Minha conta
    Nem mesmo 2 mil espectadores viram o filme no cinema — agora você pode assistir a essa joia esnobada no streaming
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Menos 2 mil espectadores assistiram ao drama indie Desventuras da Vida Adulta no cinema no ano passado. Uma pena, pois o filme foi um dos mais emocionantes do ano cinematográfico.

    Alguns filmes não são bem-sucedidos nas bilheterias e desaparecem dos cinemas num piscar de olhos. Alguns nem chegam a ter exibições no Brasil, a não ser que estejam concorrendo a alguma premiação relevante.

    Esse foi o caso, por exemplo, do drama indie extremamente charmoso Desventuras da Vida Adulta, no qual Michael Cera (Arrested Development), Sophia Lillis (Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes) e Hannah Gross (Coringa) interpretam um trio de irmãos separados que se reencontram depois de anos.

    O filme estreou no festival de Berlim de 2023 e, como reporta o site alemão FILMSTARTS, apenas 1.956 ingressos foram vendidos para o filme na Alemanha. Um número chocantemente baixo e completamente injusto. No Brasil, no entanto, o filme chegou direto no streaming, e você pode conferir por conta própria com uma assinatura Prime Video ou Telecine.

    Universal Pictures Content Group/Variance Films

    Qual a história de Desventuras da Vida Adulta?

    Eric (Michael Cera) provavelmente nem sabe exatamente por que está visitando sua cidade natal. A visita a um velho amigo que acabou de se tornar pai parece mais um encontro educado e obrigatório, e o reencontro com suas irmãs Rachel (Hannah Gross) e Maggie (Sophia Lillis) também é desagradavelmente distante. No entanto, algo parece estar mantendo o rapaz na cidade, pois ele continua adiando seu voo.

    Afinal, será que ele está tentando se reconectar com suas irmãs? A princípio, não parece, porque Eric evita ao máximo passar tempo com elas. Ele prefere passar as noites com um conhecido dos tempos de escola, a quem Eric convence a ressuscitar seu antigo grupo de pôquer em que as apostas ficam mais altas a cada rodada. Ao mesmo tempo, os irmãos se aproximam, desenterram costumes da infância e trazem à tona verdades tristes.

    A beleza dos dias passados

    Desventuras da Vida Adulta é um filme incrivelmente melancólico sobre memórias de infância. Os irmãos Eric, Rachel e Maggie, outrora inseparáveis, tornaram-se estranhos, cujas decisões de vida e disputas não resolvidas criaram fendas profundas em seu relacionamento.

    A inocência das peculiaridades da infância se transformou em características quase insuportáveis e autodestrutivas. E, no entanto, todos os personagens têm um desejo incondicional de deixar que a beleza, a leveza e a alegria da infância floresçam novamente, mesmo que apenas por um momento fugaz.

    Universal Pictures Content Group/Variance Films

    O diretor e roteirista Dustin Guy Defa revela um sentimento maravilhoso por seus personagens e uma profunda compreensão da dinâmica idiossincrática entre irmãos. As interações entre Eric, Rachel e Maggie, que cada vez mais se refugiam em seus alter-egos de infância Moopie-Moopie, Wug-Wug e Charles para se comunicarem entre si, fazem você estremecer (positivamente) de vergonha alheia às vezes, mas ainda assim parecem muito naturais.

    É como uma velha piada interna da qual o público e até mesmo os protagonistas têm apenas uma compreensão rudimentar e, ao mesmo tempo, revela uma intimidade muito vulnerável.

    Muito pode ser lido nas entrelinhas

    Em última análise, o relacionamento dos irmãos nunca é revelado com toda a clareza. E, no entanto, muitos problemas e pontos de discórdia podem ser lidos nas entrelinhas: Trata-se de expectativas não atendidas, rejeição, solidão, egoísmo e também da morte da mãe, que faleceu cinco anos antes e que era o último ponto de ancoragem comum no relacionamento dos irmãos.

    Felizmente, Desventuras da Vida Adulta não se transforma em um filme com lição de moral. Em vez disso, ele nos incentiva a lembrar e fala de personagens quebrados e complexos que perderam algo durante a transição da infância para a vida adulta. E, sinceramente, quem não se identifica com isso, pelo menos em parte?

    Desventuras da Vida Adulta
    Desventuras da Vida Adulta
    Data de lançamento 16 de fevereiro de 2024 | 1h 31min
    Criador(es): Dustin Guy Defa
    Com Michael Cera, Hannah Gross, Sophia Lillis
    Usuários
    2,7
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top