Minha conta
    Barbie ou Oppenheimer, quem se deu melhor no Globo de Ouro 2024?
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Fenômeno apelidado de "Barbieheimer" foi responsável por movimentar a indústria cinematográfica em 2023 de maneira singular.

    A temporada de premiações começou com tudo. Na noite deste domingo, na Califórnia, Estados Unidos, a cerimônia do Globo de Ouro 2024 foi realizada. Após um período prolífico para a indústria hollywoodiana, chegou, enfim, o primeiro grande embate televisionado do fenômeno Barbieheimer.

    Em primeiro lugar, é possível dizer que Barbie estava na frente de Oppenheimer nas oportunidades de conquistar uma estatueta: foram 9 indicações para o filme de Margot Robbie contra as 8 nomeações do projeto mais audacioso de Christopher Nolan. Todavia, é preciso citar que eles não estavam competindo apenas entre si nas categorias principais, de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Comédia/Musical.

    Warner Bros. / Universal Pictures
    "Salvaram os nossos empregos": Meryl Streep coloca Barbie em um pedestal após filme ter sido um dos maiores sucessos de 2023

    Além disso, a disputa entre os projetos figurou apenas um aspecto da premiação toda, já que eles também estavam na corrida ao lado de sucessos como Maestro, Pobres Criaturas, Assassinos da Lua das Flores e Vidas Passadas. Os filmes de Cillian Murphy e Ryan Gosling estavam juntos apenas nas seguintes categorias: Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Realização Cinematográfica e em Bilheteria - esta última tendo a sua estreia no evento de hoje.

    Colocados tais pontos na mesa, pode-se dizer que o grande vencedor da noite entre os dois, em termos gerais, foi Oppenheimer. Foram 5 vitórias para a cinebiografia do pai das bombas atômicas diante de 2 prêmios para Greta Gerwig. Nas categorias que de fato competiam entre si, os números são esses: 1 para Barbie e 2 para Oppenheimer.

    Oppenheimer em 3º lugar: Estas foram as 10 maiores bilheterias no cinema em 2023

    Abaixo, confira os prêmios de cada filme:

    Barbie: Melhor Canção Original e Melhor Realização Cinematográfica e em Bilheteria.

    Oppenheimer: Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora, Melhor Diretor, Melhor Ator de Filme de Drama e Melhor Filme de Drama.

    Deixando de lado os aspectos mais competitivos, é interessante sempre pensar que, ao fim, os dois são vencedores pelo reconhecimento e por movimentar a indústria cinematográfica em 2023 de maneira singular. E, é claro, podemos dizer que o público também ganha, pois são duas histórias potentes para quem adora cinema. No mais: este é apenas o começo da temporada de premiações rumo a maior festa de Hollywood, o Oscar 2024.

    Oppenheimer
    Oppenheimer
    Data de lançamento 20 de julho de 2023 | 3h 01min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    Enquanto Barbie está disponível no catálogo da HBO Max, Oppenheimer pode ser assistido por compra ou aluguel digital.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top