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    Oscar 2024: Todas as críticas do AdoroCinema para os indicados da premiação
    Júlia Barbosa
    Júlia Barbosa
    Criada no palco, sempre foi movida pela arte. Defensora ferrenha de Crepúsculo e Ricardo Darín, fala pelos cotovelos sobre as histórias que vemos nas telas e nos bastidores.

    Quatro indicados a Melhor Filme do Oscar 2024 ganharam a pontuação máxima.

    Toda cerimônia do Oscar rende as famosas “zebras”, aqueles resultados que ninguém esperava. Porém, um bom termômetro para apostar no bolão é prestar atenção nos resultados de outras premiações como Globo de Ouro, SAG Awards e BAFTA. Outra estratégia é avaliar os principais consensos - e divergências - da crítica especializada.

    A redação do AdoroCinema está acompanhando os títulos cotados para o prêmio mais importante do cinema desde o início do circuito de festivais e durante a “Award Season”, e demos nossas opiniões e análises técnicas. Nesta matéria, você pode conferir todas as nossas críticas para os indicados ao Oscar 2024, incluindo os concorrentes a Melhor Filme e outras categorias importantes como Melhor Filme de Animação e Melhor Filme Internacional.

    Oppenheimer - 4,5/5 por Aline Pereira

    Oppenheimer, de Christopher Nolan, é o líder de indicações desta edição, participando de treze categorias.

    “Durante suas três horas de duração e uma avalanche de diálogos nem sempre fáceis de entender, a produção também nos leva a uma questão crucial: quem é o responsável pela tragédia? Quem dá uma resposta (cheia de margem para questionamentos) é o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman (Gary Oldman) em cena com o cientista: ‘ninguém se importa com quem criou a bomba, só com quem mandou jogar’. O sangue está nas mãos de quem? Talvez seja este o legado de Oppenheimer – do homem e do filme”. Confira a crítica completa de Oppenheimer por Aline Pereira.

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    Barbie - 5/5 por Katiúscia Vianna

    Barbie foi indicado a oito categorias e causou polêmica por Greta Gerwig e Margot Robbie terem sido deixadas de fora da competição pelas estatuetas de Melhor Diretor e Melhor Atriz, respectivamente.

    Warner Bros.

    “Sim, Barbie é um filme feminista. QUE CHOQUE! Mas não é só isso: é engraçado, criativo, emocionante e cheio de visuais belíssimos. Não tente rotular numa caixa apenas. E, mesmo se fosse, já estamos cansadas de ouvir frases como ‘isso é mimimi’, ou ‘é lacração’. Por que as mulheres precisam pedir permissão ou se esgoelar para ter um minuto de atenção? Então, se os homens podem ter uma franquia inteira sobre carros velozes e furiosos, eu aceitaria uma franquia da Barbie”. Confira a crítica completa de Barbie por Katiúscia Vianna.

    Pobres Criaturas - 5/5 por Bruno Botelho

    Protagonizado e produzido por Emma Stone, o excêntrico e impactante Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos, está em onze categorias.

    “Pobres Criaturas é uma verdadeira odisseia deslumbrante e excêntrica de Yorgos Lanthimos, uma ambiciosa criação de mundo distópico e surrealista que funciona perfeitamente dentro da narrativa para refletir as experiências de Bella Baxter ao longo de 2 horas e 21 minutos”. Confira a crítica completa de Pobres Criaturas por Bruno Botelho.

    Anatomia de Uma Queda - 4,5/5 por Bruno Botelho

    O vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Anatomia de Uma Queda, de Justine Triet, concorre a cinco Oscars.

    “Como provar algo sem evidências irrefutáveis? Essa é a chave da trama, onde não temos uma verdade definitiva ou resposta pronta, mas uma apresentação de diferentes versões. A diretora Justine Triet sabe trabalhar muito bem com as incertezas para prender o público e causar uma agonia constante em busca de respostas. Por isso, somos colocados praticamente como um membro do júri colhendo as informações”. Confira a crítica completa de Anatomia de Uma Queda por Bruno Botelho.

    Vidas Passadas - 4,5/5 por Katiúscia Vianna

    Indicado a duas categorias, Melhor Filme e Melhor Roteiro Original, Vidas Passadas é o longa de estreia de Celine Song.

