhece igual", diz Dira Paes sobre novo filme baseado em fatos reais (Entrevista)

Performance premiada

O filme que será exibido hoje na Sessão da Tarde conquistou reconhecimento dentro e fora do Brasil. Pureza foi indicado em três categorias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2023: Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Atriz – prêmio que foi vencido por Dira Paes por sua emocionante atuação no papel-título.

A performance de Dira como a corajosa Pureza também foi celebrada internacionalmente, rendendo prêmios em festivais como o Miami Brazilian Film Festival, o Festival Internacional de Cinema de Salento e o Seattle Latino Film Festival.

Pureza
Pureza
Data de lançamento 19 de maio de 2022 | 1h 41min
Criador(es): Renato Barbieri
Com Dira Paes, Flavio Bauraqui, Matheus Abreu
Usuários
4,1
Assistir em streaming

Quase duas décadas de trabalho

O diretor de Pureza, Renato Barbieri, revelou que trabalhou por 17 anos na produção do filme. Esse tempo foi dedicado a uma pesquisa intensa, que incluiu entrevistas com trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão, abolicionistas e conversas com a verdadeira Pureza Lopes Loyola.

facebook Tweet
Links relacionados