    A24

    “Vidas Passadas foge dos exageros do conceito “amores antigos que se reencontram após anos”. Não é uma visão romantizada, mas ainda traz uma ternura agridoce sobre a história de Nora e Hae Sung. Existem motivos importantes para suas separações, mas sempre houve aquela pulga atrás da orelha sobre o que teria acontecido se algum passo tivesse sido diferente”. Confira a crítica completa de Vidas Passadas por Katiúscia Vianna.

    Ficção Americana - 4/5 por Diego Souza

    Baseado no livro homônimo de Percival Everett, Ficção Americana concorre a cinco Oscars, incluindo Melhor Filme.

    “Uma sátira desde o seu primeiro segundo, Ficção Americana é uma daqueles filmes multigênero que tem a metalinguagem em sua essência. Nem sempre de maneira óbvia, mas com cartas abertas ao público - principalmente em seus momentos finais. Cord Jefferson, roteirista veterano que faz sua estreia na direção com o longa, utiliza algumas facetas interessantes de seu antigo e novo ofício, a escrita e a direção, para criar espaços de possibilidades dentro da história, enquanto reflete com humor personagens da vida real”. Confira a crítica completa de Ficção Americana por Diego Souza.

    Zona de Interesse - 5/5 por Bruno Botelho

    Zona de Interesse, de Jonathan Glazer, concorre tanto a Melhor Filme quanto a Melhor Filme Estrangeiro, entre suas cinco indicações.

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    “Zona de Interesse não precisa entrar no campo de concentração para que as atrocidades cometidas pelos nazistas sejam sentidas. O roteiro de Jonathan Glazer está interessado em mostrar como o Holocausto foi normalizado por essas pessoas, mantendo suas vidas confortavelmente e se preocupando com seus problemas banais, enquanto do outro lado do muro um genocídio está sendo praticado – sem que elas se sintam abaladas ou afetadas. Na verdade, é um drama familiar onde a vida perfeita deles naquele lugar (com um belíssimo jardim) só pode ser afetada quando o comandante Rudolf Höss precisa voltar para Berlim”. Confira a crítica completa de Zona de Interesse por Bruno Botelho.

    Os Rejeitados - 4,5/5 por Bruno Botelho

    Os Rejeitados, de Alexander Payne, acumula cinco indicações e é favorito na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante para Da’Vine Joy-Randolph.

    Focus Features

    “Alexander Payne sabe aproveitar muito bem comicamente o conflito entre as diferentes personalidades dos protagonistas, assim como a situação inusitada de convivência que eles estão inseridos. Mas, ao mesmo tempo, o filme nunca deixa de abordar as dores que esses personagens estão passando, focando totalmente nas relações humanas e problemas da vida”. Confira a crítica completa de Os Rejeitados por Bruno Botelho.

    Assassinos da Lua das Flores - 5/5 por Bruno Botelho

    Dirigido e roteirizado por Martin Scorsese, Assassinos da Lua das Flores concorre a 11 estatuetas.

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    “As 3 horas e 26 minutos de duração de Assassinos da Lua das Flores podem assustar, mas não são nem um pouco arrastadas. Muito disso se deve ao clima de conspiração e tensão constante que prendem do início ao fim, graças também à montagem de Thelma Schoonmaker, assim como o clima épico da narrativa evidenciado pela fotografia deslumbrante de Rodrigo Prieto e a trilha sonora de Robbie Robertson”. Confira a crítica completa de Assassinos da Lua das Flores por Bruno Botelho.

    Maestro - 3,5/5 por Bruno Botelho

    Maestro, cinebiografia de Leonard Bernstein dirigida e protagonizada por Bradley Cooper, está indicado a sete categorias.

    “Cinebiografias não são nenhuma novidade em Hollywood, mas Maestro de Bradley Cooper traz uma abordagem menos padrão para a história de vida e carreira de Leonard Bernstein, funcionando como crônicas, voltadas mais para seu relacionamento de décadas com Felicia Montealegre. Por isso, é importante deixar claro que Maestro não está interessado em esmiuçar a biografia de Leonard Bernstein em detalhes para quem não o conhece – o que pode deixar muita gente perdida”. Confira a crítica completa de Assassinos da Lua das Flores por Bruno Botelho.

    O Menino e a Garça - 4/5 por Diego Souza

    De Hayao Miyazaki, O Menino e a Garça é o produzido pelo Studio Ghibli e é o principal concorrente ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

    Studio Ghibli

    “O Menino e a Garça pode ser um dos filmes mais densos da filmografia de Hayao Miyazaki. Embora seu antecessor, Vidas ao Vento, também tenha a seriedade como guia, existe uma mistura de gêneros que torna o novo projeto mais complexo que os demais, porém tão provocativo quanto muitas histórias do passado”. Confira a crítica completa de O Menino e a Garça por Diego Souza.

    A Sociedade da Neve - 4/5 por Diego Souza

    Baseado na tragédia do voo 571 da Força Aérea Uruguaia, A Sociedade da Neve, de Juan Antonio Bayona, é o representante da Espanha na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

    “Assim como outros filmes de tragédia, principalmente aqueles que se pautam na realidade, A Sociedade da Neve convida o público a se colocar, mais de uma vez, no papel daqueles personagens. Previsto para chegar ao catálogo da Netflix nos primeiros dias de 2024, este projeto será o ponto de partida para muitas pessoas tentarem reencontrar seus ‘pontos primordiais’ da vida. Não que as pessoas precisem esperar uma tragédia para viver, mas o cinema é naturalmente fonte de emoção e pode, com certa frequência, contribuir para mudanças na vida de quem assiste. Confira a crítica completa de A Sociedade da Neve por Diego Souza.

    Homem-Aranha: Através do Aranhaverso - 4,5/5 por Bruno Botelho

    Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, da Sony Pictures, está indicado a Melhor Filme de Animação.

    Sony Pictures

    “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é mais ambicioso que o primeiro filme, explorando as infinitas possibilidades do Aranhaverso com diferentes realidades, estilos de animação e inúmeras novas versões do personagem. Com isso, a sequência proporciona uma viagem empolgante e rica visualmente pelo multiverso, que parece ter saído diretamente dos quadrinhos da Marvel. Mas no final das contas, chama a atenção o cuidado que os envolvidos têm em trabalhar o amadurecimento de Miles Morales, seus relacionamentos e conflitos como um Homem-Aranha que precisa lutar entre enfrentar seu destino ou criar sua própria história”. Confira a crítica completa de Homem Aranha: Através do Aranhaverso por Bruno Botelho.

    Segredos de Um Escândalo - 4/5 por Katiúscia Vianna

    Segredos de Um Escândalo, protagonizado por Nicole Kidman, Natalie Portman e Charles Melton, está indicado a Melhor Roteiro Original.

    “Existem coisas nada sutis em Segredos de um Escândalo. Seja um determinado close de câmera típico de momento chocante em novela ou até mesmo uma pouco elaborada metáfora com uma borboleta cuidada por Joe. O que, normalmente, me irritaria muito. Mas aqui essa artificialidade faz sentido. Afinal, as duas protagonistas desse filme estão interpretando seus respectivos papeis. Elizabeth usa a arte para tentar se transformar em outra pessoa, enquanto Gracie controla uma bolha artificial que pode explodir a qualquer momento”. Confira a crítica completa de Segredos de Um Escândalo por Katiúscia Vianna.

    Napoleão - 3,5/5 por Rafael Felizardo

    Napoleão, de Ridley Scott e estrelado por Joaquin Phoenix, está indicado a três categorias: Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Visuais.

    “Vale colocar que se você procura um épico sobre grandes batalhas e mortes icônicas, este filme talvez não seja para você. Em suas duas horas e meia de tela (que com um ritmo corrido passam em um piscar de olhos), Napoleão até adentra os famosos conflitos vividos pelo general francês; apenas para apostar em tomadas visualmente bonitas que mais focam no lado dramático/poético dos duelos do que em qualquer outra coisa”. Confira a crítica completa de Napoleão por Rafael Felizardo.

    Oppenheimer
    Oppenheimer
    Data de lançamento 20 de julho de 2023 | 3h 01min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
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